Browsing by Author "Avelar, Kamilla Morando"
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Item O branded content como modelo de negócio : o caso da agência Radioweb.(2019) Avelar, Kamilla Morando; Martins, Nair Prata MoreiraA crise financeira vivida pelos meios de comunicação tem levado empresas da área a repensar seus modelos de negócio. Assim, é objetivo deste artigo, entender o modelo de negócio da Agência Radioweb, empresa brasileira com mais de 15 anos de mercado, que atua na produção de conteúdo para rádio. Para a condução da pesquisa, utilizou-se o método Estudo de Caso (YIN, 2001) e o protótipo Business Model Canvas (OSTERWALDER e PIGNEUR, 2010). Os resultados apontam que a Agência Radioweb possui um modelo de negócio consolidado e lucrativo, tendo no branded content o cerne de sua estratégia co- municativa e negócio.Item A divulgação científica sobre rádio no Brasil : um estudo da revista Rádio-Leituras.(2019) Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Henrique Cordeiro; Avelar, Kamilla MorandoO objetivo deste artigo é analisar as publicações so- bre o rádio e a mídia sonora no Brasil, a partir dos artigos publicados no único periódico brasileiro es- pecializado na temática, a revista Rádio-Leituras, modelo open acess, editada pelo Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Universidade Fede- ral de Ouro Preto, com o apoio do Grupo de Pes- quisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Os dados coletados na Rádio-Leituras – 102 artigos de 14 edi- ções, no período de 2010 a 2016, – foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (Bar- din, 1997), com uma abordagem exploratória para a mineração dos dados com utilização do software ATLAS.TI. A análise dos dados aponta que a revista Rádio-Leituras cumpre o seu papel de abrir espaço para a publicação de artigos sobre rádio e mídia so- nora, mas o estudo não alcança a qualidade destes textos e o impacto do periódico no cenário científico brasileiro e internacional. Mas a pesquisa revela que os temas de estudo sobre rádio mudaram no decor- rer dos anos e com a evolução tecnológica e aponta, ainda, os autores mais citados nos textos, permitindo uma avaliação sobre a base teórica que referencia as investigações sobre o campo. É possível apon- tar também que a revista necessita se ampliar para uma maior internacionalização.Item GT história da mídia sonora : trajetória, contribuições e perspectivas.(2017) Martins, Nair Prata Moreira; Avelar, Kamilla MorandoA Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia consolida-se como uma entidade de vigor acadêmico e determinante contribuição aos estudos da história da mídia no país. Os grupos temáticos se constituem na estruturação científica da entidade, por meio das pesquisas realizadas por seus membros. O GT História da Mídia Sonora apresenta crescimento quantitativo e qualitativo de suas pesquisas, atuando como protagonista na perspectiva de levantar e analisar essa história. O objetivo deste trabalho é recuperar a trajetória do GT, de modo a explicitar a sua contribuição para os estudos da história da mídia sonora brasileira e, por meio deste levantamento, apontar os principais pesquisadores da área e as principais temáticas estudadas.Item Imersividade e radiojornalismo transmídia : estudo sobre as estratégias narrativas em In the Dark.(2022) Lopez, Debora Cristina; Viana, Luana; Avelar, Kamilla MorandoÉ objetivo deste artigo investigar como se configura o podcast In the Dark no cenário de convergência. O aparato teórico é fundamentado nas produções de Kischinhevsky (2016), Lopez (2009; 2017) e Martínez- Costa (2015). A metodologia descritiva (TRIVIÑOS, 2008) conta com a multiplicidade de fontes, ampliando a dimensão da amostra. Os resultados apontam um novo desenho midiático avançando na complexificação narrativa que investe no caráter imersivo da produção e considera a audiência como sujeitos ativos.Item Panorama das webradios de universidades federais do Sul do Brasil.(2016) Lopez, Debora Cristina; Avelar, Kamilla Morando; Silva, Luana Viana eEste artigo pretende desenhar um mapa das webradios de universidades federais que contam com cursos de jornalismo na região Sul do Brasil. Com olhar sobre a história destas webemissoras, buscamos compreender seu posicionamento no cenário da convergência a partir da sua inserção nos cursos. Ao inal, indicamos uma relação entre a estrutura organizacional e de conteúdo das três rádios analisadas (Ponto UFSC, Rádio Comunicação e Da Hora) com duas perspectivas: a) sua trajetória e tempo de existência; b) sua vinculação às atividades de ensino do curso.Item Podcast : a research trajectory and emerging themes.(2021) Martins, Nair Prata Moreira; Avelar, Kamilla Morando; Martins, Henrique Cordeiro21 de outubro de 2004 é a data em que o primeiro podcast brasileiro, Digital Minds, foi para o ar. Em 17 anos, o podcast evoluiu e amadureceu como média. Paralelamente ao seu crescimento como meio, o podcast tem sido objeto de pesquisas e publicações científicas, e hoje é um campo específico de estudos. Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender a configuração desse campo científico, a partir das publicações sobre podcasts. O artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o termo podcast e tem como objetivo responder às seguintes questões: Qual a trajetória da pesquisa em podcast? Quais são os temas emergentes? A coleta de dados foi realizada no WoS e resultou em 669 artigos que continham o termo podcast entre os anos de 2005 e 2017, estabelecendo um período de 12 anos de pesquisa. Os resultados mostraram que os podcasts têm sido frequentemente estudados em associação com a Comunicação e outras áreas científicas, como Educação e Saúde, e que os temas encontrados na literatura mais recente têm sido as redes sociais e a participação política.Item Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais : compreendendo estratégias e ações de interatividade.(2019) Martins, Nair Prata Moreira; Lopez, Debora Cristina; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Avelar, Kamilla Morando; Diehl, DanielleO rádio brasileiro, inserido na nova ecologia de mídia, enfrenta desafios de ordem diversa assumindo diferentes configurações frente ao cenário de constante desenvolvimento tecnológico. Dado o contexto, este artigo volta seu olhar para o posicionamento no Facebook de três emissoras radiofônicas jovens brasileiras, a saber: Rádio Mix, Rádio Jovem Pan e Rádio Transamérica. Utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo em Redes Sociais e o estudo de caso comparativo (Yin, 2001), o objetivo é compreender as principais estratégias de postagem e engajamento usadas pelas emissoras para captar a atenção da audiência nas redes sociais. Os resultados apontam para a falta de estratégia e o baixo engajamento nas fanpages. Nenhuma das emissoras analisadas constrói um efetivo processo de interação em suas redes sociais, predominando a participação, característica do rádio jovem dos anos 1990.Item Rádio corporativo : o Branded Content como estratégia de programação.(2017) Avelar, Kamilla Morando; Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Nair Prata Moreira; Vianna, Eduardo Barreto; Lara, Edson JoséEsta pesquisa se propôs a compreender como o rádio corporativo constrói sua programação utilizando o conceito de branded content, ferramenta do marketing que se firma como uma realidade no mercado de comunicação. Em suas diversas manifestações, o branded content é compreendido como um tipo de comunicação não intrusiva que valoriza os atributos e experiências de determinado produto em substituição ao tom impositivo e interruptivo do discurso publicitário. Tendo nos preceitos desse conceito as bases de sustentação dessa investigação, essa pesquisa optou por refletir sobre as práticas da Agência Radioweb, empresa de comunicação que há 15 anos atua no mercado e, desde 2005, desenvolve rádios corporativos. Do total de 13 emissoras produzidas pela Agência Radioweb, três foram escolhidas para análise: Rádio Themis, Rádio Canoas Online e Rádio ADM, representando respectivamente os grupos temáticos, que formaram as categorias Justiça, Política e Conselhos profissionais e constituíram três estudos de caso protótipos. Para a condução dos estudos, utilizou-se o método Estudo de Caso (YIN, 2001), fragmentos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e a aplicação do protótipo Business Model Canvas (OSTERWALDER; PIGNEUR, 2010). Os resultados apontam as emissoras de rádio corporativo, desenvolvidas pela Agência Radioweb, como um modelo de negócio consolidado e lucrativo, tendo no branded content o cerne da estratégia comunicativa e econômica das emissoras e da Agência Radioweb.Item Rádio em ambientes digitais : experiências de segmentação em aplicativos para dispositivos móveis.(2017) Pessoa, Sônia Caldas; Martins, Nair Prata Moreira; Avelar, Kamilla MorandoA presente pesquisa realiza um estudo de caso de uma rádio transmitida por meio do aplicativo WhatsApp e suas dinâmicas interativas em páginas em redes sociais online. Entre os objetivos deste estudo de inspiração etnográfica de uma rádio segmentada estão a descrição e análise dos processos de transmissão, circulação da produção de textos audioverbovisuais, modelo de negócio e interação com os ouvintes usuários do aplicativo. Pretende-se compreender possíveis experiências de pessoas comuns em ambientes digitais que provocam tensões entre os modos de fazer rádio, as tecnologias digitais, a visibilidade e o suposto empoderamento do ouvinte.Item Reflexões sobre o game Divertida Mente na Rádio Disney e o simulacro de Baudrillard.(2017) Avelar, Kamilla Morando; Martins, Nair Prata MoreiraJean Baudrillard cunhou os conceitos de simulação e simulacro como substitutos da realidade. Para o autor, o que existe são representações que assumem por vezes o caráter da neo-realidade ou hiper-realidade. A construção da hiper-realidade é mediada pela máxima exploração do significante resultando em fragmentos da realidade. A partir da explanação dos conceitos, este artigo pretende apresentar o aplicativo Rádio Disney e analisar o game Divertida Mente, que integra o aplicativo da rádio. A pesquisa se desenvolve à luz das ideias cunhadas por Baudrillard e pela pesquisa exploratória. A partir desses elementos é possível concluir que o aplicativo é um suporte com capacidades de criar e recriar situações que representam a magia em um exercício autor-referencial.