CEAD - Centro de Educação Aberta e a Distância
Permanent URI for this community
Browse
Browsing CEAD - Centro de Educação Aberta e a Distância by Author "Barbosa, Francisco Vidal"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
Item Khan Academy : uma abordagem da escola construtivista ou o uso de novas ferramentas na abordagem da escola tradicional da educação?(2012) Tavares, Wellington; Paula, Helton Cristian de; Lima, Mirian Assumpção e; Barbosa, Francisco VidalEste trabalho utiliza como arcabouço conceitual as abordagens da escola tradicional e construtivista para analisar um fenômeno próprio dos nossos tempos: o uso da internet e de novas tecnologias no processo de educação. Para desenvolver a pesquisa foi delimitado o conceito da abordagem tradicional e construtivista, e foi analisado o caso da Khan Academy. Este projeto, segundo seu fundador, Salman Khan, visa oferecer ensino de classe mundial, gratuito, a qualquer pessoa, em qualquer lugar. Para tanto, ele disponibiliza gratuitamente pela internet vídeos gravados que servem como ferramenta de ensino e aprendizagem. Analisando esta iniciativa através da abordagem tradicional e construtivista, percebe-se que ao contrário da impressão inicial, muitas características da abordagem tradicional estão presentes.Item Mensuração da inovação em empresas de base tecnológica.(2015) Paula, Helton Cristian de; Starling, Debora Borlido; Nascimento, Juliana Fontes; Barbosa, Francisco VidalA inovação tem sido utilizada por um número cada vez maior de empresas como estratégia para obter vantagem competitiva. Para potencializar o desenvolvimento da inovação, vários governos têm incentivado o desenvolvimento de incubadoras de empresas. Dentre os tipos de incubadoras de empresas, destacam-se no contexto da inovação as de base tecnológica, que são aquelas que abrigam empresas com grande potencial de inovação. Apesar da importância da inovação no contexto atual, em especial para as empresas vinculadas a incubadoras de base tecnológica, não foi encontrado consenso na literatura especializada quanto a um conjunto de indicadores que possibilitem monitorar o processo de inovação. Face ao exposto, o presente trabalho se propõe a analisar os mecanismos utilizados para mensurar a inovação tecnológica e propor um conjunto de indicadores para monitorar esse processo nos empreendimentos de base tecnológica. Para isso, foi realizado um estudo exploratório das incubadoras associadas à Rede Mineira de Inovação (RMI) e de suas empresas incubadas, por meio de questionários estruturados e entrevistas semiestruturadas, respectivamente. A pesquisa investigou o uso de mecanismos para mensurar a inovação nesses empreendimentos e constatou o desconhecimento do assunto pela maioria dos participantes. A partir dos problemas e necessidades apontados e da literatura sobre o tema, foi proposto um conjunto de indicadores para mensurar a inovação nessas empresas.