Browsing by Author "Costa, Fernando Vieira"
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Item High fidelity defines the temporal consistency of host parasite interactions in a tropical coastal ecosystem.(2020) Lopes, Vitor Leandro; Costa, Fernando Vieira; Rodrigues, Raquel Andrade; Braga, Erika Martins; Pichorim, Mauro; Moreira, Patricia de AbreuHost-parasite interactions represent a selective force that may reduce hosts’ lifespan, their reproductive success and survival. Environmental conditions can affect host-parasite communities, leading to distinct patterns of interactions with divergent ecological and evolutionary consequences for their persistence. Here, we tested whether climatic oscillation shapes the temporal dynamics of bird-haemosporidian associations, assessing the main mechanisms involved in the temporal dissimilarity of their interactions’ networks. For two years, we monthly sampled birds in a tropical coastal ecosystem to avian malaria molecular diagnosis. The studied networks exhibited high specialization, medium modularity, with low niche overlap among parasites lineages. Moreover, alpha and β-diversity of hosts, parasites and their interactions, as well as the structure of their networks were temporally consistent, i.e., stable under fluctuations in temperature or precipitation over seasons. The structure and temporal consistency of the studied antagonistic networks suggest a high fidelity between partners, which is likely relevant for their evolutionary persistence.Item A música como estratégia educacional no processo de formação inicial de professores : uma sequência didática como ferramenta pedagógica pluralista para o ensino e aprendizagem de biologia.(2018) Costa, Fernando Vieira; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Vilela, Luciano Rezende; Moreira, Leandro Marcio; Cruz, Luciana Hoffert CastroSabe-se que discentes apresentam heterogeneidade sociocultural e cognitiva que precisa ser considerada quando se pretende alcançar sucesso em seus processos de aprendizagem. Nesse sentido, torna-se necessária uma proposta metodológica pluralista, na qual a música pode funcionar como mediadora de acesso ao conhecimento e, mais especificamente, na formação de futuros professores. A presente pesquisa de cunho qualitativo foi realizada na Universidade Federal de Ouro Preto. Participaram 40 alunos do segundo período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Foi aplicado um questionário pré-teste com questões objetivas de sondagem afim de verificar qual o perfil de inteligência da turma participante de acordo com a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner. Como já era esperado, observou-se que a inteligência predominante no grupo participante foi a naturalista, seguida das inteligências intrapessoal e interpessoal. Posteriormente, a turma elegeu temas da Biologia considerados de difícil assimilação; tais temas foram trabalhados a partir de vídeo-aulas e grupos de discussão, levando em consideração o destaque da inteligência interpessoal. Em seguida, foram elaboradas pela turma duas letras de paródias musicais, cujo conteúdo abordou os temas escolhidos e considerados de difícil aprendizagem. Após a elaboração das paródias, foi aplicado um questionário pós-teste, com o objetivo de verificar a percepção dos participantes a respeito do uso da música em práticas de ensino. Mesmo sem evidência para inteligência musical, o grupo concordou unanimemente com o uso de recursos culturais e tecnológicos para o ensino de ciências. 60% relatou que utilizaria a música em suas futuras práticas pedagógicas. Conclui-se que a música se constitui como uma ferramenta pedagógica pluralista de fácil acesso, com grande aceitabilidade e que pode influenciar positivamente no processo de formação de professores e no ensino e aprendizagem de biologia.Item A neurociência e a educação : como nosso cérebro aprende?(2016) Souza, Gabriela Guerra Leal de; Oliveira, Lisandra Brandino de; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Reis, Alexsandro Luiz dos; Horta, Aline Luciano; Alvarenga, Ana Cláudia; Santos, Derli Barbosa dos; Vilela, Fernanda de Araújo Satler; Costa, Fernando Vieira; Matta, Flaviane da Silveira Paiva e; Araújo, Gabriela da Silva; Vieira, Graciene Carvalho; Estevão, Isabel Cristina Alves; Lopes, Klinger Carlos Silva; Celestino, Marcelo Silva; Lana, Marcia Priscilla Castro; Lacerda, Paloma Cristina de Carvalho; Valadares, Paulo Augusto; Martins, Rafael; Ferreira, Renata de Souza Capobiango; Silva, Victor Peres; Amaral, Wellington Geraldo Lima; Souza, Wflander Martins deQual é o objetivo do ensino? O que é aprendizagem? Como se aprende algo novo? Onde se localizam nossas memórias? Segundo o neurocientista Ivan Izquierdo, a memória é a aquisição, formação, conservação e evocação de informações. Esta aquisição de novos conhecimentos é também chamada de aprendizagem, pois só se retém na memória o conteúdo que foi aprendido. Aprendizagem, portanto, é um processo complexo que envolve a formação de novas memórias. A educação, por meio do processo ensino e aprendizagem, tem como objetivo o grande desenvolvimento pessoal, adequando o aprendiz ao meio no qual ele está inserido. Educar é proporcionar oportunidades e orientação para aprendizagem, para aquisição de novos comportamentos. Segundo Hipócrates, grande filósofo grego, pai da Medicina, no século IX A.C., o homem deveria saber que de nenhum outro lugar, mas do encéfalo vem a alegria, o pesar, adquirimos sabedoria e conhecimento, enxergamos, ouvimos e sabemos. Neste relato, Hipócrates evidencia que a aprendizagem depende do encéfalo. Muito tempo depois das afirmações de Hipócrates, o conceito de que o comportamento humano estaria diretamente ligado ao encéfalo foi intensamente investigado e publicado na década de 90, a chamada “Década do Cérebro”, quando diversas pesquisas científicas se destinaram intensamente ao estudo deste órgão. Estudar o encéfalo, portanto, é se dedicar ao estudo da parte do corpo humano responsável pela aprendizagem. É neste substrato biológico, o encéfalo, que se faz a aprendizagem. De acordo com a grande professora Leonor Guerra, desde o nascimento, o ser humano aprende algo novo todos os dias. É por meio da interação entre as pessoas, e com o meio ambiente, que se dá a aquisição de novos conhecimentos e a partir disso, podemos modificar os comportamentos que adquirimos ao longo de nossas vidas. Quando se aprende, novas habilidades e conhecimentos são demonstradas, ganha-se competências para realizar novos feitos que serão relevantes para a sobrevivência, seja essa sobrevivência a busca da saúde e bem estar ou a realização profissional e pessoal. Aprender é uma característica intrínseca do ser humano.Item The importance of forest simplification and litter disturbance in defining the assembly of ground-foraging ants.(2020) Dolabela, Bárbara Martins; Itabaiana, Yasmine Antonini; Pinto, Victor Diniz; Onésimo, Cecília Mara Gomes; Brito, M. F.; Costa, Fernando VieiraCurrently, we are facing many ecosystem changes derived from years of anthropogenic disturbances. Habitat simplification stands out among human-derived impacts, due to its detrimental effects on vegetation structure and associated biota. Here, we assessed the effects of litter disturbance and forest simplification on a tropical ground-foraging ant community. To do that, we tested whether ant richness will be negatively affected by litter disturbance and habitat simplification. Additionally, we tested whether litter disturbance affects the time of resource discovery and dominance, and if so, whether its effects are intensified by forest simplification. This study occurred at Rio Doce State Park, a preserved area of Atlantic Forest in Southeastern Brazil. We experimentally simulated litter disturbance by removing the leaf litter and superficial soil layer in a mahogany monoculture forest and preserved Atlantic Forest. We sampled ants using paired-mixed baits of protein and carbohydrate in 12 points, half of them in each forest type. As expected, we found higher richness in the preserved and non-disturbed forest. Moreover, resource discovery was faster in disturbed monoculture, but bait dominance was higher in the undisturbed preserved forest. Litter heterogeneity seems to play an important role in determining ant dispersion and intra-specific communication, as we observed that litter disturbance impacts were strengthened by forest simplification. Our results highlight the efficiency of ground-foraging ants as bioindicators of disturbance and habitat quality. Moreover, our study indicates how distinct types of disturbances can act synergistically, changing the assembly of associated biota.