DEEMA - Departamento de Educação Matemática
Permanent URI for this community
Browse
Browsing DEEMA - Departamento de Educação Matemática by Author "Antunes, Fabrício Mendes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
Item Materiais curriculares de Matemática e sua avaliação por professores na pesquisa brasileira.(2021) Antunes, Fabrício Mendes; Januario, GilbertoA partir do estado do conhecimento de dissertações e teses no campo da Educação Matemática, analisamos neste artigo um conjunto de 16 pesquisas que tem como tema a relação professor-materiais curriculares, direcionados pelo objetivo de compreender a abordagem dada, na pesquisa brasileira, à avaliação de materiais curriculares feita por professores. O estudo aqui apresentado, recorte de uma pesquisa maior, caracteriza-se como sendo de abordagem qualitativa do tipo análise bibliográfica. Após leitura na íntegra das 16 pesquisas, procedemos ao fichamento com o intuito de perceber, selecionar e, especialmente, sistematizar as informações para amparar a análise e discussão. Como principais resultados, identificamos que a avaliação é condicionante do desenvolvimento curricular, implicada pelos recursos que professores e materiais trazem para uma relação dinâmica, tendo como seu produto as práticas de ensino e o processo de aprendizagem.