Browsing by Author "Cota, Fernanda dos Reis"
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Item Uma abordagem simheuristic para resolver o problema de flowshop permutacional multiobjetivo.(2022) Cota, Fernanda dos Reis; Vieira, Naiara Helena; Gomes Júnior, Aloisio de Castro; Gomes, Helton Cristiano; Reis, Allexandre Fortes da SilvaO problema de flowshop permutacional (pfsp) é amplamente estudado por ter vasta aplicação em problemas teóricos e reais. Neste artigo foi abordado a variante estocástica e multiobjetivo do pfsp, sendo os possíveis atrasos ocorridos durante o processo produtivo. Para tanto, é proposta uma abordagem híbrida que combina a versão multiobjetivo da meta-heurística variable neighborhood search (movns) e simulação, a fim de minimizar os valores esperados para makespan e atraso total. Um conjunto de soluções iniciais é gerado pela heurística neh e novas soluções não-dominadas são produzidas a partir de três estruturas de vizinhança: 1-point- move, 2-point-move e 3-point-move, e armazenadas em uma fronteira pareto. Após a aplicação do movns, um número de replicações é realizado modificando os parâmetros estocásticos obtendo as esperanças dos valores do makespan e atraso total. Os resultados computacionais mostram que o movns precisa de ajustes para permitir a obtenção mais consistente de soluções não-dominadas.Item Efficient matheuristics to solve a rich production-routing problem.(2022) Reis, Allexandre Fortes da Silva; Camargo, Ricardo Saraiva de; Muniz, Leandro Reis; Lima, Fátima Machado de Souza; Cota, Fernanda dos ReisWe present a rich production-routing problem having limited production and storage capacities at the plant, limited storage capacity at the clients, a heterogeneous fleet subjected to a maximum riding time, and allowing for back-orders to meet unfulfilled demands at penalty cost. As the problem scales quickly with the number of customers, periods, products, and vehicles, three hybrid two-level decomposition approaches using a top-down strategy were devised. The top tier determines the production and inventory levels, and the distribution of goods via CPLEX, that is, it makes tactical decisions, while the bottom tier heuristically routes a heterogeneous fleet in each period, that is, it makes operational decisions. The proposed methods rely on an iterated local search framework that combines tailored perturbation schemes prioritizing either tactical or operational decisions, or both. The main new feature of the algorithms is the adoption of an implicit cost that estimates the delivery routing costs when making production, holding, and transportation decisions. This implicit cost serves as an important guide to obtain improved solutions. The algorithms were tested over an extensive set of instances, and the results demonstrated that all methods overcome CPLEX by obtaining more, better, and faster solutions with much less computational effort. The devised heuristic, which prioritizes operational-level decisions during the perturbation phase, attained the best overall results.Item Uma heurística ILS para a resolução do problema de roteamento de veículos com frota heterogênea.(2022) Vieira, Naiara Helena; Cota, Fernanda dos Reis; Gomes Júnior, Aloisio de Castro; Gomes, Helton Cristiano; Reis, Allexandre Fortes da SilvaO problema de roteamento de veículos com frota heterogênea (PRVFH) é um problema de otimização combinatória que, devido à variação na capacidade dos veículos, ao número de restrições e ao número de clientes a serem visitados, apresenta elevada complexidade computacional. O objetivo principal do PRVFH é determinar o melhor conjunto de rotas possível que os veículos possam percorrer entre o depósito e os clientes, observando a capacidade de cada veículo. O presente trabalho apresenta uma abordagem utilizando a metaheurística Iterated Iocal Search (ILS) para resolução do PRVFH. A solução inicial é obtida pelo procedimento de economias (Clarke-Wright). Como métodos de busca local, foram adotados os movimentos two-opt e two-point-move para melhorar as soluções. Os resultados, quando comparados a solução inicial obtida usando a heurística de ClarkeWright, chegaram a melhorias de até 23%, com tempos computacionais abaixo de sete segundos. O método foi aplicado a 27 instâncias encontradas na literatura e adaptadas para o problema com variação de 32 a 80 clientes.