Browsing by Author "Machado, Tales Mota"
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Item Development and evaluation of a crowdsourcing platform for education and evidence-based medical decision-making.(2019) Santos, Álisson Oliveira dos; Sztajnberg, Alexandre; Machado, Tales Mota; Nobre, Daniel Magalhães; Souza, Adriano Neves de Paula e; Savassi, Leonardo Cançado MonteiroO processo de educação para tomada de decisão médica tem passado por mudanças nos últimos anos. Anteriormente suportada por material impresso, a resolução de problemas da prática clínica passou a contar recentemente com a ajuda de ferramentas digitais conhecidas como plataformas de sumários. Médicos e estudantes de Medicina têm utilizado tais ferramentas quando têm dúvidas encontradas nos cenários de prática. Essas plataformas apresentam como vantagem a presença de conteúdo de alta qualidade, baseado em evidências e sempre atualizado. Sua popularização deu-se sobretudo com a ascensão do uso da internet e, mais recentemente, de dispositivos móveis como tablets e smartphones, facilitando seu uso na prática clínica. Apesar de amplamente disponíveis, a maioria das plataformas atuais apresenta diversas barreiras de acesso, como custo, idioma estrangeiro e não ser adaptada à epidemiologia brasileira. Uma plataforma gratuita e totalmente nacional de sumários médicos baseados em evidências foi proposta, por meio do conceito da construção colaborativa, para contornar essas barreiras. Além disso, foram implementados conceitos de gamificação. Também há a possibilidade de avaliação pelos próprios usuários, que atribuem notas a cada conteúdo desenvolvido. A plataforma foi construída mediante ferramentas tecnológicas modernas e disponibilizada para web e aplicativo para dispositivos móveis. Após o desenvolvimento, um processo de avaliação foi conduzido pelos pesquisadores para atestar a validade do conteúdo, a usabilidade e a satisfação dos usuários. Foram aplicados questionários e ferramentas de avaliação consolidados na literatura. O processo de desenvolvimento da plataforma digital fomentou a interdisciplinaridade, por intermédio do envolvimento de profissionais da área médica e de tecnologia da informação. O trabalho também permitiu a reflexão sobre os processos educacionais inovadores, nos quais o aprendizado fundamentado em problemas da vida real e a construção de conhecimento de forma colaborativa estão integrados. Os resultados da avaliação apontam que a plataforma criada pode se tornar uma alternativa factível para tomada de decisão médica baseada em evidências.Item Improving author name disambiguation with user relevance feedback.(2012) Ferreira, Anderson Almeida; Machado, Tales Mota; Gonçalves, Marcos AndréAuthor name ambiguity in the context of bibliographic citations is a very hard problem. It occurs when there are citation records of a same author under distinct names or when there exists citation records belonging to distinct authors with very similar names. Among the several methods proposed in the literature, the most effective ones are those that perform a direct assignment of the records to their respective authors by means of the application of supervised machine learning techniques. However, those methods usually need large amounts of labeled training examples to properly disambiguate the author names. To deal with this issue, in previous work, we have proposed a method that automatically obtains and labels the training examples, showing competitive performance compared to representative author name disambiguation methods. In this work, we propose to improve our previous method by exploiting user relevance feedback. In more details we select a very small portion of the citation records for which our method was mostly unsure about the correct authorship and ask the administrators for labeling them. This feedback is then used to improve the effectiveness of the whole process. In our experimental evaluation, we observed that with a very small labeling effort (usually around 5% of the records), the overall disambiguation effectiveness improves by almost 10% on average, with gains of up to 61% in some of the largest ambiguous groups.Item Meu Porta-Voz : uma avaliação do uso da tecnologia da informação a favor da participação popular no poder legislativo.(2017) Machado, Tales Mota; Pereira Junior, Álvaro Rodrigues; Pereira Junior, Álvaro Rodrigues; Freitas, Alan Robert Resende de; Paiva, Débora Maria Barroso; Ferreira, Anderson AlmeidaO atual cenário político do país não fornece mecanismos eficazes para incluir a participação popular na tomada de decisão nas políticas públicas. Visto que, apesar dos esforços para a criação de ferramentas governamentais para coleta de opinião pública, como o sistema de votações da Câmara dos Deputados, o resultado de tais serviços não refletem o resultado final das votações. Assim, o objetivo deste trabalho é criar uma plataforma a fim de oferecer ferramentas para a população discutir e apontar soluções para os problemas encontrados nas cidades. Dessa forma, por meio do uso da Inteligência Coletiva, a plataforma é capaz de definir as prioridades do município. Ainda, foi necessário escolher pessoas com um perfil específico para se afiliarem à plataforma e se candidatarem ao cargo político de vereador para serem os responsáveis por atender as demandas da população. Como resultado, um aplicativo móvel foi desenvolvido e implementando todos os requisitos levantados para atender aos objetivos propostos. Ainda, um estudo de caso foi realizado nas cidades de Ouro Preto-MG e Araraquara-SP, mostrando que o uso da tecnologia da informação pode auxiliar na participação popular para a tomada de decisões políticas.