Browsing by Author "Martins, Nair Prata Moreira"
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Item Áudio corporativo e suas potencialidades estratégicas para a comunicação organizacional : panorama da produção e usos nas agências de comunicação de Minas Gerais.(2020) Ribeiro, Licia Silva; Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Nair Prata Moreira; Generoso, Isaura Mourão; Lopez, Debora CristinaEm busca de compreender a relação da Comunicação Organizacional contemporânea com as mídias sonoras, olhamos para a realidade das agências de comunicação de Minas Gerais para analisar como elas utilizam as potencialidades dos produtos em áudio de forma estratégica no relacionamento das organizações com os diferentes públicos. Para tanto, a pesquisa contextualiza a Comunicação Organizacional contemporânea que está cada vez mais conectada, convergente (JENKINS, 2009) e midiatizada (BARICHELLO, 2014). Apresenta também a evolução das ondas do rádio do dial para o digital e as características e exemplos dos seguintes produtos em áudio, que aqui designamos como áudio corporativo: os podcasts corporativos ou branded podcasts, as rádios corporativas, o compartilhamento de sonoras e áudio-releases e os programas institucionais veiculados em rádios comerciais. O olhar para a realidade se dá por meio de um estudo exploratório (GIL, 1999) para analisar a produção do áudio corporativo no estado de Minas Gerais, a partir das agências de comunicação registradas/listadas em entidades representativas. O percurso metodológico tem início na revisão bibliográfica que perpassa toda a dissertação. De natureza aplicada, a pesquisa se baseia na análise dos dados coletados em questionários semiestruturados, aplicados às agências, a partir do método de Análise de Conteúdo segundo BARDIN (1977). O estudo parte da premissa que embora o contexto da Comunicação Organizacional contemporânea seja dialógico e participativo, muitas práticas ainda permanecem em uma estrutura linear, sem acompanhamento das principais tendências de mercado e consumo. Assim sendo, serão propostas reflexões e alternativas para as organizações e as agências de comunicação vislumbrarem possibilidades para além da perspectiva tradicional e instrumental da comunicação e adotarem estratégias que considerem as potencialidades das mídias sonoras que atualmente contam com a presença ativa dos usuários conectados e midiatizados.Item Bicampeão da fé : um estudo das estratégias de comunicação usadas pelo Sport Club Corinthians paulista na campanha fé alvinegra.(2019) Azevedo, Núbia; Martins, Nair Prata MoreiraCom o futebol transformado em negócio, os clubes precisam, cada vez mais, de receitas que fujam das tradicionais, como bilheteria e comercialização do passe de jogadores. Ademais, como são organizações que lidam com incertezas, alterando momentos positivos e negativos em curtos espaços de tempo, sujeitas a bom desempenho da equipe, tornou-se imprescindível a estas instituições, oferecerem condições para que suas marcas ofereçam aos torcedores uma experiência especial, evitando assim, a dependência das tradicionais fontes de renda e buscando manter o seu torcedor engajado mesmo nos momentos difíceis. Em paralelo, assiste-se ao surgimento de um torcedor consumidor que, mais do que pertencer à torcida, busca vivenciar o clube do coração de todas as formas possíveis. Assim, a demanda pelo Marketing Esportivo cresce a cada ano, tendo o futebol como protagonista. Tal atividade procura enxergar o consumidor como algo além do que o objetivo a ser buscado, oferecendo a ele uma oportunidade de participar ativamente, por meio de campanhas interativas de marketing, que atingem a esse consumidor de uma maneira rápida e efetiva, gerando resultados promissores. O presente artigo visa então, analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelo Sport Club Corinthians Paulista na campanha Fé Alvinegra, realizada pelo clube e sua patrocinadora, Nike, em 2017. O clube paulista se tornou referência, conquistando prêmios com grandes campanhas de marketing, como a República Popular do Corinthians, em que o corinthiano podia tirar os documentos da república, como carteira de identidade e passaporte, além de ocupar cargos como o de Governador e Congressista. Campanhas deste tipo aproximam o torcedor, fazendo com que este se sinta parte importante da história da equipe. Metodologicamente o estudo se fundamenta na pesquisa bibliográfica, que consiste no levantamento teórico acerca dos assuntos abordados, e na análise de conteúdo, utilizada a fim de examinar as estratégias usadas pelo Corinthians na referida campanha. Desta forma, este estudo está estruturado em quatro tópicos, que abordam a transformação do futebol em negócio; as definições de marketing esportivo, marketing digital e comunicação integrada de marketing; um breve histórico do clube alvinegro, e a análise da campanha Fé Alvinegra. Conclui-se que, ao reforçar a identidade do corinthiano, retomando o simbólico momento da conquista de 1977 e exaltando o amor e a fidelidade do torcedor ao clube, além de tratar este sentimento como religião, com base na fé e na crença de que no fim tudo dará certo, a campanha desperta os sentimentos de emoção e pertencimento a algo único, o que estimula o consumo dos produtos.Item Brand radio : la segmentación personalizada como modelo de negocio.(2017) Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Henrique CordeiroItem O branded content como modelo de negócio : o caso da agência Radioweb.(2019) Avelar, Kamilla Morando; Martins, Nair Prata MoreiraA crise financeira vivida pelos meios de comunicação tem levado empresas da área a repensar seus modelos de negócio. Assim, é objetivo deste artigo, entender o modelo de negócio da Agência Radioweb, empresa brasileira com mais de 15 anos de mercado, que atua na produção de conteúdo para rádio. Para a condução da pesquisa, utilizou-se o método Estudo de Caso (YIN, 2001) e o protótipo Business Model Canvas (OSTERWALDER e PIGNEUR, 2010). Os resultados apontam que a Agência Radioweb possui um modelo de negócio consolidado e lucrativo, tendo no branded content o cerne de sua estratégia co- municativa e negócio.Item Comunicação organizacional e futebol : análise das estratégias comunicativas do Grêmio Gaviões da Fiel.(2017) Azevedo, Núbia; Martins, Nair Prata MoreiraCom a transformação do futebol em negócio, e cada vez mais independentes do clube que representam, tornando-se fundamental uma imagem positiva para sua manutenção, a comunicação organizacional passou a ter grande importância para as torcidas organizadas. Assim, o presente artigo busca analisar os meios de comunicação do Grêmio Gaviões da Fiel, investigando a maneira como a torcida se comunica com seu público.Item As crises nos times de futebol e as estratégias das assessorias de imprensa dos clubes.(2017) Martins, Nair Prata Moreira; Batista, Ana Luiza; Rabello, IsadoraOs clubes de futebol, como qualquer empresa, não estão isentos das crises. Este artigo busca analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelas assessorias de imprensa do Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube em tempos de crise. Primeiramente, se discute a relação entre empresas e crises nos times, além da transformação de clubes de futebol em empresas. Conceitua-se, em seguida, assessoria de imprensa geral e esportiva. Posteriormente foi traçado um histórico do futebol em Minas Gerais e a história dos clubes analisados. As características das assessorias dos times foram apresentadas e divididas em seis categorias que as comparam. O estudo tem como métodos a pesquisa bibliográfica e as entrevistas com os assessores. Concluiu-se que a estratégia utilizada pelas assessorias dos clubes é a de não se manifestar na maioria dos casos, inferindo-se que não são plenamente eficazes.Item A divulgação científica sobre rádio no Brasil : um estudo da revista Rádio-Leituras.(2019) Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Henrique Cordeiro; Avelar, Kamilla MorandoO objetivo deste artigo é analisar as publicações so- bre o rádio e a mídia sonora no Brasil, a partir dos artigos publicados no único periódico brasileiro es- pecializado na temática, a revista Rádio-Leituras, modelo open acess, editada pelo Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Universidade Fede- ral de Ouro Preto, com o apoio do Grupo de Pes- quisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Os dados coletados na Rádio-Leituras – 102 artigos de 14 edi- ções, no período de 2010 a 2016, – foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (Bar- din, 1997), com uma abordagem exploratória para a mineração dos dados com utilização do software ATLAS.TI. A análise dos dados aponta que a revista Rádio-Leituras cumpre o seu papel de abrir espaço para a publicação de artigos sobre rádio e mídia so- nora, mas o estudo não alcança a qualidade destes textos e o impacto do periódico no cenário científico brasileiro e internacional. Mas a pesquisa revela que os temas de estudo sobre rádio mudaram no decor- rer dos anos e com a evolução tecnológica e aponta, ainda, os autores mais citados nos textos, permitindo uma avaliação sobre a base teórica que referencia as investigações sobre o campo. É possível apon- tar também que a revista necessita se ampliar para uma maior internacionalização.Item Educomunicação para a gestão da água : estudo de caso da Web rádio Água no CBH-Paranaíba.(2017) Alves, Mônica de Sousa; Fonseca, Alberto de Freitas Castro; Prado, Jan Alyne Barbosa; Fonseca, Alberto de Freitas Castro; Gameiro, Danton Heleno; Martins, Nair Prata MoreiraA presente dissertação procurainvestigar como as práticas educomunicativas foram incorporadas no curso Elaboração de Spots e Manuseio da Plataforma Web Rádio Água, ministrado para os conselheiros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, pelo Projeto Web Rádio Água, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA). Como suporte metodológico, esse trabalho recorre ao estudo de caso e a técnicas de coletas de dados como observação direta, realização de entrevistas e análises documentais. O estudo busca entender como este novo campo do conhecimento que interliga a educação e a comunicaçãopode contribuir para o fortalecimento do processo comunicativo na gestão das águas. Para análise do curso, foram utilizadas como parâmetros as áreas de intervenção da Educomunicação, delineadas pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Universidade de São Paulo (USP). Uma das conclusões da pesquisa aponta para o fato que, embora o curso, objeto deste estudo, siga conceitos educomunicativos, o resultado proposto não foi alcançado em sua totalidade, por erros e limitações na sua gestão comunicativa.Item Estratégias de comunicação nas startups do México : fracasso, sucesso e resiliência.(2019) Cruz, Beatriz Daniela Flores; Martins, Nair Prata Moreira; Ziviani, Fabricio; Sandi, André Quiroga; Martins, Nair Prata MoreiraNo México, 75% dos empreendimentos anuais fracassam devido a fatores como deficiência na comunicação interna e externa. Esta pesquisa evidencia a importância da comunicação no ciclo de vida das startups e a relevância às estratégias de comunicação no processo de sucesso, fracasso e resiliência dos empreendedores. O objetivo é elucidar como a comunicação intervém no processo. Para cumprir esse objetivo, foi necessário refletir sobre a importância das startups na economia do México e no restante da América Latina; buscar a referenciação da pesquisa no campo da comunicação e selecionar as estratégias de comunicação mais utilizadas pelas empresas. Para a investigação, foram escolhidos dez empreendedores, dois deles representantes de startups mexicanas com maior renda anual, nomeadas pelo Wall Street como Pequenos Pôneis. A metodologia está apoiada em três etapas: aplicação de formulário on-line, realização de entrevista semiestruturada com empresários e, por fim, a análise dos dados de empresas que fracassaram no México, pois se descobriu que as falências são parte importante do processo. Em conjunto, a pesquisa destaca a relevância da comunicação nas organizações e a participação cada vez maior desta nos diversos setores empresariais.Item Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom – 20 anos.(2011) Martins, Nair Prata MoreiraO Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) completa 20 anos, constituindo-se como uma referência na pesquisa radiofônica no país. O GP tem sua trajetória marcada como um grupo acadêmico produtivo, inovador e colaborativo. O objetivo deste artigo é recuperar os 20 anos de história do GP - por meio do levantamento das produções dos pesquisadores, dos trabalhos apresentados nas sessões do grupo nos congressos da Intercom e também por entrevistas com os ex-coordenadores – e, a partir daí, propor algumas diretrizes para o futuro.Item Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora – 30 anos : lugar dos estudos radiofônicos e desafios de pesquisa.(2021) Martins, Nair Prata MoreiraO Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom completa 30 anos. Diante desta efeméride, faz-se necessário entender qual é o lugar dos estudos radiofônicos no Brasil e os principais desafios da pesquisa em rádio e mídia sonora. Com este objetivo, realizamos pesquisa com dois movimentos metodológicos. O primeiro buscou entender o percurso do grupo, por meio de suas ações e publicações. Empreendemos também uma busca no acervo de artigos aceitos para apresentação no GP, nos congressos da Intercom, relacionando os autores, as IES e as palavras-chave. O segundo movimento foi buscar depoimentos dos nove ex- coordenadores e da atual coordenadora do grupo, que responderam às duas questões que norteiam esta investigação: Qual é o lugar dos estudos radiofônicos no Brasil 30 anos depois da criação do GP? Quais os principais desafios da pesquisa em rádio e mídia sonora? Os resultados apontam para um mapa consolidado dos estudos radiofônicos no Brasil e um grupo de pesquisa vigoroso, fraterno e profícuo, mas que enfrenta grandes desafios, inclusive a própria diminuição do seu principal objeto de investigação: o rádio.Item GT história da mídia sonora : trajetória, contribuições e perspectivas.(2017) Martins, Nair Prata Moreira; Avelar, Kamilla MorandoA Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia consolida-se como uma entidade de vigor acadêmico e determinante contribuição aos estudos da história da mídia no país. Os grupos temáticos se constituem na estruturação científica da entidade, por meio das pesquisas realizadas por seus membros. O GT História da Mídia Sonora apresenta crescimento quantitativo e qualitativo de suas pesquisas, atuando como protagonista na perspectiva de levantar e analisar essa história. O objetivo deste trabalho é recuperar a trajetória do GT, de modo a explicitar a sua contribuição para os estudos da história da mídia sonora brasileira e, por meio deste levantamento, apontar os principais pesquisadores da área e as principais temáticas estudadas.Item Heróis de Brumadinho : as estratégias de comunicação do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais após o rompimento da barragem 1.(2021) Mattos, Aline Dias de; Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Nair Prata Moreira; Generoso, Isaura Mourão; Rodrigues, Hila Bernadete SilvaEm janeiro de 2019, o Brasil e o mundo acompanharam o rompimento da barragem de rejeitos 1, da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho. Em segundos, a lama destruiu as instalações da mineradora no local, as residências e os estabelecimentos às margens do córrego do Feijão, deixando 270 mortos. A tragédia provocou grandes impactos ambientais e é registrada como o maior acidente de trabalho no país. Os militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais atuaram no resgate dos sobreviventes e na busca dos corpos. A operação durou 421 dias seguidos, sendo suspensa em março de 2020, devido à pandemia do coronavírus, e retomada em agosto do mesmo ano. O fato teve grande repercussão na mídia, principalmente nas primeiras duas semanas após o rompimento. Além de atuar no salvamento, militares do Corpo de Bombeiros desenvolveram ações de comunicação para atender a imprensa, ganhando visibilidade e sendo reconhecidos pela mídia e pela sociedade como “Heróis de Brumadinho”. Este estudo visa identificar as estratégias de comunicação utilizadas pela corporação e como elas contribuíram para a construção dessa imagem de herói.Item O impacto da digitalização do rádio na opinião dos jornalistas e dos ouvintes.(2011) Martins, Nair Prata Moreira; Santos, Maria Cláudia; Campelo, Wanir; Pessoa, Sônia CaldasO Brasil prepara-se para receber o rádio digital, mas as discussões acerca da nova mídia são marcadas, principalmente, pelos aspectos tecnológicos; pouco se debate sobre a produção de conteúdo, as novas formas de jornalismo e o que o público espera desse novo modelo. Há três anos, foi realizada pesquisa com ouvintes e jornalistas da Rádio Itatiaia, com o objetivo de conhecer a opinião deles no que diz respeito ao impacto do processo de digitalização. Em 2011, a pesquisa foi reaplicada. Os resultados mostram que há um novo público e que as emissoras devem se apressar, senão o digital já nasce obsoleto.Item A influência da comunicação digital para o financiamento de projetos em crowdfunding : um estudo sobre projetos bem-sucedidos da plataforma catarse.(2016) Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Yasmim MoreiraA presente pesquisa tem como objetivo de compreender e analisar as estratégias de comunicação digital realizadas pelas organizações que utilizam as plataformas de crowdfunding para financiarem seus produtos, serviços e projetos. Para atingir este fim, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, considerando sua essência descritiva e exploratória, utilizando de técnicas de coleta de dados e o estudo multicasos e entrevistas estruturadas para a análise de conteúdo. A unidade empírica desta pesquisa foram 24 projetos bem-sucedidos, dentre o período de 1º/08/2014 e 23/10/2014, nas maiores categorias da plataforma de financiamento coletivo brasileiro, o Catarse: Música, Cinema e Vídeo e Teatro. A partir do referencial teórico e pela pesquisa realizada, foi possível concluir que a utilização das ferramentas digitais (Facebook, Twitter e e-mail) foram essenciais para a realização destes projetos. Dentre todas as ferramentas estudadas, foi possível elencar o Facebook como aquela mais utilizada pelos organizadores para a divulgação e promoção do projeto.Item La radio en busca de su audiencia : hacia una escucha diversificada y multiplataforma.(2017) Costa, María del Pilar Martínez; Martins, Nair Prata MoreiraLa radio es un medio condicionado por los cambios tecnológicos. Desde sus orígenes ha sido también un espacio de comunicación pública que fomenta la complicidad, proximidad e interacción personal con la audiencia, que se amplifica ahora con las posibilidades que ofrece el entorno digital. Este trabajo describe una recopilación de iniciativas radiofónicas que muestran el esfuerzo permanente de la radio por buscar a la audiencia en los viejos y en los nuevos escenarios de comunicación. El objetivo de dicha descripción es caracterizar el nuevo modelo de escucha y de consumo de la radio.Item “Liguei o rádio pra conferir se era verdade” : a credibilidade do radiojornalismo local em tempos de fake news.(2021) Medeiros, Rafael; Martins, Nair Prata MoreiraAs emissoras locais de rádio têm suas programações jornalísticas ancoradas em informações relevantes para o cotidiano da comunidade, contribuindo para a proximidade simbólica com o ouvinte. A credibilidade de um meio de comunicação depende de convenções pré-estabelecidas com sua audiência em contratos de leitura consensuais. Dessa forma, a proposta do artigo é evidenciar os lugares de credibilidade do radiojornalismo local em tempos de diminuição da confiança na imprensa e da difusão de fake news. A pesquisa de recepção, que originou este recorte, tem base multimetodológica e combina aplicação de questionários e realização de entrevistas de história oral e semiestruturadas para analisar os discursos de ouvintes da Rádio Itatiaia Ouro Preto sobre suas experiências de escuta, relação com a cidade de Ouro Preto (MG) e percepções sobre o processo de migração da rádio para FM. Utilizando Análise Textual Discursiva, as entrevistas são exploradas aqui à luz da noção de credibilidade do rádio local. Os resultados apontam que o radiojornalismo local segue como a principal e mais confiável fonte de informação para populações de pequenas cidades.Item Marketing político no WhatsApp : mineração de small data nas eleições municipais de Ouro Preto.(2021) Martins, Gilson Fernandes Antunes; Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Nair Prata Moreira; Santos, João Guilherme Bastos dos; Souza, Marcelo Freire Pereira deEm 2020, o isolamento social, decorrente da pandemia causada pela doença Covid-19, impediu a realização de comícios e convenções presenciais, seguindo as recomendações sanitárias dos órgãos de saúde para evitar a propagação do coronavírus. Nessa perspectiva, os candidatos necessitaram utilizar as mídias sociais digitais para divulgar suas propostas e angariar apoiadores, sendo o WhatsApp o principal aplicativo de mensagem com os eleitores. Dessa forma, esta dissertação tem como objetivo analisar a utilização do WhatsApp pelos candidatos ao cargo de Prefeito nas eleições municipais de Ouro Preto, em Minas Gerais, realizadas em 2020. Para isso, desenvolveu-se um método de coleta dos dados dos grupos de WhatsApp a partir de Garimella e Tyson (2018), Resende et al. (2019) e Melo et al. (2019). Foram selecionados oito grupos de WhatsApp que têm como tema central a discussão sobre a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Ouro Preto. Todo conteúdo produzido pelos participantes dos grupos entre os dias 4 de abril de 2020 a 22 de novembro de 2020 foi extraído e analisado. O presente estudo é um dos primeiros a utilizar small data do WhatsApp na análise de campanha eleitoral.Item “Não deixe o rock sair de você” : a configuração de identidade da Rádio Kiss FM no rádio expandido.(2020) Medeiros, Rafael; Martins, Nair Prata Moreira; Lopez, Debora CristinaA construção e manutenção da identidade de uma emissora no rádio expandido não se restringem às características de programação, já que suas configurações transbordam do dial para outras plataformas, como as redes sociais digitais. Para verificar a configuração da identidade da Rádio Kiss FM enquanto emissora dedicada ao rock, o trabalho analisa o uso que ela faz das características culturais e associativas do gênero musical na programação em fluxo, no site e nas redes sociais on-line, recorrendo a referências estéticas e diretas próprias da cultura rock.Item Podcast : a research trajectory and emerging themes.(2021) Martins, Nair Prata Moreira; Avelar, Kamilla Morando; Martins, Henrique Cordeiro21 de outubro de 2004 é a data em que o primeiro podcast brasileiro, Digital Minds, foi para o ar. Em 17 anos, o podcast evoluiu e amadureceu como média. Paralelamente ao seu crescimento como meio, o podcast tem sido objeto de pesquisas e publicações científicas, e hoje é um campo específico de estudos. Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender a configuração desse campo científico, a partir das publicações sobre podcasts. O artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o termo podcast e tem como objetivo responder às seguintes questões: Qual a trajetória da pesquisa em podcast? Quais são os temas emergentes? A coleta de dados foi realizada no WoS e resultou em 669 artigos que continham o termo podcast entre os anos de 2005 e 2017, estabelecendo um período de 12 anos de pesquisa. Os resultados mostraram que os podcasts têm sido frequentemente estudados em associação com a Comunicação e outras áreas científicas, como Educação e Saúde, e que os temas encontrados na literatura mais recente têm sido as redes sociais e a participação política.