Browsing by Author "Ladeira, Marcelo Bronzo"
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Item Contribuição do método Analytic Hierarchy Process (AHP) para auxílio ao processo decisório de terceirizar ou internalizar atividades no contexto de uma Empresa de Base Tecnológica.(2013) Reis, Luciana Paula; Ladeira, Marcelo Bronzo; Fernandes, June MarquesA definição de um modelo de negócio exige, entre outras decisões, a estruturação da cadeia de valor de organizações nascentes. Essa estruturação depende, por sua vez, da decisão de terceirizar ou internalizar conjuntos de processos e suas respectivas atividades. Essa decisão, fundamentalmente estratégica, demanda uma definição correta das atividades que efetivamente agregam valor ao negócio, sendo desejável, portanto, uma metodologia capaz de auxiliar o gestor no processo de tomada de decisão. Este artigo tem como objetivo propor um processo de auxílio à decisão de terceirizar ou internalizar atividades no contexto de uma Empresa de Base Tecnológica (EBT), utilizando-se da estratégia de pesquisa-ação associada aos métodos do Processo Analítico Hierárquico (Analytic Hierarchy Process / AHP) e da técnica de grupo focal. O estudo apresenta como resultado a estruturação do processo decisório e de critérios relevantes para a identificação de atividades a serem internalizadas pela EBT.Item Contribuições ao processo de planejamento de negócio para geração de empresas de base tecnológica de origem acadêmica (EBTS de OA).(2014) Reis, Luciana Paula; Cheng, Lin Chi; Ladeira, Marcelo Bronzo; Fernandes, June MarquesO Processo de Planejamento do Negócio (PPNeg) pode ser considerado uma iniciativa na orientação e forma como deve ser gerenciada a transição de uma tecnologia para o produto e a configuração inicial de um negócio. Pode-se destacar esse aspecto como uma das condições para um alinhamento mais assertivo do posicionamento mercadológico de Empresas de Base Tecnológica de Origem Acadêmica (EBTs de OA). Nesse contexto, o artigo tem como objetivo descrever o PPNeg e as mediações existentes entre esse e o Processo de Planejamento Tecnológico (PPTec) de EBTs, particularmente daquelas de origem acadêmica. A pesquisa investigou 29 projetos de universidades mineiras, concentrando-se em organizações nascentes. A partir da utilização da estratégia de pesquisa-ação, métodos e técnicas de gestão de desenvolvimento de produtos e princípios da gestão de operações, os pesquisadores identificaram as decisões tomadas ao longo das fases do planejamento, procurando compreender as relações entre o planejamento de negócio e o planejamento tecnológico das respectivas EBTs. Como contribuição percebe-se o aporte de uma metodologia, representada em um pictograma, capaz de orientar pesquisadores e gestores na definição de seus modelos de negócio e estruturação inicial das estratégias de operações. Como limite ao seu alcance, destaca-se o fato do estudo não ter se aprofundado na identificação dos recursos envolvidos na consolidação dos modelos de negócios dessas organizações e por não explorar as restrições enfrentadas pelas equipes empreendedoras ao longo do processo de consolidação dos novos negócios dessas EBTs.Item Processo decisório de auxílio à definição de posicionamento mercadológico.(2012) Reis, Luciana Paula; Ladeira, Marcelo Bronzo; Cheng, Lin Chi; Correa, Felipe Dolabela; Israel, Mário SantiagoDentre as várias decisões a serem tomadas para a definição do modelo de negócio durante o surgimento de Empresas de Base Tecnológica (EBT) de Origem Acadêmica (OA) encontra-se a definição do posicionamento mercadológico. A decisão quanto ao posicionamento adotar consiste em decisões mercadológicas para indicar o lugar que a empresa, a marca e seus produtos ocuparão em uma dada indústria e para determinar o segmento de mercado que trará retornos significativos. A tomada de decisão para a definição do posicionamento mercadológico pode ser orientada pela aplicação de métodos como o Analytic Hierarchy Process (AHP), método de auxilio à tomada de decisão baseado em analise de multicritérios hierarquizados. Assim, o presente estudo tem como objetivo estruturar um processo de auxilio à tomada de decisão para a definição do posicionamento mercadológico a ser adotado por uma EBT que deseja explorar uma tecnologia de descontaminação de efluentes da indústria farmacêutica. A estratégia metodológica utilizada foi a pesquisa-ação. Foi também aplicada a técnica de grupo focal para o levantamento e analise dos dados coletados que alimentaram a estrutura do método AHP. Dessa forma, foi possível definir um posicionamento mercadológico para explorar a tecnologia desenvolvida. Como resultado da pesquisa, espera-se identificar critérios relevantes que possam contribuir para a estruturação de um processo de tomada de decisão para a escolha do posicionamento mercadológico das empresas, posicionamento este importante para a diferenciação do negocio e obtenção de vantagens competitivas.