Browsing by Author "Jorge, Rodrigo de Almeida"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
Item Atividades baseadas na robótica educacional e a aprendizagem de conceitos de cinemática.(2021) Jorge, Rodrigo de Almeida; Pagliarini, Cassiano Rezende; Carvalho, Edson José de; Vieira, Rui Manoel de Bastos; Lima, Guilherme da Silva; Pagliarini, Cassiano Rezende; Carvalho, Edson José deEste trabalho investigou se as atividades que utilizavam os “kits” de robótica tinham o potencial de favorecer a aprendizagem de conceitos de Física. Exploramos a cinemática, por considerar que a sua abordagem em sala de aula se deu de maneira, quase que exclusivamente, expositiva e com poucas atividades experimentais, o que poderia ser um indicador de dificuldades com o conteúdo. Propusemos atividades experimentais com o uso da robótica como uma alternativa metodológica para amenizar essas questões e visando melhorar a aprendizagem, além de apontar as potencialidades da ferramenta. Observamos e analisamos atividades de aulas práticas utilizando os “kits” de robótica da “LEGO” em turmas do 1º ano do Ensino Médio, numa escola da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que dispõe de um laboratório de robótica. Elaboramos atividades com esses “kits” norteadas por uma abordagem CTS, procurando aproximar teoria do cotidiano dos estudantes e provocar discussões. Como apoio para a análise dos dados foi usada a Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, que estuda a gênese dos conceitos por meio das interações sociais entre os sujeitos. Concluímos que a interação entre os alunos e o professor, mediadas pela linguagem e com apoio nas ferramentas robóticas foram importantes para o desenvolvimento e possibilidade de aprendizagem. Verificamos que a robótica se caracterizou como uma importante ferramenta técnica de apoio na mediação do processo de ensino-aprendizagem por meio da linguagem nas interações sociais. Desta forma, o trabalho contribui para a pesquisa na área da Robótica Educacional, pois ao evidenciar suas potencialidades, ressaltamos a relevância do tema no desenvolvimento de atividades práticas.