Browsing by Author "Cruz, Luciana Hoffert Castro"
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Item A abordagem da temática drogas na Educação Básica : projeto de intervenção no ensino de Química para conscientização e prevenção ao tabagismo.(2019) Valadares, Paulo Augusto; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Maia, Cristina de Oliveira; Silveira Júnior, Célio daA relação do ensino de Química com a temática drogas possibilita o desenvolvimento de atividades que podem contribuir de forma significativa com o processo de construção do conhecimento, promovendo a aprendizagem por meio da abordagem de um contexto social, no qual muitos alunos estão inseridos. A discussão de temas como as drogas é bastante relevante, pois, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola deve ser um espaço privilegiado para o tratamento desse assunto, uma vez que o discernimento quanto ao uso de drogas está diretamente relacionado à formação e vivências afetivas de crianças e jovens, inclusive no âmbito escolar. Nesse cenário, a compreensão quanto ao uso de drogas, como o tabaco, pode orientar o desenvolvimento da capacidade sócio afetiva em direção a um modo saudável de vida. Com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos estudantes sobre a identificação de compostos e grupos funcionais orgânicos e suas relações com a composição e o consumo do tabaco, esta pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida por meio de uma oficina educacional e promovida junto a alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública, situada no município de Nova Serrana, região centro-oeste de Minas Gerais. A pesquisa teve início com a aplicação de um questionário aos alunos, para análise dos conhecimentos prévios relacionados à temática proposta e foi finalizada com outro questionário para verificação do conhecimento adquirido. A oficina consistiu de duas etapas, sendo a primeira destinada à reprodução e utilização de um jogo didático intitulado “O caminho das funções: um desafio para investigar a composição do cigarro e os efeitos do tabaco no organismo”. A segunda etapa ocorreu com a participação dos alunos no desenvolvimento e na apresentação de um trabalho de conscientização, direcionado por uma atividade experimental voltada para a construção de um dispositivo denominado “Máquina de fumar”. A estratégia de trabalho utilizada neste estudo promoveu o diálogo e a reflexão dos participantes acerca do conjunto de problemas associados à questão do tabagismo, contribuindo para o processo de mediação da aprendizagem das funções da Química Orgânica, sobretudo aquelas presentes na composição do tabaco. Este estudo também possibilitou a conexão de conceitos da Química com o trabalho de conscientização e prevenção, integrando assim educação e saúde no processo de ensino-aprendizagem.Item Atlas digital geoambiental como instrumento de educação ambiental nas escolas públicas de Minas Gerais.(2017) Reis, Luiz Henrique de Oliveira; Moreira, Leandro Marcio; Kamino, Luciana Hiromi Yoshino; Moreira, Leandro Marcio; Kamino, Luciana Hiromi Yoshino; Cruz, Luciana Hoffert CastroNa relação do ensino e aprendizagem acredita-se que a concepção de que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs devem reformular a Metodologia Educacional atual, leva a buscar de que maneira deve-se pensar e agir para entender e compreender esta nova estrutura, estrutura está aberta, complexa, sem hierarquias. Aprender as novas formas de raciocínio, de organização e representação do pensamento não é tarefa fácil. As inadequações dos modelos existentes de transmissão do conhecimento, processos pedagógicos, dificultam em muito a aplicação no ensino e aprendizagem. O que se observa é que as mudanças sócio-econômico-culturais geradas pela Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC causaram grandes mudanças nos alicerces da Educação, exigindo transformações, na estrutura e nos elementos da educação escolar. Este estudo tem como objetivo analisar o uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs na Educação Ambiental, mais especificamente, analisar a eficácia da utilização do Atlas Digital Geoambiental como instrumento da Educação Ambiental e propor, se for o caso, seu uso no ensino e aprendizagem nas escolas de Minas Gerais. A principal hipótese deste estudo é que as novas Tecnologia de Informação e Comunicação – TICs, mais especificamente o Atlas Digital Geoambiental, pode provocar modificação na relação com o saber influenciando o funcionamento das instituições de Educação e a formação de profissionais de educação e dos alunos, no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que o estudo surge como uma nova metodologia da educação para o ensino e aprendizagem com uso do Atlas Digital Geoambiental, surge a sala de aula virtual, funcionando em “escolas virtuais” tendendo a diminuição do período de aula, assim como a disponibilidade de acesso a aula 24 horas/dia. A força de trabalho que impulsiona esta nova metodologia é formada por professores que atuam com base na informação.Item Avaliação da comunicação verbal equipe-paciente comatoso no Centro de Terapia Intensiva (CTI).(2014) Lourenço, Lucas Caetano Dias; Faria, Raquel Rodrigues; Macedo, Flávia Ribeiro Martins; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Domingos, Linara Mirelle; Sousa, Marcelo Neves de; Rodrigues, Talita Marques; Mesquita, Gema; Soares, Evelise Aline; Reimão, RubensIntrodução: O coma é um estado clínico de inconsciência no qual o paciente não está ciente de si mesmo ou do ambiente por períodos prolongados. Mesmo nesta condição é fundamental que a equipe comunique aos pacientes os procedimentos médicos a serem realizados. Objetivo: Verificar se os profissionais da área de saúde atuantes em um hospital universitário sul mineiro comunicavam verbalmente aos pacientes comatosos os procedimentos realizados. Material e Métodos: O estudo foi conduzido em um hospital universitário sul mineiro, fundamentado em uma análise da comunicação verbal durante assistência a pacientes comatosos por diversos profissionais da área de saúde, seguindo o protocolo de CARDIM et al. (2004). Resultados: Verificou-se que 20,4% dos procedimentos foram comunicados aos pacientes comatosos e 79,60% foram executados sem comunicação. Conclusão: A equipe médica e os demais profissionais não estão utilizando comunicação verbal para informar ou explicar os procedimentos a serem realizados no paciente em coma, tornando-se fundamental a humanização da assistência.Item Biomembranas e o ensino por investigação no curso de ciências biológicas : uma análise sob a óptica do engajamento disciplinar produtivo.(2018) Fernandes, Claudio Henrique de Souza; Zama, Uyrá dos Santos; Santos, Glenda Samara dos; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Zama, Uyrá dos SantosA biologia celular é encantadora e desafiadora para alunos e professores por demandar uma grande capacidade de abstração para a compreensão de seus componentes, organização e processos. Por isso, vimos a necessidade de criar mecanismos mediadores em seu método de ensino, como as aulas práticas. Neste trabalho propusemos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) pela qual realizamos a ressignificação de uma aula prática inserida no contexto das Biomembranas, no início da disciplina de Biologia Celular, na formação inicial de professores de Biologia. Nosso intuito foi aprimorar a aprendizagem dos participantes, gerando uma possível mudança no comportamento dos discentes, os tornando mais receptivos aos conteúdos trabalhados durante o processo pedagógico e ao longo da disciplina, possibilitando um maior envolvimento crítico dos alunos com a Biologia Celular. Na construção da sequência propusemos duas atividades práticas demonstrativas investigativas, que suscitavam dois questionamentos principais: “Como e quais elementos podem interferir na integridade da membrana ao ponto de desorganizá-la?” e “Mesmo íntegra, a membrana é intransponível?”. A partir disso, os participantes elaboraram hipóteses para os fenômenos observados, interagiram entre eles e com o professor mediador reconstruindo e ampliando o conhecimento. Analisamos as hipóteses, sua ressignificação, o comportamento dos alunos e a qualidade do engajamento desenvolvido. Como metodologia utilizamos Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP), cujos fundamentos de problematização, concessão de autoridade, oferecimento de recursos e responsabilização foram alcançados. Do EDP emergiram três categorias de análise: (1) Construção de relações explicativas, (2) Trabalho colaborativo entre os alunos e (3) Contribuição para a discussão, que nos permitiram considerar a metodologia investigativa promissora para a promoção da aprendizagem em Biologia Celular.Item Contribuições das neurociências para formação continuada de professores visando a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(2017) Ferreira, Renata de Souza Capobiango; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Souza, Gilmar Pereira de; Antunes, Katiuscia Cristina VargasO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado no Diagnóstico de Doenças Mentais (DSM-5) como Transtorno do Neurodesenvolvimento, apresentando deficit nas dimensões sócios comunicativos e comportamentais, classificados de leve a severo. Podendo apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência de relacionamento social. O ambiente escolar pode se revelar desafiador tanto para o aluno com TEA, quanto para o professor. Para minimizar essas possíveis dificuldades, há necessidade de um ensino adaptado com as contribuições de estudos neurocientíficos em relação ao processo ensino e aprendizagem. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada na Escola Estadual Santo Antônio, Miraí, Minas Gerais, contemplando os professores do Ensino Fundamental II, com o objetivo de investigar se o conhecimento sobre Neurociências e Educação Inclusiva afeta a percepção desses docentes e o atendimento aos alunos com TEA. Realizou-se pré-teste com questões de sondagem fechadas e abertas, no qual os professores expressaram seu conhecimento acerca dos seguintes temas: neurociências e educação, características do TEA e Inclusão escolar. A aplicação do produto foi por meio de minicurso presencial contendo informações sobre neurociências e educação, inclusão escolar e Transtorno do Espectro Autista. Os docentes, sujeitos desta pesquisa, receberam como material para consultas posteriores o minicurso virtual e uma apostila sobre os temas tratados. Após o minicurso e recebimento do material, os docentes responderam ao questionário de pós-teste com a intenção de verificar as percepções dos docentes após a intervenção do minicurso. E a última etapa foi denominada de análise de dados com tratamento qualitativo por meio de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). A partir das interpretações dos dados obtidos, foram realizadas inferências da contribuição do minicurso e percebeu-se uma mudança de perspectiva em comparação do pré-teste ao pós-teste em relação ao conhecimento e perspectivas sobre os temas tratados. Os professores, sujeitos desta pesquisa, reconhecem a necessidade de capacitação para o trabalho efetivo de alunos com TEA. Concluiu-se, portanto, que o minicurso vem contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes podendo favorecer a prática pedagógica cotidiana.Item Um curso de formação continuada para professores de ciências/química : saberes da educação de surdos.(2023) Felício, Lourainy Bianca Ferreira; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Souza, Vinícius Catão de Assis; sandra.patrocinio@ufop.edu.br; vcasouza@ufv.br; Fernandes, Jomara Mendes; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Souza, Vinícius Catão de Assis; Patrocínio, Sandra de Oliveira FrancoExistem diversas problemáticas que ainda permeiam a Educação de Surdos. Para minimizá-las, são necessárias ações que visem uma maior inclusão desses estudantes. Sendo assim, o presente trabalho busca, por meio da criação e oferta de um curso de formação continuada na modalidade on-line sobre Educação de Surdos, responder o seguinte problema de pesquisa: De que forma um curso de formação continuada pode impactar na construção de conhecimentos dos docentes de Ciências/Química sobre a Educação de Surdos? A pesquisa, que tem natureza qualitativa de caráter exploratório em um formato de estudo de caso, foi desenvolvida em quatro etapas: i) criação de um curso para professores da educação básica; ii) aplicação do curso; iii) entrevista semiestruturada com participantes do curso; iv) análise de dados. Os resultados da análise do questionário inicial apontam que os professores, em sua maioria, estão no início da carreira docente e possuem algum conhecimento sobre a Educação de Surdos. Na análise das atividades realizadas no curso, foi possível perceber que os cursistas demonstraram refletir sobre aspectos relevantes da Educação de Surdos, como, por exemplo, a importância do visual e o processo de inclusão dos estudantes. Por fim, nas entrevistas, observou-se que os professores consideraram o curso relevante para o aprimoramento da sua prática docente, destacando a importância do curso, ao apresentar propostas de uso de ferramentas pedagógicas, ser uma atualização do conhecimento e promover a compreensão das características e identidade da comunidade Surda. A partir disso, consideraram o curso um grande aliado na promoção da inclusão educacional de Surdos. Sendo assim, conclui-se que o curso cumpriu com os seus objetivos e tem potencialidades para contribuir para a formação continuada de professores de Química, Física e Biologia ao discutir aspectos relevantes sobre a temática, como, por exemplo, a importância dos aspectos visuais para os Surdos, cultura e identidade Surda e, ainda, sugestão de ferramentas pedagógicas.Item Da sala de aula à prateleira : livros paradidáticos sobre o corpo humano fundamentados pela metodologia Universidade das Crianças.(2020) Martins, Jaime Guimarães de Oliveira; Cruz, Luciana Hoffert Castro; luhoffert@ufop.edu.br; Sá, Marcos Augusto de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Cruz, Luciana Hoffert CastroA criança é sujeito de destaque no presente trabalho. Historicamente, a criança vem sendo tratada como um ser de menor importância na sociedade e no ambiente escolar, segundo ideias adultocêntricas. Há, contudo, uma mobilização no meio educacional que procura dar um novo tratamento a ela. Associamo-nos ao projeto Universidade das Crianças que é parte de um movimento internacional que, além de atuar aproximando as crianças do ambiente acadêmico, busca tratá-las de forma mais justa em relação aos adultos. Por meio dessa abordagem objetivou-se elaborar livros paradidáticos que contribuam para a aprendizagem de conceitos relacionados ao corpo humano, para alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O ensino sobre o corpo humano, contudo, tem sido trabalhado de maneira descontextualizada e/ou fragmentada dentro de disciplinas específicas, portanto, os professores frequentemente têm privilegiado aspectos particulares em detrimento aos aspectos afetivos, sociais, culturais, históricos, individuais e coletivos que envolvem este tema. Os documentos oficiais versam sobre um tratamento mais abrangente sobre o corpo humano. Uma das barreiras à implementação dessa proposta são as práticas ainda hoje desenvolvidas nas escolas pelos diretores, coordenadores e professores. Metodologias tradicionais, passivas e transmissivas ainda têm grande espaço nas escolas brasileiras. Como alternativa a este tipo de ensino, o projeto Universidade das Crianças na Universidade Federal de Ouro Preto faz-se presente na atual pesquisa. Trata-se de um projeto de pesquisa, de caráter pedagógico, destinado a alunos do Ensino Fundamental. O presente trabalho tem como público-alvo crianças dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, entre 8 e 11 anos de idade, que aceitaram participar de oficinas pedagógicas com atividades sobre o corpo humano. O método escolhido para realizar as oficinas pedagógicas foi por meio dos Círculos de Cultura de Paulo Freire. Os alunos foram instigados a se expressar por meio de desenhos, perguntas e debates sobre subtemas diferentes. Os materiais produzidos pelos alunos foram recolhidos e analisados, buscando-se averiguar as principais percepções dos alunos sobre o corpo humano em seus múltiplos aspectos. A partir daí, foram elaborados dois livros paradidáticos, produtos desta dissertação. Concluiu-se que os alunos desta faixa etária compreendem de forma básica o corpo humano e por vezes são capazes de extrapolar sobre o tema, abordando-o principalmente sob uma perspectiva anatômico-fisiológica.Item Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia.(2019) Rodrigues, Amanda Séllos; Cruz, Luciana Hoffert CastroO Ensino de Ciências ainda apresenta diversas características de um ensino tradicional, em que o professor é visto como detentor do saber enquanto os alunos são considerados sujeitos passivos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho objetivou analisar os desafios e as alternativas encontradas pelos professores para o ensino da disciplina de Ciências e/ou Biologia para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O levantamento de dados ocorreu através da utilização do aplicativo gratuito Google Forms. Os resultados apresentaram as dificuldades dos professores, decorrentes, majoritariamente, da falta de capacitação adequada para estes profissionais, bem como demonstraram metodologias adaptadas para lidar com alunos com TEA, baseando-se inicialmente no ‘conhecer’ o aluno para, posteriormente, aplicar uma metodologia adequada a seu aprendizado.Item Desenvolvimento de um caderno temático inspirado em temas ambientais tratados na Coleção Viver, Aprender: uma proposta para a formação docente na EJA.(2017) Gonçalves, Wasley Wagner; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Junior, Celio da SilveiraEsta pesquisa teve como principal objetivo o desenvolvimento de um produto educativo que qualifique uma proposta de formação continuada para professores de ciências da natureza que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio (EM). O produto educativo é um caderno temático experimental, que favoreça a capacitação para o uso de experimentos simples como ferramentas pedagógicas para os processos de ensino e aprendizagem de temas ambientais tratados na Coleção Viver, Aprender, a única coleção para a EJA distribuída pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), tornando-o um material didático diferenciado e um produto educativo de grande relevância. A construção dessa proposta de formação docente foi baseada nos trabalhos de Tardif, segundo os quais o cotidiano da função docente modifica os saberes experienciais. A partir desse objetivo, foi elaborado, de forma colaborativa, um caderno temático experimental com base nas percepções de um grupo de quatro professores de ciências que atuam em EJA, valorizando seus saberes experienciais. Este caderno temático foi concebido na primeira etapa da pesquisa e intitulado: A água como tema gerador de conhecimento na EJA: proposta de atividades experimentais que favoreçam temas ambientais tratados na Coleção Viver, Aprender. O produto educativo elaborado tem como principal ferramenta pedagógica as atividades experimentais (AEs) utilizando-se materiais alternativos conhecidos pelos professores. Espera-se que o caderno promova, na sala de aula, discussões sobre os temas ambientais trabalhados no livro didático da Coleção Viver, Aprender.Item Ecocereus e as multifunções ecológicas da canga : contribuições para educação ambiental.(2016) Maciel, Jalula Maria Lage; Moreira, Leandro Marcio; Carmo, Flávio Fonseca do; Kamino, Luciana Hiromi Yoshino; Cruz, Luciana Hoffert CastroO modelo de produção a que assistimos desde meados do séc. XVIII, com a revolução industrial, não leva em consideração a finitude dos recursos naturais. Desta forma, a exploração do meio ambiente, não sustentável e que, portanto, não leva em conta a perda do habitat de diversas espécies e o desequilíbrio biológico, precisa ser debatida com todas s esferas da sociedade. Nesta ótica de discussão científica e de causas e efeitos, a escola entra como um setor fundamental, mas para isso necessita de uma pedagogia diferenciada e uma mudança de paradigma no processo de ensinar. Nesse ponto, a Educação ambiental mostra-se como excelente ferramenta para levar os indivíduos a compreenderem o seu papel enquanto parte de uma macro-natureza. Neste trabalho limitaremos a relação homem-natureza no contexto dos campos rupestres ferruginosos ou simplesmente canga, como são mais conhecidos. Localizados na região do Quadrilátero Ferrífero (QF) em Minas Gerais, estão entre os ecossistemas menos conhecidos e os mais ameaçados do Brasil, devido a sua distribuição restrita e associada aos principais depósitos de minério de ferro do país. Este trabalho apresenta as possibilidades didático-pedagógicas do uso da cartilha nomeada “Canga”, para o desenvolvimento de valores e atitudes em prol da conservação e preservação dos campos rupestres ferruginosos. Com a proposta de fazer da cartilha um instrumento de reflexão, um personagem (signo) protagonista da história norteou toda a apresentação das informações, um cacto endêmico de canga (Arthrocereus glaziovii) nomeado como Ecocereus. Trata-se de um Estudo de caso, em associação com análise documental numa abordagem qualitativa, desenvolvida com 37 alunos do 9º ano do ensino fundamental II de uma Escola Municipal do município de João Monlevade - MG. As etapas do estudo incluíram um questionário preliminar investigativo, seguido de distribuição e análise das informações presentes na cartilha, seguido de entrevista semi-estruturada, que permitiu analisar o envolvimento dos alunos com a proposta, bem como a qualidade das respostas dadas pelos mesmos em cada atividade proposta. Com base nos resultados obtidos ficou evidenciado que a cartilha além de ser única na proposta envolvendo a temática, representa uma ferramenta de apoio à prática docente no ensino fundamental, auxiliando no processo de inserção da dimensão ambiental, nas práticas pedagógicas, na construção de conhecimentos e na formação de valores e atitudes conscientes voltados à preservação e conservação desse ecossistema tão importante e ao mesmo tempo desconhecido da população. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The production model that we have seen since the XVIII mid-century, with the industrial revolution, it does not take into account the finiteness of natural resources. Thus, the environmental exploitation, unsustainable and therefore does not take into account habitat loss of many species and the biological imbalance needs be discussed with all s spheres of society. In this light of scientific discussion and causes and effects, the school enters as a key sector, but it needs a differentiated learning and a paradigm shift in the process of teaching. At this point, the Environmental education is shown as an excellent tool to bring individuals to understand their role as part of a macro-nature. This work will limit the man-nature relationship in the context of ferruginous rocky fields or simply sarong, as they are best known. Located in the Iron Quadrangle region (IQ) in Minas Gerais, they are among the least known ecosystems and the most threatened in Brazil, due to its restricted distribution and associated with major iron ore deposits in the country. This dissertation presents the didactic and pedagogical possibilities of using the primer named "Canga" for the development of values and attitudes towards the conservation and preservation of ferruginous rocky fields. With the proposal to make the booklet an instrument of reflection, a character (sign) protagonist of the story has guided the entire presentation of the information, an endemic cactus kanga (Arthrocereus glaziovii) named Ecocereus. This is a case study in association with document analysis in a qualitative approach, developed with 37 students from 9th grade of elementary school of a municipal school in the João Monlevade city - MG. The study's steps included an investigative preliminary questionnaire, followed by distribution and analysis of the information present in the primer, followed by semi-structured interview, which allowed qualitatively analyze the involvement of students with the proposal and the quality of the answers given by them in each proposed activity. Based on the results obtained it evidenced that the primer as well as being unique in the proposal involving the theme, is a teaching practice support tool in elementary school, assisting in the integration of the environmental dimension process in pedagogical practices, in building knowledge and in the formation of values and conscious attitudes aimed at preservation and conservation of this ecosystem so important and at the same time unknown population.Item O ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma investigação nas aulas de Ciências durante o ensino remoto.(2021) Chaves, Ana Camila Penna; Freitas, Cláudia Avellar; claux2601@hotmail.com; Fonseca, Vanessa Avelar Cappelle; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Freitas, Cláudia Avellar.A presente pesquisa foi idealizada a partir da percepção das dificuldades enfrentadas pelas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental para lecionar, por meio de práticas investigativas, os conteúdos das Ciências Naturais. O objetivo foi compreender como as professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental significam o ensino de Ciências com a abordagem didática investigativa, e como poderíamos colaborar para a formação continuada dessas educadoras, oferecendo um material de apoio fundamentado no ensino de Ciências por investigação. Para tanto, apresentamos um levantamento bibliográfico sobre o ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais e fizemos observações em uma escola da rede particular de Belo Horizonte/MG, realizando uma entrevista em grupo com professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental e assistimos às gravações das aulas de uma das professoras em ambiente virtual. A partir dos dados, construímos mapas de eventos das atividades desenvolvidas a partir dos referenciais teórico metodológicos do ensino de ciências por investigação, de ferramentas da perspectiva etnográfica de pesquisa e dos pressupostos da análise do discurso de vertente bakhtiniana. Concluímos que as professoras participantes possuem conhecimentos coerentes com a perspectiva investigativa, no entanto, alguns fundamentos precisam ser apropriados. Deste modo, como produto do Mestrado Profissional propomos um e-book composto por conceitos, teorias e sugestões a respeito do ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais, de forma a contribuir para a formação continuada das educadoras.Item Ensino de parasitoses intestinais em uma sala de aula digital : um espaço compartilhado pela investigação clínica, música e tecnologia.(2023) Gomes Filho, José Vicente Paula; Zama, Uyrá dos Santos; Machado, Evandro Marques de Menezes; uyrazama@ufop.edu.br; evandro@ufop.edu.br; Villani, Fernanda Nobre Amaral; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Machado, Evandro Marques de Menezes; Zama, Uyrá dos SantosA utilização de recursos tecnológicos diversos pelos “nativos digitais”, seja para comunicação, entretenimento, socialização ou até mesmo suporte ou fins educacionais, é cada vez mais comum nos dias de hoje. Embora a tecnologia possa trazer inúmeros benefícios, é importante utilizar essas ferramentas de forma responsável e segura, além de aplicar na aprendizagem. A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), exige uma transformação do processo de ensino-aprendizagem. Sujeitos multitarefas e salas de aula digitais são uma combinação favorável para o pluralismo metodológico, que defende a utilização de diversos procedimentos de ensino, para que a aprendizagem possa atingir maior diversidade de alunos. A pandemia da Covid-19 trouxe muitos desafios educacionais para alunos que ficaram três anos em isolamento social, com isso, a utilização de plataformas digitais pôde contribuir muito para aprendizagem, por serem facilmente por eles manipuladas. O ensino de Parasitologia constitui relevante meio de abordagem objetivando a emancipação do sujeito como agente construtor de novos comportamentos e a educação em saúde perpassa a temática escolhida, por tornar o ambiente escolar propício para disseminar conteúdos que privilegiem ações que visem a saúde o bem estar individual e coletivo, melhorando a qualidade de vida. O objetivo do trabalho foi fazer uma reflexão acerca da utilização de plataformas digitais educacionais, recursos audiovisuais do YouTube®, estudos de casos clínicos e paródias como instrumentos que permitam uma educação dialógica e transformadora no ensino de Parasitologia. Foi produzida uma Sequência Didática, com estratégias de ensino interativas e que utilizam ferramentas pedagógicas tecnológicas. O público alvo desse trabalho são alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola particular em Belo Horizonte, que estão próximos a prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foi concedida aos alunos a autoridade para solucionarem os problemas, tendo que respeitar as opiniões diversas e lidar com as diferenças e, com isso, a análise dos dados foca em mensurar o grau de Engajamento Disciplinar Produtivo dos alunos no decorrer das atividades propostas. Foi observado nos estudantes uma interação, colaboração e cooperação entre eles, tendo em vista que as atividades se mostraram motivadoras, a partir da aplicação de recursos digitais na vida escolar.Item Estratégias para elaboração de avaliações adaptadas para alunos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade : as contribuições da Neurociência à educação inclusiva.(2021) Almeida, Gizele Aparecida de; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Sá, Marcos Augusto de; Zama, Uyrá dos Santos; Cruz, Luciana Hoffert CastroEsta pesquisa buscou descrever e analisar como se dá o processo de elaboração das avaliações escritas para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), inseridos no Ensino Fundamental II (EF II). Para tanto, definiu-se como foco do estudo a avaliação escolar no âmbito da Educação Inclusiva e, como objeto de estudo, a análise dos processos e estratégias de elaboração de avaliações escritas adaptadas às especificidades dos alunos com TDAH, inseridos no EF II. Enquanto produto educacional derivado da pesquisa foi elaborada uma série de podcasts, em formato de áudio e vídeo, que buscou contemplar a relação intrínseca entre o funcionamento cerebral e os processos de aprendizagem, tendo por base as contribuições da Neurociência aplicada à Educação Inclusiva. A escolha, tanto do objeto de estudo quanto do produto educacional objetivou preencher parte da lacuna existente acerca do referencial teórico sobre estratégias de elaboração de atividades avaliativas para tal público, uma vez que a grande maioria da produção científica já existente contempla primordialmente técnicas didático-pedagógicas específicas para a Educação Infantil e séries iniciais do EF I. No geral, tais referenciais pouco abarcam o EF II, período no qual as proposições pedagógicas se tornam mais complexas, tendo em vista a inserção de conteúdos mais abstratos, como cálculos algébricos ou conteúdos de ciências, muitas vezes incorrendo em prejuízo acadêmico para esses discentes em específico. A pesquisa foi realizada com os professores da Escola CESGRA, situada no município de São Gonçalo do Rio Abaixo/MG, e desenvolvida a partir da metodologia qualitativa, com abordagem descritiva. Como referencial teórico, foram adotadas as legislações educacionais nacionais vigentes, em especial as relacionadas à Educação Inclusiva, bem como as obras de Philippe Perrenoud, referentes à avaliação escolar. Como estratégia metodológica, foi utilizada a técnica de triangulação na coleta de dados e o método de Análise de Conteúdo de Bardin, para a análise dos dados. Com efeito, ao final dessa análise, os resultados obtidos permitiram descrever de forma relevante como se dá o processo de elaboração de avaliações escritas para alunos com TDAH do EF II, com conseguinte análise da correlação entre estes e as possíveis contribuições da Neurociência aplicada à Educação Inclusiva. Tais resultados foram compilados em uma sequência de episódios de podcast (em formato de vídeo e áudio), a serem disponibilizados em canais de mídias sociais sob o título “Compreendendo o TDAH”. Tal conteúdo foi elaborado a partir da técnica metodológica de transposição didática, de modo a oferecer aos educadores, de forma clara e objetiva, estratégias didático-pedagógicas que possam auxiliá-los na elaboração de avaliações escritas para alunos com TDAH do EF II, à luz da teoria neurocientífica.Item Formação continuada de professores de Ciências : o ensino por investigação como estratégia pedagógica para promover a alfabetização científica.(2023) Lopes, Rosângela Silvia Vital; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Barros, Marcelo Diniz Monteiro de; Zama, Uyrá dos Santos; Cruz, Luciana Hoffert CastroA área de Ciências da Natureza detém o compromisso com a alfabetização científica. Esta temática visa contribuir para que os alunos alcancem um novo olhar sobre o mundo que os cercam e façam escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum. Este trabalho resulta da aplicação de um minicurso on-line assíncrono para duas professoras de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ipatinga-MG. Ele foi intitulado Alfabetização científica na prática e corresponde ao produto educacional produzido. Durante o minicurso foram aplicados questionários mistos, dos quais as respostas comporam os dados deste trabalho, sendo estes analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016). Este estudo apresenta abordagem qualitativa e natureza aplicada à educação. Ele é classificado como exploratório quanto aos objetivos e, quanto aos procedimentos, é um estudo de caso. O objetivo selecionado para este trabalho foi: promover a formação continuada de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental e auxiliá-los na promoção da alfabetização científica em suas aulas. O referencial teórico elucidou sobre: a formação continuada de professores, o ensino de Ciências e a alfabetização científica e, o ensino por investigação. Como resultados, emergiram 5 categorias: curso de formação continuada para professores, ensino de Ciências, tipologia de conteúdos, alfabetização científica e ensino por investigação. Analisamos que o minicurso foi importante para o repensar das duas professoras sobre suas aulas e para a aplicação da alfabetização científica e do ensino por investigação. Além disso, percebemos que a inclusão de mais exemplos da aplicação das metodologias na sala de aula é um ponto a ser aperfeiçoado em futuras pesquisas.Item A formação continuada de professores em tempos da pandemia do COVID-19 : contribuições da neurociência aplicada à educação.(2022) Gomes, Larissa Layane; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Cruz, Luciana Hoffert CastroA necessidade de formação continuada de professores é uma questão emergente, apresenta- da como uma das metas a serem cumpridas pelo Plano Nacional de Educação vigente. O presente artigo apresenta o curso colaborativo denominado Multiplicadores, uma formação continuada de professores, que ocorreu durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia do COVID-19. As aulas e discussões abordaram temas sobre Neurociência e Educação, Ensino e Aprendizagem no contexto da pandemia, com propósito de promover uma reflexão sobre a prática docente em regime de ensino remoto. Para coleta de dados, foram utilizados questionários; estes foram analisados segundo o método de Análise de Conteúdo proposto por Laurence Bardin. Os resultados demonstraram que, mesmo diante de todos os desafios da profissão docente, os professores participaram ativamente do curso, analisaram de forma crítica a sua atuação profissional e discutiram sobre a importância da valorização do trabalho.Item Formação continuada de professores em tempos de pandemia : contribuições da neurociência para a educação.(2021) Gomes, Larissa Layane; Cruz, Luciana Hoffert Castro; luhoffert@ufop.edu.br; Bortoletto, Adriana; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Cruz, Luciana Hoffert CastroA necessidade de formação continuada de professores é uma questão emergente, apresentada como uma das metas a serem cumpridas do Plano Nacional de Educação vigente. Uma das áreas de pesquisa educacional que pode contribuir para os processos de capacitação de docentes é a neurociência. As pesquisas da neurociência na educação atuam de forma a auxiliar o educador a compreender o funcionamento do cérebro, e, portanto, como seus alunos aprendem. Logo, a junção de neurociências na educação pode trazer ganhos significativos para os professores. Neste sentido, o presente trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de natureza participante sobre a formação continuada de professores em neurociências para a educação no contexto da pandemia da COVID-19. A pesquisa teve como objetivo geral: descrever e analisar as percepções dos professores de Nova Era, Minas Gerais, participantes do Curso Multiplicadores do Universidade das Crianças, sobre como o estudo das neurociências para a educação pode contribuir para a prática docente. O curso iniciou em setembro de 2020 e seu término ocorreu em abril de 2021. Ao todo foram desenvolvidas 16 aulas gratuitas no decorrer de 6 meses, sendo cada aula disponibilizada quinzenalmente em uma plataforma online. Como instrumento de constituição de dados foram utilizados questionários, que foram analisados utilizando- se do método de Análise de Conteúdo de Bardin. Os estudos sobre neurociências e educação oferecidos ao longo do curso, levaram os docentes a refletir sobre a sua aplicação prática no ensino aprendizagem dos seus alunos, e em situações cotidianas. Com efeito, ao final dessa análise, os resultados obtidos permitiram inferir que a neurociência se manifesta no cotidiano profissional e pessoal dos professores. Entretanto, nota-se que muitos professores gostariam de ter se dedicado mais aos estudos relacionados ao curso, e que o excesso de tarefas decorrentes da pandemia e fatores externos acabaram por prejudicar a sua dedicação à formação. Ainda que a formação continuada em tempos de pandemia seja um desafio para a rotina docente, observou-se que a grande maioria dos professores conseguiu concluir o curso com êxito e relatou um bom estado de saúde mental. A partir do desenvolvimento do Curso Multiplicadores, foi elaborado um e-book como material didático e instrucional para a consulta de professores que buscam compreender sobre a neurociência e educação.Item Formação continuada de professores nas perspectivas das neurociências e da educação inclusiva.(2019) Pessoa, Fernanda Fonseca Torres; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Sá, Marcos Augusto de; Zama, Uyrá dos Santos; Cruz, Luciana Hoffert CastroO atendimento educacional às pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs), ganha cada vez mais destaque no cenário educacional e na legislação brasileira. A NEE mais comum encontrada nas salas de aula é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que se caracteriza pelo padrão persistente de hiperatividade, impulsividade e/ou desatenção. Embora a inclusão desses alunos seja assegurada na rede regular de ensino, sua prática é insatisfatória, principalmente pelo despreparo dos docentes. Nos últimos tempos, as neurociências se apresentam como uma importante aliada para a educação, já que o processo de ensino-aprendizagem envolve além do cognitivo, diversas emoções. Neste sentido, este estudo buscou verificar a importância da formação continuada dos professores, nas perspectivas das neurociências e da educação inclusiva, e sua contribuição para realidade vivenciada na sala de aula. Para isso promoveu um grupo focal com 15 professores dos anos finais do Ensino Fundamental, elaborando, a partir das discussões desse encontro, dois produtos educacionais: o Curso de Formação de Professores, transformado em vídeo-aula, e a cartilha sobre a contribuição das Neurociências para o processo inclusivo, instrumento para auxílio e atualização docente. Os participantes responderam ainda, a um questionário de satisfação, verificando a relevância da capacitação do professor, na perspectiva do docente. Os dados obtidos neste estudo demonstraram que a compreensão dos professores sobre os temas: educação inclusiva, TDAH e neurociências, melhoraram, significativamente, após a participação da formação continuada. Segundo avaliação dos próprios docentes, o conhecimento anteriormente insatisfatório ou pouco satisfatório transformou-se em satisfatório e muito satisfatório. Os produtos educacionais se destacaram como importantes ferramentas para os professores, melhorando não apenas o conhecimento docente como ainda promovendo uma reflexão desses profissionais quanto à necessidade de adoção de novas e diversificadas metodologias. Desse modo, há a promoção e favorecimento da aprendizagem a todos os alunos, independente se possuem ou não alguma NEEs, sendo este, um importante começo para a implantação do ensino inclusivo.Item Implicações da neurociência cognitiva na prática pedagógica de professores de biologia.(2016) Galvão, Sirlandia Kelis Pereira Agra; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Franco, Marco Antônio Melo; Guerra, Leonor BezerraA neurociência cognitiva vem despontando como uma ciência que oferece suporte científico à ciência da educação, pois objetiva aspectos inerentes ao cérebro humano como a recepção de informações, seu processamento e armazenamento na memória, dentre outros. O professor atua corriqueiramente intervindo na neurobiologia dos estudantes por meio de procedimentos pedagógicos que podem resultar em modificações eletroquímicas transitórias ou permanentes, concernentes às informações adquiridas. A aprendizagem é o ponto de interseção entre a Educação e as Neurociências. No âmbito escolar, ao receber uma informação, por meio do sistema sensorial, o cérebro do aluno se modifica bioquimicamente, a fim de estabelecer uma comunicação interneuronal. O conhecimento é materializado no córtex cerebral, mas nem todos os estímulos externos são armazenados. O cérebro prioriza padrões significativos; as informações processadas como importantes são armazenadas e o grau de importância varia de indivíduo para indivíduo. Para que as intervenções pedagógicas sejam mais assertivas é importante que o professor se aproprie de como o cérebro humano recepciona informações, processa e armazena na memória. Esse trabalho de abordagem qualitativa se dedicou a analisar sob as perspectivas da neurociência cognitiva os procedimentos pedagógicos de três professores de biologia, bem como as contribuições da neurociência para o setor educacional. Com a aplicação de um pré-teste de sondagem foi possível aferir que os professores apresentaram pouco ou nenhum conhecimento sobre o cérebro e seus mecanismos de aprendizagem. Após observações das aulas expositivas, foi produzido um minicurso virtual sobre as bases neurocientíficas do processo ensino e aprendizagem, que abordou também os conhecimentos sobre o funcionamento cerebral, noções sobre emoções e plasticidade cerebral, enfatizando as estratégias docentes que podem potencializar a aprendizagem e aplicado na modalidade semipresencial para os professores envolvidos na pesquisa. Os professores foram, então, sondados por meio de um questionário pós-teste. Os resultados indicaram que houve receptividade do tema e os professores em unanimidade confirmaram a aplicabilidade dos preceitos tratados no minicurso e predisposição em adotar os procedimentos respaldados pelos princípios da aprendizagem cerebral. Dessa forma compreende-se que as pesquisas em neurociência cognitiva podem trazer uma contribuição efetiva para o contexto educacional.Item Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria.(2019) Amaral, Wellington Geraldo Lima; Souza, Gilmar Pereira de; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Souza, Gilmar Pereira de; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Ferry, Alexandre da SilvaAs atividades lúdico-pedagógicas são ferramentas que colaboram no estímulo dos educandos à apreciação de conteúdos ao mesmo tempo em que se tornam atividades de prazer. O equilíbrio desses papéis torna essa estratégia viável ao ambiente escolar. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, buscou investigar as contribuições do jogo Ambientalista Global como intervenção pedagógica para a abordagem do conteúdo cálculo estequiométrico. A presente pesquisa foi realizada em duas escolas da rede privada de ensino, localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais, para 42 alunos da 1ª série do Ensino Médio. A temática abordada, cálculo estequiométrico, foi escolhida por se tratar de um conteúdo considerado difícil de compreensão pelos alunos, e o instrumento utilizado foi o jogo, por ser considerado uma estratégia diferenciada. No primeiro momento da pesquisa foi elaborado o jogo, com regras, layout adequado e componente necessário. O segundo momento constitui na apresentação e aplicação do jogo aos alunos. O Engajamento Disciplinar Produtivo, nesta etapa, foi avaliado pelas contribuições que o jogo proporcionou. Para a coleta de dados foram realizadas gravações em vídeo, fotografias, registros em caderno de campo e aplicação de questionários. Esses envolviam questões de apreciação da atividade lúdica como pertinente na revisão de conteúdo e de validação do jogo como instrumento educacional. Num terceiro momento,os dados foram analisados por meio da técnica de Análise Textual Discursiva. A ênfase desta pesquisa encontra-se na verificação das contribuições do jogo Ambientalista Global com relação à revisão e aplicação do conteúdo cálculo estequiométrico em questões- problema. Os resultados das análises permitiram deduzir que o jogo Ambientalista Global apresenta-secomo um potencial instrumento recursivo para a aprendizagem desse conteúdo.Item A música como estratégia educacional no processo de formação inicial de professores : uma sequência didática como ferramenta pedagógica pluralista para o ensino e aprendizagem de biologia.(2018) Costa, Fernando Vieira; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Vilela, Luciano Rezende; Moreira, Leandro Marcio; Cruz, Luciana Hoffert CastroSabe-se que discentes apresentam heterogeneidade sociocultural e cognitiva que precisa ser considerada quando se pretende alcançar sucesso em seus processos de aprendizagem. Nesse sentido, torna-se necessária uma proposta metodológica pluralista, na qual a música pode funcionar como mediadora de acesso ao conhecimento e, mais especificamente, na formação de futuros professores. A presente pesquisa de cunho qualitativo foi realizada na Universidade Federal de Ouro Preto. Participaram 40 alunos do segundo período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Foi aplicado um questionário pré-teste com questões objetivas de sondagem afim de verificar qual o perfil de inteligência da turma participante de acordo com a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner. Como já era esperado, observou-se que a inteligência predominante no grupo participante foi a naturalista, seguida das inteligências intrapessoal e interpessoal. Posteriormente, a turma elegeu temas da Biologia considerados de difícil assimilação; tais temas foram trabalhados a partir de vídeo-aulas e grupos de discussão, levando em consideração o destaque da inteligência interpessoal. Em seguida, foram elaboradas pela turma duas letras de paródias musicais, cujo conteúdo abordou os temas escolhidos e considerados de difícil aprendizagem. Após a elaboração das paródias, foi aplicado um questionário pós-teste, com o objetivo de verificar a percepção dos participantes a respeito do uso da música em práticas de ensino. Mesmo sem evidência para inteligência musical, o grupo concordou unanimemente com o uso de recursos culturais e tecnológicos para o ensino de ciências. 60% relatou que utilizaria a música em suas futuras práticas pedagógicas. Conclui-se que a música se constitui como uma ferramenta pedagógica pluralista de fácil acesso, com grande aceitabilidade e que pode influenciar positivamente no processo de formação de professores e no ensino e aprendizagem de biologia.