DEEMA - Departamento de Educação Matemática
Permanent URI for this community
Browse
Browsing DEEMA - Departamento de Educação Matemática by Author "Araújo, Jussara de Loiola"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
Item Uma experiência de modelagem matemática no ensino remoto de equações diferenciais para cursos de engenharia.(2020) Lopes, Aldo Peres Campos e; Reis, Frederico da Silva; Reis, Frederico da Silva; Araújo, Jussara de Loiola; Martins, Eder Marinho; Torisu, Edmilson MinoruO presente trabalho visa identificar e analisar as possíveis contribuições de atividades de Modelagem Matemática com Equações Diferenciais, nos aspectos referentes à aprendizagem e ao desenvolvimento da criticidade em alunos de Engenharia. Para tanto, a fundamentação teórica apoia-se em estudos sobre diversas concepções de Modelagem Matemática, destacadamente a abordagem defendida por Bassanezzi e Ferreira (1998) e concebida na perspectiva educacional por Biembengut (2016). A pesquisa foi realizada sob uma abordagem qualitativa e os dados analisados foram obtidos por meio de atividades propostas aos estudantes, questionários e observação das aulas de Equações Diferenciais, ministradas de forma remota em uma universidade federal do interior de Minas Gerais, durante uma crise mundial de saúde pública, a pandemia devido ao novo coronavírus. Os resultados possibilitam afirmar que as atividades de Modelagem Matemática conduzidas configuram ricas oportunidades de motivação por parte dos alunos participantes, permitindo uma exploração diferenciada das aplicações dos conteúdos matemáticos envolvidos e colaboraram para uma interpretação crítica da realidade, ainda que de forma incipiente. O produto educacional fruto deste trabalho é um material didático direcionado a professores de Equações Diferenciais que apresenta roteiros e considerações para o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática envolvendo Equações Diferenciais Ordinárias de 1ª e de 2ª ordem.Item Motives in mathematics investigative tasks as appropriations of social discourse in the light of Activity Theory.(2018) Torisu, Edmilson Minoru; Araújo, Jussara de Loiola; Powell, Arthur BelfordInvestigate the motives of students to participate in tasks proposed in mathematics classes can bring contributions to the understanding of what effectively leads them to get involved in classes and can also contribute to the area of Mathematics Education. The purpose of this article is to present a discussion about the motives of a group of four students from the ninth year of a public school in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, when involved in investigations in the Mathematics classroom, using, for this, the lenses of Activity Theory. Data were collected through interviews. The qualitative analysis of the data showed that the reasons that lead them to participate in investigative tasks are related to these tasks, but not only. The social environment in which students are inserted may be as, or even more important for the emergence of motives.