DEETE - Artigos publicados em periódicos
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Browsing DEETE - Artigos publicados em periódicos by Author "Branco, Juliana Cordeiro Soares"
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Item Políticas públicas e formação docente a distância no Brasil.(2019) Branco, Juliana Cordeiro Soares; Neves, Inajara de Salles Viana; Fidalgo, Fernando Selmar RochaAnálises das políticas públicas demonstram que há um histórico de cursos de formação de professores a distância no Brasil, por iniciativa do poder público e por meio de programas governamentais. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa sobre formação de professores a distância, no Brasil, por meio de iniciativa pública. A pesquisa buscou conhecer políticas de formação docente e implementação de programas governamentais de educação a distância. Compreendeu estudo exploratório e descritivo, fazendo uso de análise documental e bibliográfica. Foram evidenciados modelos distintos desses programas e em nível médio e superior. Este texto pretende apresentar alguns desses programas e discutir sobre a formação docente pública e a distância. Juntamente com a discussão das resoluções nº 1 de 02 de fevereiro de 2016, da Câmara de Educação Básica e nº 1 de 11 de março de 2016, da Câmara de Educação Superior, ambas do Conselho Nacional de Educação.Item Tecnologias e a educação à distância no ensino superior.(2019) Fidalgo, Fernando Selmar Rocha; Neves, Inajara de Salles Viana; Branco, Juliana Cordeiro SoaresItem Trabalho docente em tempos de COVID-19 : EaD e educação remota emergencial.(2020) Branco, Juliana Cordeiro Soares; Neves, Inajara de Salles VianaEste trabalho discute sobre o trabalho docente tendo como pano de fundo a Pandemia instaurada pelo novo Coronavírus – COVID-19. Para isso analisa documentos legais acerca da Educação a Distância no Brasil, o desenvolvimento tecnológico, as condições de trabalho e a formação docente. A metodologia se baseia em pesquisa bibliográfica e documental apresentando resultados acerca de medidas emergenciais na área da educação, como por exemplo a Educação Remota Emergencial diante do problema em pauta. Os resultados da pesquisa realizada reafirmam que uma Educação de qualidade necessita de planejamento, investimento formação adequada e equidade de acesso aos meios junto ao público atendido.