Browsing by Author "Castro, Isis Pimentel de"
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Item Entre batalhas : de relíquias ao revival da arte acadêmica : as pinturas históricas e sua relação com a trajetória institucional do Museu Histórico Nacional (MHN) e do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), entre 1922 e 1994.(CASTRO, Isis Pimentel de. Entre batalhas: de relíquias ao revival da arte acadêmica: as pinturas históricas e sua relação com a trajetória institucional do Museu Histórico Nacional (MHN) e do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), entre 1922 e 1994. 2018. 185 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018., 2018) Castro, Isis Pimentel de; Mollo, Helena Miranda; Mollo, Helena Miranda; Abreu, Marcelo Santos de; Rangel, Marcelo de Mello; Caldeira, Ana Paula Sampaio; Montenegro, Aline; Dias, Luciana da CostaAs pinturas de história são constantemente apresentadas nas exposições como objetos-fetiches. Elas não só apresentam o passado, como constituem uma janela para ele, desta forma, alheias aos processos sociais que tornaram aquelas representações possíveis. O presente projeto de pesquisa visa analisar as relações entre as coleções permanentes e as instituições museológicas, problematizando as definições de objeto histórico/objeto artístico e de museu de arte/museu histórico, uma vez que estes implicam em diferentes apreensões de tempo. Tais noções foram e são constantemente repensadas nos processos de troca, transferência e doação entre museus, assim como na reelaboração de sua narrativa museológica ao longo do tempo. Serão objeto de estudo as exposições permanentes de dois dos principais museus brasileiros – Museu Nacional de Belas Artes e Museu Histórico Nacional, entre os anos de 1922 e 1994.Item Trilhas e travessias : a trajetória de Georgina de Albuquerque e a atuação das artistas no Brasil nos séculos XIX e XX.(2022) Ribeiro, Paula de Souza; Abreu, Marcelo Santos de; Abreu, Marcelo Santos de; Lehmkuhl, Luciene; Castro, Isis Pimentel deA presente dissertação tem como objetivo analisar a trajetória da pintora, desenhista e professora brasileira Georgina de Albuquerque. Compreende-se enquanto recorte temporal o período de sua formação e atuação no campo artístico, de 1903 a 1962, bem como uma análise de aspectos relacionados ao seu legado, visto que a artista ocuparia cargos institucionais de grande relevância e realizou importantes mudanças no cenário artístico de sua época, refletindo, ainda, na contemporaneidade. Em sua trajetória, Georgina se revela uma artista plural, tendo participações importantes em meio à movimentação artística dentro e fora do âmbito institucional no Brasil. Buscamos apresentar, para além das circunstâncias e possibilidades da atuação em ateliês e exposições, perspectivas diferentes no que tange às formas de participação das mulheres no campo artístico, tais como a participação em concursos culturais, pesquisas e trabalhos editoriais. O trabalho também abarca considerações a respeito do panorama encontrado pelas artistas no Brasil nos séculos XIX e XX, ao analisar suas formas de atuação e obras. Buscaremos trazer contribuições acerca da História da Arte brasileira quando vista sob a perspectiva de gênero, o que significa também propor novas chaves de leitura possíveis para tal discussão, uma vez que foram identificadas semelhanças e diferenças notáveis nas formas de atuação das artistas, revelando-se uma ampla trama de trajetórias que ajudariam a abrir caminhos para as mulheres que desejassem seguir carreira artística posteriormente. Considerando-se as particularidades de cada trajetória aqui estudada, os resultados da pesquisa apresentam a variedade de possibilidades para o exercício desta atuação, bem como apontam novos questionamentos possíveis para o estudo das trajetórias de mulheres artistas para além da produção e exibição de obras, através da análise das relações entre as dimensões individuais e coletivas do estudo de trajetórias.Item Ver o outro : mudanças e permanências na arte e na identidade em torno da Primeira República.(2022) Nunes, Paulo Monteiro; Abreu, Marcelo Santos de; Abreu, Marcelo Santos de; Mendonça, Paulo Knauss de; Silva, Alexandre Palma da; Castro, Isis Pimentel de; Mollo, Helena MirandaA arte brasileira feita antes da Primeira República é muito diferente da produzida depois daquele período, especialmente em termos formais. Ao mesmo tempo, há elementos, como a presença do “outro”, que parecem invulneráveis às profundas mudanças observadas na sociedade e na arte no período. Esta tese tem a forma de um ensaio que busca, a partir da expansão da ideia de “autor”, refletir sobre este aparente paradoxo de mudanças e permanências e assim contribuir para a complexificação da compreensão da identidade nacional construída na arte do período.