Browsing by Author "Carvalho, Alissandra Nazareth de"
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Item Avaliação do bacharelado em Turismo no Brasil à luz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).(2018) Carvalho, Alissandra Nazareth de; Holanda, Luciana Araújo de; Martins, Patrícia Cristina Statella; Novo, Cristiane Barroncas Maciel CostaO presente artigo tem como objetivo avaliar o curso de bacharelado em Turismo no Brasil com base nos indicadores dos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no período de 2006 a 2012, bem como conhecer a visão que as Instituições de Ensino Superior (IES) e as associações/entidades profissionais da área de turismo têm a respeito do referido exame. Para construção deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, nas quais foram aplicados questionários a docentes e coordenadores de cursos, bem como a representantes de associações e entidades de classe. Foi possível observar que o Enade é um instrumento de avaliação relevante que impacta na formação do estudante, bem como na atuação de coordenadores e professores de IES, ainda que a relevância desse processo e a infinidade de possibilidades de aprimoramento educacionais apresentadas pelo referido exame não estejam totalmente claras para esses acadêmicos e profissionais.Item Culinária Ouro-Pretana enquanto bem cultural : discussão acerca da valorização e planejamento para a atividade turística.(2019) Fortes, Hayla Almeida; Carvalho, Alissandra Nazareth deO turismo é uma importante atividade econômica do município de Ouro Preto, Minas Gerais. A cidade é indutora de turistas do Brasil e do mundo e tem relevância histórica e cultural. Apesar da vocação para o turismo cultural, levantou-se o pressuposto de que a gastronomia ouro-pretana não é valorizada como patrimônio cultural e atrativo turístico, por Instituições Públicas que promovem a cidade enquanto destino. Esse pressuposto partiu do fato de não existir um evento que priorize produtores e os hábitos alimentares locais e, a partir da análise do conteúdo dos sites das instituições promotoras de turismo. O objetivo da presente pesquisa, portanto, é identificar quais são os possíveis gargalos de planejamento no que tange o fomento ao turismo que priorize a alimentação e a cultura e aquecer a discussão sobre uma atividade turística que valorize a gastronomia local na cidade. Com essa finalidade, foi utilizado levantamento bibliográfico, análise do conteúdo do marketing digital e entrevistas semiestruturas. Concluiu-se que a gestão estadual de Minas Gerais conseguiu consolidar o hábito alimentar mineiro no imaginário do brasileiro, todavia, as políticas públicas e o planejamento de metas para a valorização e preservação da gastronomia ouro-pretana são recentes em Ouro Preto, podendo ser melhor exploradas.Item Descaracterização dos centros históricos : uma reflexão acerca da percepção da população e turistas quanto à degradação do entorno do centro histórico de Ouro Preto/MG.(2023) Milagres, Danúzia Pereira; Carvalho, Alissandra Nazareth deO presente trabalho buscou apresentar a questão da descaracterização e a desvalorização das casas históricas e o crescimento demográfico desordenado no entorno do centro histórico de Ouro Preto/MG, fazendo uma breve comparação com outras cidades históricas. Buscou-se analisar o olhar dos moradores no que tange a essa história que está sendo derrubada com a estrutura dessas casas, analisando a percepção dos turistas ao se depararem com essa paisagem e com o patrimônio degradado e o que pode ser feito para preservar e valorizar estes patrimônios resguardando a história local. O estudo foi construído por meio das experiências vividas pela pesquisadora, por meio dos trabalhos realizados no Museu da Inconfidência em Ouro Preto/MG e por meio da vivência enquanto moradora da cidade. O estudo desta temática tende a ser muito importante devido à pesquisa relativa à conservação e proteção ao patrimônio, buscando entender a percepção dos entrevistados em relação a situação patrimonial e da memória preservada do município. Tratou-se de uma pesquisa exploratória descritiva de natureza qualitativa, realizada através da aplicação de questionários e entrevistas que identificaram a percepção dos entrevistados. Com esta pesquisa foi possível identificar que a percepção do espaço vem de como cada um o observa e o interpreta, seja morador ou turista. Relacionando à responsabilidade ao patrimônio, ao nível de importância que o bem representa e ao nível de descaracterização da cultura local e da arquitetura original.Item Evidências da governança na gestão de cidades criativas da gastronomia : análise de ações coletivas em instâncias municipais no contexto brasileiro.(2022) Mediotte, Elias José; Emmendoerfer, Magnus Luiz; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Santos, Yuri Tomaz dosO objetivo é compreender as ações de governança nas Instâncias Municipais das Cidades Criativas da Gastronomia, no Brasil, considerando a perspectiva multinível. Para tanto, tomou-se como base, premissas de Desenvolvimento Sustentável e da Governança como uma dinâmica de Ação Coletiva, lançando luzes para a imbricação e indissociabilidade entre essas dimensões, ambas estabelecidas por meio dos estudos auferidos à esta pesquisa. Como instrumentos metodológicos, recorreu-se à Análise de Conteúdo e Análise Documental, especialmente por meio de concessões de documentos expedidos pelos atores internos do núcleo municipal de governança das Cidades Criativas. A pesquisa revelou que a governança, em duas das cidades, é incipiente quanto à formalização e composição da rede municipal, refletindo em dificuldades em apontar ações, em exercício, concluídas ou a serem aplicadas, no horizonte da agenda global 2030.Item Hospitalidade doméstica e comercial : desdobramentos e apropriações em fazendas históricas rurais.(2015) Carvalho, Alissandra Nazareth deO presente estudo discute a temática da hospitalidade, tal como se apresenta em suas relações de bem-receber e também em seus aspectos simbólicos. Tem por finalidade analisar a produção de um espaço propício à expressão da hospitalidade em Fazendas Históricas Paulistas, que se apropriam de símbolos presentes no ambiente doméstico rural para trabalhar o turismo rural, ressignificando a produção e as relações sociais. Para a realização de tal análise foi utilizado o método lefebvriano, que previu três momentos de investigação: o descritivo, o analítico-regressivo e o histórico-genético. Como resultado o presente estudo descreveu empreendimentos inseridos em um contexto padronizado e comercial, constituintes de uma associação que impõe vários requisitos em termos de comportamento e gestão e, ao mesmo tempo, ainda se apresentam resilientes em termos da manutenção da tradição, da história e das reminiscências do passado. Foi possível constatar que, em se tratando das fazendas analisadas, destacam-se a importância da noção simbólica da hospitalidade, as suas trocas sociais e o equilíbrio entre o paradoxo do doméstico versus comercial. Ademais, observaram-se a interpretação de valores e as apropriações que ressignificam a dinâmica mercadológica dessas fazendas, cujo turismo se apresenta como veículo que proporciona essas vivências culturais de solidariedade e de afetividade.Item Hospitalidade em parques temáticos : o jeito Disney de fidelizar.(2020) Pereira, Paula Delpoio; Carvalho, Alissandra Nazareth deO Walt Disney World Resort foi inaugurado em 1971 e está localizado em Lake Buena Vista, Flórida, a 32 quilômetros da cidade de Orlando. Tal empresa sempre foi conhecida pelo excelente serviço que presta a seus clientes e este trabalho visa explorar as características da hospitalidade e atendimento ao cliente no Walt Disney World Resort, além de identificar a percepção dos turistas com relação ao atendimento da empresa, investigar como a hospitalidade é desenvolvida no local, tendo em vista os serviços prestados e a infraestrutura, e analisar a relação entre a satisfação dos clientes e dos funcionários que trabalham nas áreas operacionais do resort com a empresa. Isso foi feito por meio de uma pesquisa bibliográfica acerca de conceitos de hospitalidade, qualidade e história dos parques temáticos relacionada a análise de questionários aplicados pelo google forms com questões, em sua maioria, fechadas. Concluiu-se que a Disney se utiliza de diversas estratégias que ajudam a mesma a ter uma maior fidelização de seus clientes, e foi possível ilustrar tanto a hospitalidade com os clientes, fazendo com que os mesmos sempre desejem retornar ao local, quanto a hostilidade com os funcionários da empresa.Item Hospitalidade sob a vertente rural : uma reflexão acerca de sua reconstituição simbólica.(2015) Carvalho, Alissandra Nazareth deO presente artigo visa discutir a atividade turística rural e suas implicações à essência da hospitalidade. Busca refletir acerca de uma compreensão preliminar do turismo no meio rural, visto que esse assunto demanda uma abordagem um pouco mais profunda em ambientes conceituais mais amplos do que aqueles em que se estudam o turismo rural no Brasil. Algumas das considerações apresentadas neste artigo são fruto da tese de doutorado intitulada “Análise da relação simbólica da hospitalidade: desdobramentos e apropriações em fazendas históricas inseridas em espaços rurais” cujo objetivo principal foi analisar a relação contraditória estabelecida entre a hospitalidade doméstica de outrora e a hospitalidade comercial da contemporaneidade, tendo como objeto de estudo fazendas históricas paulistas, que hoje se comportam como turísticas, tendo sido adaptadas com vistas a um atendimento voltado para a qualidade e o serviço. No presente artigo, objetivou-se discutir a reconstituição simbólica da hospitalidade, interpretando-a enquanto produto e refletindo sobre a comercialização do rústico e da ruralidade, da simplicidade e do “caipira”, que vem a ser trabalhada de uma forma requintada, luxuosa e comercializável, segundo critérios de qualidade e serviço, em atendimento às regras da hospitalidade. Para um melhor entendimento temático, discutiu-se a respeito do ambiente doméstico familiar e suas características, buscando compreender quais características são representativas para o desenvolvimento futuro de uma atividade turística e suas respectivas motivações.Item Image of tourist destination : review and analysis of articles published in Brazil.(2022) Shishito, Marcelo; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho GonçalvesThe tourist destination image is recognized by many scholars in the area as one of the main factors responsible for influencing the tourist’s choice of destination and, therefore, an essential factor to be considered in destination tourism management and planning, in order it can be sustainably competitive. The aim of this article is to conduct a systematic review of articles published in Brazil on the subject of destination image to provide an overview of how studies on the subject are being carried out. To this end, the SPELL platform was used to identify and collect the data. The sample of this study was compound by 23 articles existing on SPELL database, published between the years 2008 and 2020. Most of the articles studied are characterized as exploratory-descriptive re- search, empirical in nature, balancing between quantitative and qualitative methodo- logical approaches. The main publications that serve as a basis for destination image studies were identified: Baloglu and Maccleary (1999); Echtner and Ritchie (1991); Gal- larza, Saura and García (2002); Beerli and Martín (2004) and Chagas (2008). The results of this study seek to contribute to the scientific development about the tourist destina- tion image serving as a basis to guide future studies on the subject and, consequently, to contribute to the development of tourist destinations.Item Turismo e hospitalidade no espaço rural : Brasil e Cuba.(2018) Carvalho, Alissandra Nazareth de; Chávez, Eros SalinasO presente estudo teve como objetivo discutir acerca do espaço rural e como este espaço pode vir a ser produto e condição para o desenvolvimento da atividade turistico-recreativa. Busca refletir sobre como as localidades rurais podem alcançar beneficios sociais e econômicos articulando-se estrategicamente para o desenvolvimento local, configurando-se em um território singular para o fomento da atividade turístico-recreativa. Através de investigaçao bibliográfica, foram abordadas as alterações ocorridas no meio rural que permitiram sua multifuncionalidade e a inserçao do turismo, onde a recreação está no leque das novas opções de desenvolvimento rural e social. Ao relacionar atividades economicas industriais primarias e hospitalidade rural ao turismo e recreação, se concluiu que estas podem ser o grande vetor desta atividade alternativa no campo, através de seu valor simbólico e características peculiares, como por exemplo, a produção econômica rural, a gastronomia, a história e a cultura. A discussão é ilustrada com exemplos de localidades da indústria agro-açucareira de Cuba e a produção rural no Brasil.Item O uso de animais em atrações turísticas : um estudo no Jardim Zoobotânico de Belo Horizonte, MG.(2021) Carvalho, Alissandra Nazareth de; Marinho, Ana Carolina MarchetteO presente trabalho teve como objetivo geral compreender a utilização de animais para fins turísticos, discutindo e apresentando como essa utilização ocorre, por meio da percepção de visitantes e turistas do Zoológico de Belo Horizonte. Partiu-se da premissa de que o homem nunca esteve sozinho na terra, tendo aprendido a conviver com outras espécies e se relacionando com animais por meio da caça ou da domesticação dos mesmos. A partir da base teórica, foi possível identificar que os animais passaram a ser usados como entretenimento para atrair o público, justificando, portanto, a relevância de se investigar esse fenômeno para melhor compreendê-lo. Para tanto, o estudo teve um caráter de pesquisa exploratória, bibliográfica e quantitativa, tendo como objeto de estudo o Zoológico de Belo Horizonte, pelo entendimento de que os Zoos representam equipamentos emblemáticos no que tange a discussão da relação do animal enquanto atrativo turístico. No tocante ao referido equipamento, identificou-se que o zoológico é visto pelos respondentes como um local educacional passível de aprender durante a visita, todavia, é necessário que sejam reestruturadas algumas estruturas, readequando a quantidade de animais por habitat, aumentando espaços e melhorando a condição dos mesmos. Gestores e profissionais podem atuar em ações que auxiliem no incremento da estrutura, buscando mais conforto a turistas e visitantes durante seu momento de lazer, aliadas à melhora na qualidade de vida dos animais.