Browsing by Author "Dias, Daniela Rodrigues"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
Item Multiletramentos e usos das TDIC : um estudo de caso do IFMG campus Ouro Preto – MG.(2015) Dias, Daniela Rodrigues; Corrêa, Hércules TolêdoEsta pesquisa tem como objetivo geral compreender o olhar do aluno em relação aos Multiletramentos e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC; e como objetivos específicos identificar seus usos pedagógicos em sala de aula; os usos das TDIC no cotidiano dos alunos dentro e fora da escola e contribuir para a utilização das TDIC de forma integrada ao conteúdo curricular. A pesquisa enfatiza a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, mais especificamente a realidade dos alunos de dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, inseridos no contexto da disciplina de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Ouro Preto. A fundamentação teórica é embasada nos estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas de Linguagens (Letramentos e Multiletramentos), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e Educação, mais especificamente a Educação Profissional Técnica de Nível Médio - EPTNM. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que utiliza o estudo de caso e a pesquisa-intervenção como procedimentos metodológicos. A investigação adota os procedimentos de coleta de dados concebidos por essa abordagem, tais como a observação em sala de aula, entrevista semiestruturada com os professores e alunos participantes e aplicação de questionário aos alunos. Os dados coletados evidenciam que, apesar de as TDIC terem uma forte presença no cotidiano dos alunos, elas têm sido pouco exploradas dentro da sala de aula e que os alunos acreditam na contribuição das TDIC no ensino-aprendizagem. Os dados coletados também apontam para a importância do desenvolvimento dos Multiletramentos e usos das TDIC através de projetos integrados com o conteúdo curricular da disciplina, proporcionando aos professores formas efetivas de se trabalhar conteúdos relevantes e aos alunos o desenvolvimento da autonomia e da criatividade, por meio de trabalhos em equipe, pesquisas e seleções de informações. Espera-se que essa pesquisa possa subsidiar o trabalho do professor e da equipe escolar em alguns de seus desafios cotidianos, além de contribuir para o debate sobre os Multiletramentos e usos das TDIC no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, fomentando a compreensão do olhar do aluno e possibilitando a colaboração e o diálogo entre todos os envolvidos.Item Multiletramentos e usos das tecnologias digitais da informação e comunicação com alunos de cursos técnicos.(2016) Corrêa, Hércules Tolêdo; Dias, Daniela RodriguesEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com professores e alunos de dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, inseridos no contexto da disciplina de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Ouro Preto. A pesquisa buscou identificar os usos pedagógicos dessas tecnologias digitais em sala de aula; os usos no cotidiano dos alunos, dentro e fora da escola, bem como contribuir para a utilização das TDIC de forma integrada ao conteúdo curricular. Fundamentamos-nos teoricamente nos estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas dos letramentos, multiletramentos e das TDIC. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que utilizou o estudo de caso e a pesquisa-intervenção como procedimentos metodológicos. Os dados coletados evidenciam que as TDIC, com forte presença no cotidiano dos alunos, têm sido pouco exploradas dentro da sala de aula, apesar de os alunos acreditarem na sua contribuição para o ensino-aprendizagem das diferentes disciplinas. Os dados coletados também apontam para a importância do desenvolvimento dos multiletramentos e usos das TDIC por meio de projetos integrados com o conteúdo curricular, proporcionando aos professores formas efetivas de trabalhar conteúdos relevantes e aos alunos o desenvolvimento da autonomia e da criatividade, com trabalhos em equipe, pesquisas e seleções de informações.Item Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência.(2022) Corrêa, Hércules Tolêdo; Dias, Daniela Rodrigues; Martins, Nair Prata MoreiraTendo como premissa os estudos de Freire (2013), Menezes e Quintanilha (2009), Alves e Lopes (2019) e Avelar, Prata e Martins (2018), que investigaram as dinâmicas envolvendo o podcast e suas aplicações, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), inseridos no contexto de duas disciplinas, modalidade EaD, relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos. A pesquisa buscou analisar a importância do recurso tecnológico podcast (incluindo o videocast) para o ensino e aprendizagem. Justifica-se a escolha por esta temática tendo em vista o contexto tecnológico em que se encontram os alunos e a possibilidade que a educação a distância tem de usar conteúdo digital disponível na rede. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo on-line. Os dados foram coletados a partir de um questionário desenvolvido via Google Forms, aplicado aos discentes e analisados de forma descritiva e analítica. Os resultados indicam que a maioria dos alunos assistem a vídeos na internet, e uma parcela menor também ouve podcasts. Os dados também evidenciam que os podcasts ainda estão se popularizando, pelo menos entre os usuários da amostra. Os resultados ainda demonstram a importância dos vídeos e podcasts como instrumentos educativos, principalmente na integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC no ensino presencial e o aproveitamento de recursos disponíveis na rede de computadores para a educação a distância, capazes de promover o aprendizado.