Browsing by Author "Camargos, Silvana Prata"
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Item Inovação e desempenho empresarial no novo contexto brasileiro : uma análise evolutiva no período de 1993 a 1995.(1998) Sbragia, Roberto; Kruglianskas, Isak; Camargos, Silvana PrataItem Inserção das afiliadas brasileiras na estrutura de P&D das suas matrizes.(2002) Camargos, Silvana Prata; Sbragia, RobertoDiscussão a respeito da internacionalização das atividades tecnológicas ampara-se, marcadamente, nos aspectos referentes à estruturação das atividades de P&D encaminhadas nas unidades estrangeiras. Uma linha de argumentação sinaliza para o caráter inevitável da internacionalização das atividades tecnológicas dentro dos moldes menos centralizadores. As principais causas apontadas são o surgimento de novas fontes de conhecimento e a importância crescente do atendimento às necessidades específicas dos diversos mercados locais e/ou regionais. Outra linha de pensamento defende que as vantagens associadas à maior descentralização das atividades de P&D não chegam a neutralizar suas desvantagens. Seus defensores argumentam que a necessidade de volumes significativos de investimentos nessas atividades requer ganhos de escala e manutenção da segurança quanto às novas tecnologias geradas, por exemplo, o que estaria seriamente ameaçado caso as empresas adotassem estruturas menos centralizadas. O objetivo do estudo foi analisar a estrutura de P&D Global adotada pelas empresas internacionais instaladas no Brasil. Foram estudados cinco casos, procurando abranger setores e modelos estruturais diferenciados, aspecto visto como importante por tratar-se de um estudo inicial sobre o assunto. Num primeiro momento, a análise baseou-se na caracterização de cada um dos arranjos encontrados e na identificação das suas vantagens e desvantagens. Posteriormente, foram levantados os fatores condicionantes da inserção da unidade brasileira nessa estrutura, além de alguns indicadores referentes ao desempenho do negócio e ao desempenho inovador dessa unidade.Item Práticas e produtos ambientalmente sustentáveis : análise do conteúdo das informações veiculadas em revista de circulação no Brasil.(2008) Damasceno, Angélica Lucas; Prado Filho, José Francisco do; Camargos, Silvana PrataO estudo apresenta um levantamento de peças publicitárias impressas que utilizaram mensagens com apelo ambiental. Fez-se uma análise de conteúdo destas peças procurando identificar o apelo ambiental explicitado e os setores responsáveis pela veiculação. Foram utilizados exemplares de revista semanal, com ampla circulação nacional. Como forma de delimitação das “propagandas ecológicas” utilizou-se os critérios desenvolvidos por Enéias (2005), considerando os apelos visuais e discursivos da área ambiental, e os usados por Guimarães (2006), quais foram: relação entre produto/serviço e o meio biofísico; promoção de estilo de vida “verde” sem destacar um produto/serviço, e divulgação da imagem responsabilidade ambiental da corporação. A análise foi realizada no período de maio/2005 a abril/2007. Como resultado, o trabalho apresenta um panorama da utilização das estratégias do marketing ambiental no Brasil, mostrando que os setores da economia brasileira que mais se utilizaram destes recursos foram o bancário, o mínero-metalúrgico e o de cosméticos. Observou-se que as instituições estão mais preocupadas com a imagem a ser passada aos consumidores do que em mostrar os atributos ecológicos dos seus produtos. Da pesquisa, contatou-se que o apelo menos utilizado foi aquele que busca em promover o estilo de vida “ecologicamente correto”, normalmente veiculado por Organizações Não Governamentais.