Browsing by Author "Lins, Vanessa de Freitas Cunha"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
Item Análise dos processos de degradação e o uso de Prototipagem Rápida na restauração de acervo histórico de prata.(2017) Silva, Maria Luiza Seixas de Souza e; Assis, Paulo Santos; Figueiredo Junior, João Cura D'Ars; Assis, Paulo Santos; Lins, Vanessa de Freitas Cunha; Krüger, Paulo Gustavo von; Pinto, Maria AparecidaA prata é um dos oito elementos químicos classificados como metais nobres em função da sua resistência à corrosão. Porém, objetos históricos produzidos com ligas de prata reagem ao ambiente e às condições de uso. Os mecanismos de deterioração desencadeados, as intervenções sofridas ao longo dos anos são pouco estudadas e as pesquisas dos processos metalúrgicos do acervo metálico de Minas Gerais são incipientes. Por isso a caracterização do metal que compõe tal acervo é o primeiro passo para o entendimento da sua fragilização de modo a nortear estratégias para sua conservação e restauração. A pesquisa se baseou na investigação dos processos produtivos e ligas utilizadas por meio da Fluorescência de Raios-X, Microscopia ótica (MO) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Essas análises foram feitas com o objetivo de fundamentar uma intervenção que objetiva devolver a consolidação física em uma peça fraturada com o uso de acessórios de encaixe produzidos pelo processo de Prototipagem Rápida (PR). Com a precisão formal e dimensional dos programas de modelagem 3D e do sistema de prototipagem Stereolitografia Apparatus (SLA) será possível reconduzir a funcionalidade a peças históricas quebradas. O procedimento proposto acata os princípios da conservação moderna; reforça a estrutura da peça com metal compatível ao original de forma minimamente invasiva e totalmente reversível.Item Avaliação da integridade estrutural e gestão dos ativos fundações metálicas de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica devido à corrosão.(2016) Braga, Giovani Eduardo; Junqueira, Rosa Maria Rabelo; Carvalho, Alessandra Lopes; Lins, Vanessa de Freitas Cunha; Azevedo, Crysthian Purcino Bernardes; Domingues, Ricardo PinheiroPara empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, muitas perdas estão associadas a processos corrosivos que ocorrem em estruturas enterradas, como pés de torres e fundações de linhas de transmissão (LT) e Distribuição de alta tensaão (LD). No setor elétrico, um gasto anual expressivo com manutenção/inspeção tem sido estimado, decorrente de perda de material de fundações, peças estruturais, cabos, ferragens, trincas em materiais, procedimento de inspeção, recuperação de materiais, aplicação de proteção superficial, proteção catódica, entre outros. Torna-se necessário, portanto, fazer o planejamento de intervenções para proteção e recuperação das fundações metálicas enterradas a partir das probabilidades de falha associadas a este modo de falha. O controle de corrosão em fundações de LT e LD envolve o levantamento e análise de dados que interferem no fenômeno, empregando-se diferentes métodos de inspeção, avaliação e diagnóstico. Neste caso, um programa de gerenciamento de integridade de fundações contra corrosão deve analisar de forma integrada todas as informações de dados de inspeção para manter níveis elevados de confiabilidade e continuidade operacional das instalações ao menor custo possível, o que é muito importante para o negócio de transmissão e distribuição de energia elétrica. O objetivo geral deste trabalho foi apresentar uma metodologia que possa ser utilizada na manutenção, análise e inspeção da integridade de fundações metálicas e pés de torres de LT, para a avaliação da vida útil e definição de um plano de gerenciamento contra a corrosão de tais componentes. Além disto, pretendeu-se analisar conceitos relacionados com os processos corrosivos possíveis de se desenvolver em fundações de LT, bem como propor uma metodologia que avaliará, de forma integrada, os diferentes recursos tecnológicos disponíveis para monitoramento e controle de processos corrosivos, a confiabilidade, a gestão de ativos e a vida útil remanescente em fundações de LT, sob a ótica do risco. Foram conduzidas análises dos dados de inspeções, análise dos dados globais e avaliação da corrosividade dos solos. O trabalho agregou resultados de avaliações em campo e simulações estatísticas, buscando fornecer informações complementares que ampliem a capacidade de análise, cálculo e definição de riscos, com ganho em eficiência operacional no gerenciamento da integridade estrutural e confiabilidade das linhas de transmissão e distribição, objeto maior da prestação de serviço público de eletricidade. Um plano de manutenção foi gerado com os resultados obtidos a partir das várias técnicas adotadas, sendo que estes resultados foram convergentes entre si.Item Cyclic polarization study of thick welded joints of lean duplex stainless steel for application in biodiesel industry.(2017) Sicupira, Dalila Chaves; Cardoso Junior, Ronaldo; Bracarense, Alexandre Queiroz; Frankel, Gerald S.; Lins, Vanessa de Freitas CunhaThick welded joints of UNS S32304 lean duplex stainless steel (LDSS) has been studied in acidified glycerin, a byproduct of biodiesel plants, using cyclic polarization technique. LDSS S32304 thick plates were welded by different processes commonly employed in the fabrication process: shielded metal arc welding, gas metal arc welding and flux cored arc welding. The electrochemical behavior of different weldment zones was characterized. Transmission electron microscopy and scanning electron microscopy (SEM) were used for sample characterization. SEM images showed that the heat affected zone was the most critical zone for pitting corrosion for all samples. The results were associated to the microstructural features of the materials. Generally, the breakdown potential of the top regions of welds was higher in acidified glycerin than the weld root for welds fabricated with two different filler metals. Basically, all the welded samples exhibited similar or higher corrosion resistance, compared with the corresponding base metal.Item Electrochemical study of passive films formed on welded lean duplex stainless steel.(2016) Sicupira, Dalila Chaves; Cardoso Junior, Ronaldo; Bracarense, Alexandre Queiroz; Frankel, Gerald S.; Lins, Vanessa de Freitas CunhaDuplex stainless steel (DSS) has been considered as an excellent material of construction for applications where high corrosion resistance and high mechanical strength are required. The use of this material can minimize costs related to corrosion in different industries, for example, in the biodiesel industry. The objective of this study is to evaluate the electrochemical and electronic properties of passive films of thick welded joints of UNS S32304 lean duplex stainless steel (LDSS) fabricated by different welding processes, in acidified glycerin, a byproduct of the biodiesel industry. The electrochemical and electronic behavior of the passive films formed on UNS S32304 LDSS was evaluated using electrochemical impedance spectroscopy and Mott–Schottky measurements. The capacitance study shows that the passive films formed on welded DSS behave as n- and p-type semiconductors above and below the flat band potential, respectively. Furthermore, the samples welded by the gas metal arc welding process exhibited better corrosion resistance than other welding process using the same filler metal.Item Estudo da corrosão de ligas de aço inoxidável e titânio em solução de Ringer.(2015) Ferreira, Danilo Fontes; Junqueira, Rosa Maria Rabelo; Lins, Vanessa de Freitas Cunha; Godoy, Geralda Cristina Durães de; Manhabosco, Taíse MatteNeste trabalho foi estudada a resistência à corrosão em solução de Ringer de duas ligas metálicas utilizadas como biomateriais, a liga de titânio ASTM F67Gr1 e o aço inox ASTM F139. Também foi estudado o comportamento da liga de titânio em regime de tribocorrosão em solução de Ringer. A solução de Ringer foi o eletrólito escolhido para a realização desse estudo pelo fato de ser um meio comumente utilizado para simular as condições de corrosão em meio fisiológico. Visando a realização dos testes de tribocorrosão, foi necessário o desenvolvimento de um dispositivo capaz de impor um desgaste mecânico a amostras imersas na solução de Ringer. A resistência à corrosão das ligas foi efetuada através da realização de curvas de polarização potenciodinâmica e evidenciou uma resistência à corrosão muito superior por parte da liga de titânio em relação ao aço inox. Depois de projetado e fabricado o dispositivo gerador de desgaste mecânico, utilizando testes de tribocorrosão em regime potenciostático, foi estudado o comportamento da liga de titânio frente à tribocorrosão. Os testes de tribocorrosão avaliaram as correntes de corrosão, os volumes desgastados, a sinergia entre o desgaste mecânico e corrosivo durante a tribocorrosão e a variação desses parâmetros de acordo com variações na velocidade do penetrador e da carga aplicada sobre ele. Os resultados dos testes de tribocorrosão mostraram a grande influência que a carga e a velocidade do penetrador exercem no desgaste tribocorrosivo, e mostraram também a grande participação do desgaste devido à sinergia, sendo responsável por 32 a 86% do desgaste total nas condições estudadas.Item Estudo do comportamento de sapatas de freio de resina fenólica, em frenagem por atrito de rodas metroferroviárias.(2004) Souza, Rogério Eustáquio de; Branco, José Roberto Tavares; Oliveira, Cristovam Paes de; Branco, José Roberto Tavares; Lins, Vanessa de Freitas Cunha; Oliveira, Cristovam Paes de; Domingues, Ricardo PinheiroConsiderando a gravidade e a magnitude dos prejuízos causados no Brasil e no mundo, pelos inúmeros problemas decorrentes da deterioração prematura do sistema roda ferroviária - sapata de freio, e a necessidade de se estabelecer parâmetros que levem à minimização de tais problemas, buscou-se levantar, neste trabalho, dados de desempenho, evolução de desgaste e coeficiente de atrito de sapatas de freio de resina fenólica, bem como de degradação de rodas ferroviárias, em operação na Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU-METROBH. Análise química, metalúrgica e ensaios de dureza em componentes novos ou que chegaram ao “fim da vida” foram efetuadas. Os resultados obtidos foram avaliados comparativamente com outros disponíveis na literatura e são discutidos de forma a contribuir para o desenvolvimento de procedimentos e de materiais para rodas ferroviárias e sapatas de freio, que apresentem performance mais adequada às aplicações operacionais. Verificou-se que as transformações metalúrgicas e as descontinuidades apresentadas pelas rodas usadas, são equivalentes às relatadas por outras companhias operadoras metroferroviárias e de transporte de carga, no Brasil e em diversos países do mundo. Taxas de desgaste foram determinadas em corpos de prova de sapatas de freio, através do ensaio tribológico de “Pino sobre Disco”. Estes resultados foram comparados com medidas obtidas em Testes de Rodagem no Campo e durante todo o processo foram identificados e registrados diversos fatores que influenciaram o desgaste. Os testes de campo demonstraram aumento do desgaste das sapatas nos períodos chuvosos o que foi usado para fundamentar uma proposta para o aumento da vida útil das Sapatas de Freio, a partir de uma melhor regulagem dos equipamentos do sistema de freio dos trens. Os resultados dos ensaios tribológicos de “Pino sobre Disco” permitiram determinar-se um perfil de comportamento da evolução do desgaste das sapatas de f reio em laboratório, tendo-se estabelecido uma correlação qualitativa desses resultados com os dados dos Testes de Rodagem no Campo.Item Influência da homogeneização, laminação a frio e temperatura de recozimento na microestrutura, propriedades mecânicas e propriedades passivas do aço inoxidável duplex 2205.(2021) Assumpção, Raphael França; Sicupira, Dalila Chaves; Sicupira, Dalila Chaves; Lins, Vanessa de Freitas Cunha; Faria, Geraldo Lúcio deOs efeitos da homogeneização, do trabalho a frio e subsequente recozimento de recristalização foram estudados na evolução microestrutural, propriedades mecânicas e propriedades passivas de um aço inoxidável duplex 2205 (AID). Para isso, o AID 2205 laminado a quente foi submetido a duas rotas de processamento. Em uma das rotas, o AID passa por um processamento convencional, na outra, uma etapa homogeneização a 1100°C por 1800s antes da laminação a frio é adicionada. A deformação a frio (~75%) foi seguida por recozimento isotérmico a 900, 950, 1000, 1050 e 1100°C por 180s. A evolução da microestrutura foi estudada por microscopia ótica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de raios-X (DRX). As propriedades mecânicas foram avaliadas com base em medições de microdureza e ensaios de tração. O comportamento eletroquímico foi investigado por medições de polarização potenciodinâmica (PP), espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE) e análise de Mott-Schottky (MS). A etapa de homogeneização diminuiu o encruamento da microestrutura laminada a frio diminuindo a cinética de recristalização em relação a rota não homogeneizada, retardando a evolução microestrutural após o recozimento de recristalização. Além disso, o processo de homogeneização aumentou a ductilidade do aço. O processamento termomecânico não alterou o tipo de semicondutor dos filmes passivos. No entanto, o refinamento do grão após o recozimento melhorou a resistência à corrosão do AID 2205 em solução de borato. A laminação a frio diminui significativamente a resistência à corrosão. Os resultados apontam que o processo de laminação a frio levou à formação de martensita induzida por deformação (MID).