Browsing by Author "Correia, Warley Machado"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
Item Aprendizagem significativa, explorando alguns conceitos de geometria analítica : pontos e retas.(Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Correia, Warley Machado; Viana, Marger da Conceição VenturaEsta pesquisa teve como objetivo pesquisar as contribuições da utilização das tarefas de investigação e exploração, com a utilização de softwares de geometria dinâmica para a aprendizagem significativa de alguns conceitos de Geometria Analítica, se limitando a pontos e retas. Como referenciais teóricos foram utilizados as idéias de João Pedro da Ponte (atividades investigativas e exploratórias) e a Teoria de David Ausubel (Aprendizagem Significativa). Para a sua realização, Para a sua realização, foi proposta uma sequência de atividade, realizada pelos sujeitos da pesquisa, futuros professores de matemática da Educação Básica de um Instituto Superior de Educação. A pesquisa teve aspectos qualitativos, preponderantes sobre os aspectos quantitativos. Essa pesquisa se justifica não apenas pela importância das tarefas investigativas como metodologia para o ensino de Matemática, mas também pelos resultados de pesquisas que apontam para a importância da utilização de softwares de geometria dinâmica no processo de ensino e aprendizagem de matemática e a necessidade de mudança nos cursos de formação de professores. Como instrumento inicial de coleta de dados foi elaborado um questionário, com o intuito de conhecer os sujeitos da pesquisa, sua vida acadêmica e o tempo destinado aos estudos, bem como sua trajetória no Ensino de Geometria. Foi elaborado um préteste com a finalidade de verificar quais eram suas habilidades e quais embasamentos traziam de suas experiências. O objetivo do pré-teste foi determinar uma referência do estágio inicial de conhecimentos dos pesquisados que serviu de base para a construção de atividades dentro da proposta de ensino. A pesquisa de campo teve duração de oito semanas e os dados nela coletados com o auxílio do caderno de campo, diálogos gravados e registros escritos das atividades pelos pesquisados serviram de base para análises e conclusões. Dos dados coletados e agrupados, surgiram categorias que possibilitaram perceber a manifestação de Aprendizagem Significativa. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir para a formação de futuros professores de matemática que irão atuar na Educação Básica, indicando outras possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática.