MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência
Permanent URI for this community
Browse
Browsing MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência by Author "Assis, Willian Christian de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
Item Os filmes como material de aprendizagem tangencial de Matemática.(2021) Assis, Willian Christian de; Viana, Marger da Conceição Ventura; Viana, Marger da Conceição Ventura; Gazire, Eliane Scheid; Deodato, André AugustoRecentemente tem sido investigado em pesquisas acadêmicas um tipo de aprendizagem que pode ocorrer em ambientes de jogos digitais. É a aprendizagem tangencial, surgida da gamificação. Segundo alguns estudos, ela pode ocorrer como resultado da motivação. Entretanto, certos pesquisadores defendem que a aprendizagem tangencial pode ocorrer com outras mídias, como os filmes. Estes têm sido considerados uma possibilidade de atrair os alunos e motivar a aprendizagem, além de auxiliar na autoconstrução de conceitos e no desenvolvimento e na socialização de conhecimentos. Lembra-se que alguns trabalhos citam a aprendizagem tangencial em filmes, porém não em conteúdos disciplinares de Matemática. Assim, a escassez de pesquisas sobre aprendizagem tangencial da Matemática em filmes levou ao desenvolvimento do presente estudo, cujo objetivo é desvelar a possibilidade de filmes comerciais provocarem aprendizagem tangencial de conteúdos matemáticos disciplinares. Trata-se, pois, de uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática, uma vez que investigações em Educação Matemática mostram ser necessário rever as práticas educativas e/ou as relações no ato de ensinar. Esta pesquisa tem caráter exploratório, pois se baseia em fundamentação teórica, em entrevistas com pesquisadores e em experiências destes. São temas e objetivos das entrevistas: aprendizagem tangencial, motivação, uso de filmes. Uso de filmes na sala de aula e aprendizagem tangencial. Como se trata de uma dissertação do Mestrado Profissional, deste estudo resultou um pequeno livro dirigido principalmente a professores, que apresenta conceito de aprendizagem tangencial, condições para um filme provocar aprendizagem tangencial de conteúdos matemáticos e indicação de filmes que podem utilizados em sala de aula com vistas à aprendizagem tangencial.