Browsing by Author "Giordan, Marcelo"
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Item A apropriação do gênero de divulgação científica pelas crianças: fragmentos de um percurso.(2016) Almeida, Sheila Alves de; Giordan, MarceloThe purpose of this study is to understand which textual skills children appropriate in interactive situations with science communication texts. For this, oral and written texts were analyzed where children expressed their understanding about a scientific concept. The theoretical and methodological perspective of the analysis draws on the Bakhtin’s conceptions of verbal interaction and in the micro genetic analysis. Scenes of work from science classes were recorded. The participants were 9-10 years-old children who attended the 4th year of a public elementary school in Belo Horizonte. The analysis of both the episodes and the texts produced by the children showed that the interaction with science communication texts provided to children starting to read an opportunity to appropriate textual skills reflected on the speech and writing during a science class to be closer to the knowledge produced from science communication texts. However, it was observed that such process does not occur spontaneously, since it is necessary that the educational context provides support to work with the language, instead of only talking about it. Therefore, science communication texts may enable to express the knowledge, the appropriation of strategies and textual skills along with the ability of using an explanatory language.Item Características do discurso de divulgação científica : implicações da dialogia em uma interação assíncrona.(2017) Lima, Guilherme da Silva; Giordan, MarceloApresentamos nesse ensaio uma reflexão teórica com o objetivo de examinar as implicações da dialogia em caso de interações assíncronas na divulgação científica (DC), quando comunicada pela escrita. Para tanto, problematizamos a questão da assincronia e pautamos nossas análises no conceito de dialogia proposto pelo círculo de Bakhtin. Em nossa discussão destacamos duas dimensões da dialogia presentes nas interações promovidas pela DC e nos seus enunciados, que chamamos de relações discurso-objeto e discurso-réplica. Por fim, apresentamos exemplos de interações que ocorrem por meio da seção cartas dos leitores da revista Ciência Hoje, bem como de trechos de dois artigos de DC, publicados pelo Instituto Ciência Hoje e pelo G1, em que é evidente a antecipação de réplica.Item Da reformulação discursiva a uma práxis da cultura científica : reflexões sobre a divulgação científica.(2021) Lima, Guilherme da Silva; Giordan, MarceloAbordam-se as principais interpretações usadas para compreender a divulgação científica como reformulação do discurso científico e como um gênero discursivo próprio. Ambas as interpretações são analisadas criticamente, uma vez que as características do discurso de divulgação científica não são equivalentes aos parâmetros para a tradução, nem compatíveis com os critérios para compreendê-lo como um gênero discursivo próprio. Por fim, ressalta-se que a divulgação científica deve ser compreendida como práxis objetivada por atividades desenvolvidas em meio a diversas esferas de criação ideológica.Item Discursos que circulam na correção de um questionário : sentidos e significados.(2012) Almeida, Sheila Alves de; Giordan, MarceloEste trabalho analisa o uso do questionário em uma aula de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Ao investigar a aula, compreendemos o questionário como um gênero escolar pertencente a práticas institucionalizadas que envolvem alunos e professores a partir de contratos tácitos que vinculam as duas pontas na interação, numa incessante tarefa de produção de sentido a partir do querer dizer do professor e do que é interpretado pelos alunos. Baseado em estudos sobre esse gênero, foram analisados três episódios distintos que contemplam diferentes fases da correção de um questionário. Num primeiro momento, os papéis desempenhados por professora e alunos e o lugar social de onde falam, ouvem e agem é bem marcado. No segundo evento, identificamos que no processo de correção do questionário, a linguagem não se apresenta ordenada. Como produto do incessante leva e traz, o discurso resiste a uma sistematização rígida. No último evento, identificamos que mesmo com as opressões hierárquicas, as palavras circulam. Assim, partindo dos pressupostos bakhtinianos, a questão fundamental presente neste artigo é a discussão da natureza dialógica do questionário.Item A produção discursiva em aulas de ciências por meio da divulgação científica : o caso do uso do discurso direto.(2020) Giordan, Marcelo; Lima, Guilherme da SilvaEste trabalho apresenta uma investigação acerca do papel da divulgação científica na produção discursiva da cultura científica e tecnológica em sala de aula com o objetivo de compreender o uso do discurso direto pelo professor de Ciências em situações formais de ensino. O trabalho analisa um caso em que um professor de Ciências do 9o ano do Ensino Fundamental utiliza um livro de divulgação científica, “Bilhões e Bilhões”, de Carl Sagan, para explicar e contextualizar a notação científica em uma sequência didática que abordou o micro e o macrocosmo. O arcabouço teórico-metodológico se fundamentou nas contribuições de Bakhtin e do círculo. As análises foram baseadas numa abordagem qualitativa, que pode ser classificada como estudo de caso, selecionada a partir de um conjunto de sequências didáticas produzido em um curso de especialização em Ensino de Ciências. Os resultados indicaram uma produção enunciativa híbrida que aproximou esferas de criação ideológicas distintas (divulgação científica e educação científica) para contemplar um propósito específico que foi determinado pelo professor, além de um entrelaçamento diversificado entre o discurso de divulgação científica e o discurso científico escolar.