DEETE - Artigos publicados em periódicos
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Browsing DEETE - Artigos publicados em periódicos by Author "Corrêa, Hércules Tolêdo"
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Item Acervos de bibliotecas escolares e formação de pequenos leitores.(2016) Corrêa, Hércules Tolêdo; Feba, Berta Lúcia Tagliari; Souza, Renata Junqueira deApresentar e analisar informações referentes ao acervo das bibliotecas escolares de 68 dados quantitativos e qualitativos obtidos com a realização da pesquisa “Literatura e primeira infância: dois municípios em cena e o PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola) na formação de crianças leitoras”. A investigação revela que as atividades para formar os leitores são esparsas, e que não favorecem o manuseio do livro como objeto cultural. Ademais, os responsáveis pelas bibliotecas não conhecem os acervos recebidos, não se veem como mediadores de leitura e não consideram a biblioteca um espaço para aproximar livros e crianças.Item Alfabetizar letrando : uma experiência de sucesso por meio dos textos literários.(2016) Corrêa, Hércules Tolêdo; Magalhães, Rosângela MárciaUma das grandes preocupações que surge a partir da implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos diz respeito aos processos de alfabetização e letramento. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar e ampliar o diálogo sobre o que muda efetivamente na prática pedagógica e na sala de aula quando se passa a falar em “alfabetizar letrando”. Nossos referenciais teóricos basearam-se nos estudos sobre alfabetização e letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área. Também nos fundamentamos nos estudos consecutivos ao desenvolvimento das diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário. A presente investigação é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se o estudo de caso como procedimento e foi realizada em uma escola pública do município de Ouro Preto - MG. Metodologicamente, este estudo desenvolveu-se por meio da observação da sala de aula de uma turma de seis anos e de entrevistas semiestruturadas realizadas com a professora participante, seis pais e seis alunos da turma pesquisada. Analisamos alguns projetos de trabalho com a literatura, dentre eles a “Semana na Biblioteca”, desenvolvidos com os alunos da turma pesquisada, que possuem como objetivo principal incentivar a leitura literária, proporcionando às crianças a vivência de situações de letramentos por meio da abordagem de diferentes manifestações. Os resultados apontam para práticas situadas de letramento literário que consistem o eixo do alfabetizar letrando na turma observada, formando uma comunidade de leitores ativos e autônomos, a partir de uma “escolarização adequada” da literatura.Item As boas influências : Pedagogia dos Multiletramentos, Paulo Freire e BNCC.(2021) Coscarelli, Carla Viana; Corrêa, Hércules TolêdoEste breve ensaio tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre as influências positivas do pensamento de Paulo Freire no manifesto Pedagogia dos Multiletramentos (NLG, 1996) que, por sua vez, tem fortes imbricações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pergunta que orienta toda nossa reflexão é por que não fizemos antes, nem ainda, essa ponte direta com Freire? Deixamos para o leitor inferir a(s) resposta(s) a partir da leitura do mundo e da palavra, conforme nos ensina Paulo Freire.Item Formação de leitores no âmbito do projeto de extensão carro-biblioteca da UFOP.(2021) Corrêa, Hércules Tolêdo; Mattos, Elton Ferreira deEste artigo tem como objetivo geral analisar as ações do Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP para a formação de leitores, especialmente a formação de leitores literários. Os objetivos específicos do trabalho são: identificar as práticas de letramento literário ocorridas no âmbito do trabalho do Projeto Carro-Biblioteca; analisar as contribuições do projeto para a formação de leitores, mais especificamente de leitores literários. A investigação fundamenta-se em estudos sobre o letramento, letramento literário e mediação de leitura. Como metodologia de pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa por meio da pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Assinalamos as práticas de letramento literário e as metodologias aplicadas em cada evento realizado, tais como a contação de histórias; os jogos e brincadeiras e as rodas de leitura. Após análise do conteúdo dos dados coletados, ratificamos a importância do Projeto na formação de leitores, especificamente leitores literários, ao comparecer nas comunidades, propondo atividades literárias e disponibilizando livros. Identificamos, ainda, de forma mais sistemática, como ocorre essa colaboração universidade- comunidade.Item Letramento literário dentro e fora da escola : a recepção de O olho de vidro do meu avô, de Bartolomeu Campos de Queirós.(2022) Corrêa, Hércules Tolêdo; Magalhães, Rosângela MárciaEste artigo apresenta reflexões sobre o letramento literário a partir da recepção da obra O olho de vidro do meu avô, de Bartolomeu Campos de Queirós (2004), por meio da análise de depoimentos de leitores comuns (a literatura no cotidiano dos indivíduos) – e de trechos de artigos científicos sobre a obra (a literatura no campo acadêmico). Apresentamos também uma sequência didática desenvolvida com alunos do 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Itabirito, interior de Minas Gerais, a partir da recepção do livro. Para a realização da prática pedagógica, usamos a proposta sugerida e experienciada por Rildo Cosson (2012) para o letramento literário, denominada pelo pesquisador como sequência básica, composta por quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Dessa forma, procuramos compreender a literatura, a leitura literária e o letramento literário na vida social e na escola, pois cabe a essa instituição proporcionar aos alunos experiências que desenvolvam essa competência para o letramento literário, a se perpetuar pela vida adulta. O principal objetivo desse processo no contexto escolar é formar um leitor que aprecie significações estéticas, capaz de se inserir em uma comunidade que faça suas próprias escolhas literárias, que saiba manipular seus instrumentos culturais e possa construir com eles um sentido para si e para o mundo em que vive. Dessa forma, é necessário reconhecer a importância de atividades que abarquem diferentes tipos de materiais escritos, mas que não sejam negligenciados os textos literários, multiplicando, dessa forma, os espaços de leitura e constituindo comunidades de leitores na escola e fora dela.Item Literatura e alfabetização : impasses e possibilidades.(2015) Paiva, Aparecida; Corrêa, Hércules TolêdoO objetivo deste artigo é descrever e analisar algumas implicações para a produção literária para a criança no contexto da atual política de alfabetização “na idade certa”. Para tanto, procuramos contextualizar, ainda que rapidamente, as políticas públicas de incentivo à leitura para, em seguida, mostrar como se dá o processo dos programas de aquisição de livros do PNBE e do PNLD/PNAIC. Esse corpus é resultado da primeira seleção específica para essa política e é possível reconhecer nele um potencial de generalização para as discussões e problematizações que se quer travar aqui. Nosso fecho para este texto anuncia desdobramentos possíveis para o tratamento da temática abordada.Item A literatura em exposição : Alphonsus de Guimaraens : poeta do luar.(2022) Corrêa, Hércules Tolêdo; Santos, Ana Cláudia RôlaEste artigo tem como objetivo apresentar a literatura como objeto museoló- gico, a partir do estudo da exposição de longa duração Alphonsus de Guimaraens: po- eta do luar, do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens. A análise se fundamenta em pressupostos da Pedagogia dos Multiletramentos e em conceitos bakhtinianos. A pala- vra multiletramentos faz referência à multiplicidade de linguagens, à diversidade de culturas e aos usos das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem no mundo contemporâneo. Assim, intentamos apresentar as diferentes salas que compõem a exposição, procurando demonstrar como visitantes de um museu, de diferentes faixas etárias, condições sociais e níveis de escolaridade podem se sentir pertencentes a esse espaço, considerado de prestígio cultural e do qual é muitas vezes excluída grande par- te da população brasileira. Conforme comentários feitos pelos visitantes, identificamos de que maneira a produção literária alphonsina, bem como o acervo pessoal e familiar do escritor, foram significativos nas experiências de leitura multimodal dos sujeitos, colaborando para seus multiletramentos.Item Livro-objeto, livro-brinquedo e livro de artista : uma leitura de Se eu abrir esta porta agora...(2022) Corrêa, Hércules TolêdoEste artigo tem por objetivo discutir algumas questões relativas à caracterização do livro como “objeto”, “brinquedo” e “de artista”, valendo-se fundamentalmente da obra Se eu abrir esta porta agora..., de Alexandre Rampazo. Para análise da publicação, ancoramo-nos em estudos sobre a materialidade do livro para crianças. Procuramos, ainda, discutir potencialidades pedagógicas da obra. O trabalho se insere num projeto de pesquisa mais amplo, intitulado “Literatura e Visualidade: a importância do projeto gráfico em livros premiados para crianças na contemporaneidade”, cujo objetivo geral é analisar a importância do projeto gráfico na leitura e na mediação de leitura, evidenciando a materialidade do livro.Item Livros para crianças ilustrados e premiados : uma experiência de leitura em biblioteca escolar.(2020) Corrêa, Hércules Tolêdo; Gonçalves, Daniela de Carvalho PenaO presente estudo visa refletir sobre elementos textuais e gráficos presentes em três livros de literatura infantil premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), na categoria Criança, no ano de 2018 (produção 2017). Pretende-se, como foco principal, analisar a apropriação estética dessas obras literárias por um grupo de crianças inseridas em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal do interior de Minas Gerais. O aporte teórico pauta-se nos estudos da imagem em livros infantis (HUNT, 2010; LINDEN, 2011 e RAMOS, 2013) e do letramento literário (COSSON e PAULINO, 2009; CORRÊA, 2016 e COSSON, 2017), dentre outros. Para o trabalho de campo, utilizamos como base a dinâmica do Círculo de Leitura (COSSON, 2017) com vistas a observar e dialogar com os sujeitos sobre a produção de sentidos em práticas de leitura mediada. As análises dos dados evidenciaram a relevância da articulação criativa e eficiente entre as linguagens escrita e visual, que ampliam as possibilidades de leitura e fomentam o interesse do leitor. A investigação também revela que as crianças foram desafiadas, transitaram pelas camadas de signos dispostas nas páginas, compartilharam sentidos, estabeleceram estratégias de leitura frente ao texto e apresentaram em suas falas detalhes relevantes que se abrem para outras possibilidades de leitura da produção para elas destinadas.Item A materialidade do livro ciganos e propostas de leituras.(2021) Corrêa, Hércules TolêdoEste artigo tem como objetivo analisar a materialidade do livro Ciganos, autoria de Bartolomeu Campos de Queirós e projeto gráfico de Paulo Bernardo Vaz, editado pela Miguilim em 1997 (10a edição). Parte-se da conscientização da autoria múltipla deste tipo de publicação, valorizando-se mediadores da produção dos livros, tais como ilustradores, designers, editores, dentre outros. Apresentamos a obra como objeto multimodal de qualidade, legitimada pela crítica por meio de prêmios e com classificação explícita em ficha catalográfica como literatura infanto-juvenil. Fundamentamos esta análise e a proposta pedagógica dela decorrente na Pedagogia dos Multiletramentos (COPE e KALANTZIS, 2000), além de outros estudiosos da área. Para a interpretação dos elementos da cultura cigana apresentados nas imagens da edição, buscamos a mesma fonte informada pelo designer, ou seja, o livro Tradições ocultas dos ciganos (DERLON, 1975).Item Memórias na sala de aula : análise de uma prática pedagógica na perspectiva do letramento literário.(2017) Almeida, Ana Caroline de; Corrêa, Hércules TolêdoO artigo tem por objetivo apresentar e analisar um trabalho de letramento literário, de leitura e produção textual, realizado com alunos do 3° ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual da cidade de São João del Rei, em Minas Gerais. Subsidiaram teoricamente a pesquisa estudos sobre a leitura e o letramento literários desenvolvidos nas últimas décadas, bem como sobre a produção textual na escola. A prática analisada mostra que foi feito um trabalho produtivo e eficaz com o livro de relatos de memória Histórias de avô e avó, de Arthur Nestrovski, mas que poderia ter avançado mais caso não houvesse certas limitações de formação e circunstâncias do trabalho docente.Item (Multi)letramento(s) e identidade : análise de cartazes produzidos no âmbito do grupo de hip-hop “a rede” em Ouro Preto – MG.(2015) Corrêa, Hércules TolêdoEste artigo tem por objetivo apresentar uma análise linguístico-discursiva de cartazes multimodais produzidos no âmbito do grupo de hip-hop “A rede”, de Ouro Preto – MG. Apoiamo-nos nos estudos sobre os letramentos (os chamados Novos Letramentos e os multiletramentos), principalmente no âmbito dos estudos linguísticos e da educação. A análise partiu de uma coleta de dados realizada por meio da observação participante e entrevistas, de abordagem etnográfica. Os resultados demonstram que os participantes do grupo “A rede” produzem textos multimodais eficientes em seus objetivos e que demarcam seus lugares sociais com a ressignificação de suas identidades. Essas práticas sociais multiletradas espontâneas e engajadas não são, muitas vezes, reconhecidas e valorizadas pela escola.Item Multiletramentos e usos das tecnologias digitais da informação e comunicação com alunos de cursos técnicos.(2016) Corrêa, Hércules Tolêdo; Dias, Daniela RodriguesEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com professores e alunos de dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, inseridos no contexto da disciplina de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Ouro Preto. A pesquisa buscou identificar os usos pedagógicos dessas tecnologias digitais em sala de aula; os usos no cotidiano dos alunos, dentro e fora da escola, bem como contribuir para a utilização das TDIC de forma integrada ao conteúdo curricular. Fundamentamos-nos teoricamente nos estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas dos letramentos, multiletramentos e das TDIC. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que utilizou o estudo de caso e a pesquisa-intervenção como procedimentos metodológicos. Os dados coletados evidenciam que as TDIC, com forte presença no cotidiano dos alunos, têm sido pouco exploradas dentro da sala de aula, apesar de os alunos acreditarem na sua contribuição para o ensino-aprendizagem das diferentes disciplinas. Os dados coletados também apontam para a importância do desenvolvimento dos multiletramentos e usos das TDIC por meio de projetos integrados com o conteúdo curricular, proporcionando aos professores formas efetivas de trabalhar conteúdos relevantes e aos alunos o desenvolvimento da autonomia e da criatividade, com trabalhos em equipe, pesquisas e seleções de informações.Item Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG.(2018) Corrêa, Hércules Tolêdo; Castro, Marcelo deEsta pesquisa tem como objetivo caracterizar e analisar como uma professora de Língua Portuguesa explora a leitura e a escrita de gêneros discursivos multimodais, em eventos de letramento, com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a fim de revelar e discutir possibilidades que emergem de práticas desta natureza em prol dos multiletramentos. Do ponto de vista metodológico, a prática de uma educadora, em três turmas de uma escola pública de Ouro Preto (Minas Gerais), foi acompanhada durante seis meses, compreendidos nos anos de 2015 e 2016, nos quais os alunos, para quem ela lecionou, cursaram, respectivamente, o 8º e o 9º anos do Ensino Fundamental. A partir de instrumentos de coleta de dados de natureza qualitativa, como a observação participante, os registros no caderno de campo e as gravações em áudio, foram selecionados e caracterizados eventos de letramento a partir dos quais foi possível analisar possibilidades com relação à mediação docente de práticas de leitura e de escrita com gêneros discursivos multimodais. Dessa forma, os dados coletados permitiram discutir: i. as concepções subjacentes à prática pedagógica da educadora; ii. os recursos didático-pedagógicos utilizados em sala de aula; iii. a abordagem e as estratégias discursivas empregadas pela professora. Além disso, os resultados apontaram os êxitos das práticas investigadas, assim como reforçaram a centralidade da prática docente relativa aos multiletramentos no referido componente curricular.Item Multiletramentos em contexto multicultural e multilinguistico : experiências em Toronto - Canadá.(2020) Corrêa, Hércules TolêdoEste artigo, de abordagem autoetnográfica, procura entretecer experiências do cotidiano do autor no mosaicocultural que é a cidade deToronto, província de Ontario,no Canadá, ao mesmo tempo que apresenta alguns dados coletados por meio de observação e observação participante. Em virtude das características e limitações do gênero, foram escolhidos alguns aspectos da experiência multicultural para compartilhar com os leitores, refletindo sobre o impacto disso na carreira docente do pesquisador, interessado nos multiletramentos contemporâneos, entendidos como práticas sociais de leitura e escrita, em múltiplas linguagens e em múltiplas culturas, principalmente mediadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (COPE e KALANTZIS, 2000), a fim de educar sujeitos para uma vida cidadã plena.Item O PNAIC em Ouro Preto : a voz das professoras alfabetizadoras.(2017) Correa, Regina Aparecida; Corrêa, Hércules TolêdoO presente trabalho teve como objetivo geral analisar concepções acerca dos processos de alfabetização e letramento de cinco professoras de Ouro Preto – MG que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC em 2013. De abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados documentos públicos, questionários e entrevistas; e teve como referencial teórico os seguintes autores: Albuquerque e Morais (2006), Ferreira e Leal (2006), Ferreiro e Teberosky (1986), Morais (2006, 2012), e Soares (2004, 2014, 2016). A análise dos dados apontou algumas dificuldades em conceituar letramento, citar atividades relacionadas a ele, e a priorização de uma das facetas do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita: a alfabetização.Item Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência.(2022) Corrêa, Hércules Tolêdo; Dias, Daniela Rodrigues; Martins, Nair Prata MoreiraTendo como premissa os estudos de Freire (2013), Menezes e Quintanilha (2009), Alves e Lopes (2019) e Avelar, Prata e Martins (2018), que investigaram as dinâmicas envolvendo o podcast e suas aplicações, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), inseridos no contexto de duas disciplinas, modalidade EaD, relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos. A pesquisa buscou analisar a importância do recurso tecnológico podcast (incluindo o videocast) para o ensino e aprendizagem. Justifica-se a escolha por esta temática tendo em vista o contexto tecnológico em que se encontram os alunos e a possibilidade que a educação a distância tem de usar conteúdo digital disponível na rede. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo on-line. Os dados foram coletados a partir de um questionário desenvolvido via Google Forms, aplicado aos discentes e analisados de forma descritiva e analítica. Os resultados indicam que a maioria dos alunos assistem a vídeos na internet, e uma parcela menor também ouve podcasts. Os dados também evidenciam que os podcasts ainda estão se popularizando, pelo menos entre os usuários da amostra. Os resultados ainda demonstram a importância dos vídeos e podcasts como instrumentos educativos, principalmente na integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC no ensino presencial e o aproveitamento de recursos disponíveis na rede de computadores para a educação a distância, capazes de promover o aprendizado.Item (Trans)formando leitores literários : reflexões para um estudo de caso de uma rede municipal de ensino da região dos Inconfidentes.(2021) Magalhães, Rosângela Márcia; Corrêa, Hércules TolêdoA leitura de textos literários contribui na formação do leitor criativo e autônomo, visto que os horizontes propostos pela literatura são ilimitados e suas interpretações, dada a natureza plurissignficativa dos textos literários, infinitas. O letramento literário, segundo Paulino e Cosson (2009), é um processo de apropriação da literatura enquanto construção literária de sentidos. Dessa forma, a literatura preenche um lugar único no que diz respeito à linguagem, já que “a literatura tem o poder de se metamorfosear em todas as formas discursivas [possíveis]. E isso se dá porque a literatura é uma experiência a ser realizada” (COSSON, 2012), proporcionando, a partir dos textos literários, um modo privilegiado de inserção no mundo da leitura e da escrita. Para que o letramento, sob o ponto de vista social revolucionário, destacado por Soares (2003), seja de fato desenvolvido, a escola deve proporcionar o contato dos alunos com diferentes textos literários e, principalmente, se preocupar com a forma como essa leitura está sendo incentivada pelos professores e realizada pelos alunos. Este artigo apresenta algumas reflexões a partir de uma pesquisa de Doutorado em desenvolvimento do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, que tem como objetivo geral identificar e analisar os métodos, os modos de ler literatura infantil que levam os alunos aos sentidos das obras nos primeiros anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino da cidade de Itabirito, em Minas Gerais. Os referenciais teóricos são os estudos sobre letramentos, fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área, e as investigações consecutivas ao desenvolvimento das diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário. Acreditamos que com esta pesquisa entenderemos melhor o processo de escolarização da literatura e apontaremos algumas alternativas para que a literatura seja trabalhada na escola como arte, como proposta estética.Item Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores.(2012) Corrêa, Hércules Tolêdo; Melo, Sandra Augusta; Neves, Flora de MeloEste trabalho tem como objetivo analisar as participações de 135 tutores em um fórum virtual de discussões sobre Linguagem e Comunicação em EaD durante o I Fórum Virtual de Tutores do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD, da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, realizado em fevereiro de 2010. O trabalho procurou identificar, por meio da análise das 200 postagens feitas, quais questões são consideradas relevantes para esses profissionais, no que tange: 1) ao papel das tecnologias como mediadoras de seu trabalho; 2) ao aspecto instrumental da linguagem e da comunicação; 3) à importância do domínio dos recursos de comunicação e linguagem para seu exercício profissional; e 4) às diferentes formas de interação linguística na EaD. Pela análise quantitativa por categorização das postagens no fórum, foi identificado que 26% das inserções comentam as habilidades e competências necessárias ao desempenho dos diferentes papéis na rede da EaD, seguidas de menções às diferentes formas de interação linguística na EaD (23%), de referências à relação entre linguagem e aprendizagem (17,5%) e de comentários sobre as evoluções estruturais e tecnológicas da EaD (13,5%). Foi ainda identificado que, em quase 30% das postagens, os tutores não estiveram atentos ou não acrescentaram informações aos tópicos discutidos no AVA (5% das postagens são fugas do tema e 24,5% delas foram consideradas participações sem contribuição significativa). Concluiu-se que houve concordância, por parte dos tutores, sobre os pontos escolhidos para discussão e abordados no AVA, não havendo predomínio de nenhum deles sobre os outros. Também foi feita uma breve análise qualitativa, em que alguns pontos importantes foram levantados.