Browsing by Author "Cheng, Lin Chi"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
Item Contribuições ao processo de planejamento de negócio para geração de empresas de base tecnológica de origem acadêmica (EBTS de OA).(2014) Reis, Luciana Paula; Cheng, Lin Chi; Ladeira, Marcelo Bronzo; Fernandes, June MarquesO Processo de Planejamento do Negócio (PPNeg) pode ser considerado uma iniciativa na orientação e forma como deve ser gerenciada a transição de uma tecnologia para o produto e a configuração inicial de um negócio. Pode-se destacar esse aspecto como uma das condições para um alinhamento mais assertivo do posicionamento mercadológico de Empresas de Base Tecnológica de Origem Acadêmica (EBTs de OA). Nesse contexto, o artigo tem como objetivo descrever o PPNeg e as mediações existentes entre esse e o Processo de Planejamento Tecnológico (PPTec) de EBTs, particularmente daquelas de origem acadêmica. A pesquisa investigou 29 projetos de universidades mineiras, concentrando-se em organizações nascentes. A partir da utilização da estratégia de pesquisa-ação, métodos e técnicas de gestão de desenvolvimento de produtos e princípios da gestão de operações, os pesquisadores identificaram as decisões tomadas ao longo das fases do planejamento, procurando compreender as relações entre o planejamento de negócio e o planejamento tecnológico das respectivas EBTs. Como contribuição percebe-se o aporte de uma metodologia, representada em um pictograma, capaz de orientar pesquisadores e gestores na definição de seus modelos de negócio e estruturação inicial das estratégias de operações. Como limite ao seu alcance, destaca-se o fato do estudo não ter se aprofundado na identificação dos recursos envolvidos na consolidação dos modelos de negócios dessas organizações e por não explorar as restrições enfrentadas pelas equipes empreendedoras ao longo do processo de consolidação dos novos negócios dessas EBTs.Item Um framework de fatores e esforços determinantes para a captação de recursos financeiros por empresas nascentes de base tecnológica.(2014) Santiago, Rafael Aquino; Barbosa, Francisco Vidal; Cheng, Lin Chi; Reis, Luciana Paula; Jamil, George LealA captação de recursos financeiros pelas Empresas Nascentes de Base Tecnológica (ENBT) é um fator crítico para que elas consigam iniciar suas operações e se estabelecer no mercado. O objetivo desse trabalho foi investigar como os empreendedores, a partir de processos e ações gerenciais, têm se movimentado para atrair investidores privados externos. Como procedimento metodológico, foram estudados os processos de captação de recursos em 16 ENBTs dos estados de Minas Gerais e São Paulo, por meio de um estudo multicasos. Inicialmente foi elaborado um framework preliminar, baseado na revisão de literatura, utilizando-se os métodos de pesquisa-ação (P-A), entrevistas em profundidade semiestruturadas e análise documental para avaliar sua validade. Dentre os fatores influenciadores observados, destacam-se como mais relevantes: a adoção de uma postura just-do-it pelos empreendedores; a capacidade de desenvolvimento dos empreendedores e de incorporação de competências-base (CBs); a capacidade de formar parcerias estratégicas e de utilizar atividades de bootstrapping; a dedicação integral dos empreendedores à empresa; as atividades de planejamento estratégico, culminando na elaboração do plano de negócios; a captação prévia de recursos financeiros de outras fontes; e a revelação de “primeiros cases”. A partir desses resultados foi também elaborado um framework que relaciona tais fatores influenciadores no processo de captação de recursos financeiros de fontes externas privadas e os estágios iniciais de desenvolvimento das ENBTs. Esse framework representa uma configuração temporal com uma nova proposição de fases iniciais das ENBTs e uma confrontação dos fatores relevantes para a captação de recursos observados na revisão da literatura versus o encontrado na pesquisa de campo.Item Processo decisório de auxílio à definição de posicionamento mercadológico.(2012) Reis, Luciana Paula; Ladeira, Marcelo Bronzo; Cheng, Lin Chi; Correa, Felipe Dolabela; Israel, Mário SantiagoDentre as várias decisões a serem tomadas para a definição do modelo de negócio durante o surgimento de Empresas de Base Tecnológica (EBT) de Origem Acadêmica (OA) encontra-se a definição do posicionamento mercadológico. A decisão quanto ao posicionamento adotar consiste em decisões mercadológicas para indicar o lugar que a empresa, a marca e seus produtos ocuparão em uma dada indústria e para determinar o segmento de mercado que trará retornos significativos. A tomada de decisão para a definição do posicionamento mercadológico pode ser orientada pela aplicação de métodos como o Analytic Hierarchy Process (AHP), método de auxilio à tomada de decisão baseado em analise de multicritérios hierarquizados. Assim, o presente estudo tem como objetivo estruturar um processo de auxilio à tomada de decisão para a definição do posicionamento mercadológico a ser adotado por uma EBT que deseja explorar uma tecnologia de descontaminação de efluentes da indústria farmacêutica. A estratégia metodológica utilizada foi a pesquisa-ação. Foi também aplicada a técnica de grupo focal para o levantamento e analise dos dados coletados que alimentaram a estrutura do método AHP. Dessa forma, foi possível definir um posicionamento mercadológico para explorar a tecnologia desenvolvida. Como resultado da pesquisa, espera-se identificar critérios relevantes que possam contribuir para a estruturação de um processo de tomada de decisão para a escolha do posicionamento mercadológico das empresas, posicionamento este importante para a diferenciação do negocio e obtenção de vantagens competitivas.