Browsing by Author "Macedo, Shirley da Silva"
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Item Um agente fomentador alternativo para descristalizar o ensino e aprendizagem da geometria : twister reciclável.(2020) Macedo, Shirley da Silva; Miranda, Rafaela SilvaDiante do acréscimo alarmante de reprovações, que, ao longo dos anos foi sendo registrado devido a maneira pela qual o conhecimento ensino matemático foi sendo transmitido aos alunos, novas alternativas de metodologias têm sido inseridas no contexto escolar, dentre elas, a inclusão de atividades lúdicas. Este artigo objetiva identificar conhecimentos adquiridos através de um jogo matemático geométrico confeccionado com materiais recicláveis construído vinculando Matemática à Educação Física conectando conscientização com as questões ambientais. Após uma análise teórica sobre a visão do ensino de Matemática por diferentes pesquisadores, relatamos as ações metodológicas e as percepções após a aplicação do jogo. Os resultados indicam que a inclusão do twister reciclável mobilizou os alunos de um oitavo ano do Ensino Fundamental a terem conhecimentos matemáticos através do lúdico, vinculando o raciocínio lógico ao equilíbrio corporal. O reconhecimento das figuras geométricas da maneira que foi proposta pela atividade desenvolvida, trouxe aos alunos a idéia de uma Matemática que é acessível a todos, de forma igualitária. O jogo proposto uniu Matemática com percepções à sustentabilidade.Item Asymptotic behavior of the p-torsion functions as p goes to 1.(2016) Bueno, Hamilton; Ercole, Grey; Macedo, Shirley da SilvaLet Ω be a Lipschitz bounded domain of RN, N ≥ 2, and let up ∈ W1,p 0 (Ω) denote the p-torsion function of Ω, p > 1. It is observed that the value 1 for the Cheeger constant h(Ω) is threshold with respect to the asymptotic behavior of up, as p → 1+, in the following sense: when h(Ω) > 1, one has limp→1+ up L∞(Ω) = 0, and when h(Ω) < 1, one has limp→1+ up L∞(Ω) = ∞. In the case h(Ω) = 1, it is proved that lim supp→1+ up L∞(Ω) < ∞. For a radial annulus Ωa,b, with inner radius a and outer radius b, it is proved that limp→1+ up L∞(Ωa,b) = 0 when h(Ωa,b) = 1.Item Torsion functions and the Cheeger problem : a fractional approach.(2016) Bueno, Hamilton Prado; Ercole, Grey; Macedo, Shirley da Silva; Pereira, Gilberto A.Let Ω be a Lipschitz bounded domain of ℝN, N ≥ 2. The fractional Cheeger constant hs(Ω), 0 < s < 1, is defined by hs(Ω) = inf E⊂Ω Ps(E) |E| , where Ps(E) = ∫ ℝN ∫ ℝN |χE(x) − χE(y)| |x − y| N+s dx dy, with χE denoting the characteristic function of the smooth subdomain E. The main purpose of this paper is to show that lim p→1 + |ϕ s p | 1−p L∞(Ω) = hs(Ω) = lim p→1 + |ϕ s p | 1−p L 1(Ω) , where ϕ s p is the fractional (s, p)-torsion function of Ω, that is, the solution of the Dirichlet problem for the fractional p-Laplacian: −(∆) s p u = 1 in Ω, u = 0 in ℝN \ Ω. For this, we derive suitable bounds for the first eigenvalue λ s 1,p (Ω) of the fractional p-Laplacian operator in terms of ϕ s p . We also show that ϕ s p minimizes the (s, p)-Gagliardo seminorm in ℝN, among the functions normalized by the L 1 -norm.Item Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática.(2018) Macedo, Shirley da Silva; Corrêa, Savio Figueira; Rocha, Melissa Mara Oliveira; Miranda, Rafaela Silva; Pires, Vinícius BorgesAo refletir sobre o ensino de Matemática, por muito tempo se pensou nas fórmulas e conceitos. Dado o caráter abstrato e a forma mecânica com que era aplicado aos alunos em tempos atrás, distanciava-os da prática. Atualmente, os alunos apresentam uma fragilidade no aprendizado da matemática contextualizado às situações concretas relacionadas com o mundo real, isso porque ainda existe um ensino que prioriza a mecanização e a memorização. O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem da matemática agregada a educação ambiental aproximando o concreto do abstrato, colaborando na criação de novos recursos didáticos que vinculem a interdisciplinaridade e o pensamento matemático presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96. Em um primeiro momento foram feitas análises de jogos matemáticos construídos com materiais recicláveis vinculados ao eixo Numérico e Algébrico; eixo de Geometria; eixo de Grandezas e Medidas. Posteriormente, foram propostos jogos matemáticos vinculados a geometria plana que foram aplicados aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. O estudo apontou que os alunos puderam identificar e reconhecer figuras geométricas, desenvolver e identificar habilidades lógicas e conceituais, ampliando a curiosidade, criatividade, autoconfiança e a percepção da geometria como um desafio que possam vencer. Concluiu-se que no transcorrer dos jogos que os erros estimularam os alunos a novas tentativas, com planejamento de melhores jogadas a partir do conhecimento adquirido anteriormente.