Browsing by Author "Fernandes, Talita Almeida"
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Item Avaliação das necessidades de treinamento : uma metassíntes.(2015) Silva, Angélica Maria da; Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque; Fernandes, Talita AlmeidaA elaboração e implementação de um programa de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos que permita a flexibilização das organizações frente às constantes exigências dos ambientes interno e externo são alguns dos principais objetivos das organizações que buscam a sua sobrevivência e manutenção de seu capital intelectual. Para tal, é necessário saber identificar as necessidades de treinamento na empresa. Desenvolver esse diagnóstico não é tarefa simples. Tal tema tem sido alvo de estudos acadêmicos e mercadológicos, buscando estruturar um sistema de Análise de Necessidades de Treinamento (ANT). Uma análise desses modelos propostos revela uma dissonância entre os estudiosos. A fim de alcançar esse objetivo, foi realizada uma metassíntese segundo os critérios estabelecidos por Hoon (2013). A identificação dos modelos se deu por meio de uma pesquisa bibliométrica nos anais dos eventos EnANPAD e EnGPR dos anos de 2003 a 2014, bem como nas edições do mesmo período dos periódicos classificados no espectro A1-B2, considerados os de maior impacto pelo sistema Qualis Capes. Acredita-se que esta pesquisa contribui para a compreensão da área de gestão de pessoas como estratégica nas organizações, através da sistematização de seus processos e otimização dos seus indicadores de resultados.Item Da economia solidária à formação crítica em administração : um relato de experiência pedagógica.(2016) Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque; Fernandes, Talita Almeida; Ferreira, Pamella Thais Magalhães; Santos, Flávia Carolini Pereira dosEste trabalho reúne relatos de uma experiência pedagógica de alunos de administração da Universidade Federal do Ouro Preto, envolvendo a economia solidária, realizados em projeto de extensão em parceria com a NuCat e a Samarco Mineração. O projeto de Economia Solidária é formado por associações constituídas por mulheres de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto – MG. Esses relatos utilizam-se da pesquisa-ação de bolsistas do projeto na coleta e interpretação de dados que conduzem a uma interpretação conjugada com a ação, culminando no desenvolvimento da consciência crítica. O objetivo deste trabalho é mostrar como a economia solidária pode se comportar como um alicerce para a Pedagogia Crítica e como ela é capaz de possibilitar que os alunos sejam senhores da sua própria formação. As conclusões desta pesquisa indicam a economia solidária como um afluente para uma formação orientada para a transformação do meio, baseada em sentimentos humanísticos, tornando a sociedade mais justa, democrática e igualitária.Item Universidade Federal e políticas públicas no Brasil : análises sobre o Reuni.(2018) Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque; Fernandes, Talita Almeida; Pereira, Jussara Jéssica; Maranhão, Roberto Kaehler de AlbuquerqueEsta pesquisa de caráter qualitativo, descritivo, se propôs a compreender qual a contribuição, ainda que inicial, do programa Reuni para a democratização do acesso ao ensino superior, nas universidades federais no Brasil. A pesquisa avaliou informações textuais e apresentações gráficas, que se referiam: a) Número de matrículas criadas pelo programa Reuni; b) Número de vagas criadas pelo programa Reuni; e c) Recursos financeiros disponibilizados aos programas Reuni e Expansão, informações estas disponibilizadas pelos órgãos do Poder Executivo Federal. De fato, houve grande expansão da educação pública superior no Brasil após a implantação do Reuni, os resultados apresentam um aumento de cerca de 30% no número de matrículas de2003 a 2009, um aumento de cerca de 70% no número de vagas criadas pelo Reuni no mesmo período, e de 2005 a 2009 um aumento de 90% nos recursos financeiros disponibilizados. Todavia, essa melhora não impactará na melhoria educacional, enquanto não houver processo de construção e desenvolvimento do discente. É preciso construir uma visão mais completa da qualidade da educação superior no Brasil e, para tanto, deve-se considerar variáveis como estrutura física das Universidades, grade curricular e projetos pedagógicos dos cursos, além da constituição do corpo docente.