Browsing by Author "Gomes Neta, Beatriz Latini"
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Item Os nomes de escolas públicas na cidade de Mariana : microtoponímia urbana.(2016) Gomes Neta, Beatriz Latini; Rocha, Ana Paula Antunes; Seabra, Maria Cândida Trindade Costa de; Menezes, William Augusto; Andrade, Francisco Eduardo deA presente pesquisa teve como objetivo geral realizar um estudo abrangente sobre as motivações dos nomes de todas as escolas públicas situadas na cidade de Mariana/MG, incluindo seus distritos e subdistritos. Delimitamos “escolas públicas” apenas como instituições de ensino gratuito de educação básica: Educação Infantil (1o ao 5o ano), Ensino Fundamental (6o ao 9o ano) e Ensino Médio (1o ao 3o ano). Partindo da observação de que é prática social nomear os espaços físicos em qualquer cidade, e também pelo fato de estarmos envolvidos com o universo escolar de Mariana, nos propusemos a realizar este estudo. Recorremos, entre diversas fontes teóricas, à Toponímia: ciência que investiga os nomes próprios de lugares. Essa é uma área científica da linguagem, ao mesmo tempo específica, por se valer das nomeações espaciais como objeto de pesquisa, e transdisciplinar, por dialogar intimamente com outros ramos do saber científico como a História, a Geografia, a Antropologia entre outros. Dessa forma, em uma investigação interdisciplinar por natureza, fizemos a análise dos trinta e dois nomes de escolas públicas presentes no município, examinando mais detidamente três delas. Sistematizados os dados, foi possível constatar que a maioria dos topônimos escolares são Axiotopônimos, ou seja, topônimos relativos aos títulos e dignidades de que se fazem acompanhar os nomes próprios individuais. Títulos eclesiásticos como Padre, Dom, Monsenhor, Cônego foram os mais comuns, todos em homenagens ao clero da Igreja Católica de Mariana. A cidade é sede de uma Arquidiocese importante no cenário religioso brasileiro e seus integrantes sempre estiveram envolvidos e muito contribuíram com a educação em Mariana, apesar dos conflitos existentes na relação entre Igreja, sociedade e Estado. Com o estudo, foi possível constatar que cada topônimo escolar carrega em si a história do lugar, repleto de significado social, memórias individuais e coletivas. Contudo, o significado e as motivações de cada nome, no presente, muitas vezes, se parecem perdidos no tempo e na memória das pessoas. Trabalhos como este contribuem para o resgate dessa memória.