Browsing by Author "Martoni, Rodrigo Meira"
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Item Aparência versus essência nos espaços apropriados pelo turismo : delineamentos possíveis a partir de distintos procedimentos epistemológicos.(2018) Martoni, Rodrigo MeiraAs dinâmicas socioprodutivas ou de mercantilização via Turismo valem-se da disjunção e projeção de formas – ou aparências – como se fossem totalidades, principalmente em realidades com ‘vantagens comparativas’ aos negócios do setor, incluindo atributos patrimoniais e mão de obra barata (Chesnais, 1996). Tais processos e seus desdobramentos em diferentes sociabilidades e espacialidades, não raras vezes, são explicados nos marcos da persistência neopositivista, a qual é chamada por Lefebvre (1991) de Lógica Formal. Neste trabalho, inicialmente, os métodos que podem ser enquadrados em tal ‘lógica’ são expostos em linhas gerais, tanto no que se refere às suas possibilidades e limitações, como aos seus propósitos investigativos. Em seguida, é realizada uma abordagem quanto ao Método Dialético na perspectiva do Materialismo Histórico, explicando algumas de suas categorias fundamentais [totalidade, mediação, determinação e contradição] a serem tratadas nas relações com as categorias conformativas de cada objeto de pesquisa. Considerando que a Dialética do Materialismo Histórico pode levantar tendências ao detectar contradições inerentes a forma de produção material da vida social dominante, o objetivo é apontar sua urgência no sentido de superar as manifestações imediatas dos fatos em direção à essência da realidade. Tal análise justifica-se por duas questões centrais: a necessidade de esclarecimentos não somente em relação às significativas diferenças entre método e metodologia, mas entre métodos diversos e epistemologias opostas; e a busca por traçar as fragilidades e potencialidades da crítica, a qual está necessariamente associada a um método.Item Atributos laborativos em Atividades Características do Turismo (ACTs) : a serviço da hospitalidade produtiva.(2020) Martoni, Rodrigo MeiraA pesquisa trata das interações socioprodutivas na dinamização dos espaços alcançados pelo turismo. O intuito central é demonstrar que há uma diversidade de questões somente indicadas nas formas aparentes desses espaços, sendo que, o ponto a ser observado e compreendido para se começar a empreender uma ultrapassagem rumo à realidade concreta-pensada deles, é justamente aquele concernente às interações e divisões estabelecidas entre os sujeitos ao levarem a cabo sua produção. Com o propósito de revelar a dinâmica real dos circuitos delimitados, paramentados e motivadores dos fluxos turísticos, inicialmente é realizada uma análise apontando os porquês de a hospitalidade, mediante o formato abstrato do trabalho, se constituir em uma relação efetivamente produtiva, sobretudo naquelas realidades caracterizadas por vantagens de localização. Em seguida, exemplificamos o trabalho produtivo no turismo, relatando, por um lado, a produção de serviços receptivos em territórios considerados como “modelos” e, por outro, certas configurações de ocupações nas chamadas Atividades Características do Turismo (ACTs) no Brasil, bem como alguns dos seus desdobramentos socioespaciais.Item As condições da classe trabalhadora em atividades características do turismo : especificidades e tendências socioprodutivas.(2019) Alves, Kerley dos Santos; Martoni, Rodrigo MeiraO presente artigo teve por objetivo contribuir para a discussão aplicada ao tema do trabalho no campo do turismo, ao analisar as interações estabelecidas a partir dos processos de produção, distribuição, troca e consumo. Focando a hierarquização socioprodutiva organizada e gestada para a produção de mais valor de forma direta e indireta, são apresentados e discutidos os conceitos de trabalho útil produtivo e de trabalho útil improdutivo, com o intuito de apontar as relações sociais dominantes naqueles espaços caracterizados por vantagens comparativas. A partir dessa reflexão e da observação direta participante, com o uso de questionários estruturados, buscou-se lançar luz nas condições de trabalho e de saúde dos sujeitos ocupados nas Áreas Características do Turismo [ACT’s], apontando as possibilidades e limites de ações reguladoras do trabalho frente não somente ao Estado, mas, fundamentalmente, à sociabilidade regulada, cada vez mais, pelo mercado. Aponta-se que as condições laborativas no setor de serviços turísticos são definidas de acordo com certas condições que permitem a exploração da força de trabalho em termos relativos e/ou absolutos, gerando seu desgaste desde uma perspectiva bio-psico-social.Item Perspectives analytiques à considérer à propos du rôle de l’Etat dans le tourisme.(2014) Martoni, Rodrigo Meira; Silveira, Marcos Aurelio Tarlombani daL’étude suggère que deux perspectives analytiques doivent être considérés lorsqu’on cherche à comprendre les dynamiques socio -spatiales promues par l’État dans le domaine du tourisme: l’une est gé- néraliste et souligne qui le povoir de l’Etat se identifie avec le pouvoir de la classe; et l’autre se concentre sur les aspects conjonctureles, où le pouvoir exercé par voie de la structure de l’Etat peut détenir une certaine autonomie opérationnelle. A partir de cas concrets en France et au Brésil, l’intention est signaler que les études sur les politiques publiques de tourisme doivent contempler, au -delà de l’appareil de l’Etat, les chemins institués par des groupes qui exercent le pouvoir de facto dans l’Etat et, ainsi, clarifier les contenus des politiques, leurs répercussions et les relations de production qui sont par eux engendrées ou sauvegardés.Item Ponderações acerca da ideologia no e do espaço turístico.(2015) Martoni, Rodrigo MeiraO artigo trata de componentes ideológicos envolvendo os seus papéis na produção do espaço pelo turismo. Ao se questionar de onde vem o poder da ideologia, é realizada uma análise acerca de três concepções dessa categoria. A primeira aponta a ideologia como inversão e parcialidade em um processo histórico-social que se complementa, tanto para transformar a subjetividade em objetividade, como para tratar a aparência das coisas como se fossem totalidades. A segunda noção refere-se a ideologia como posicionamento de classe, abarcando alguns grupos que atuam (de maneira deliberada e/ou irrefletida) na mistificação e naturalização dos processos socioespaciais, e outros que, norteados por procedimentos que lhes permitem reproduzir idealmente a realidade, cumprem o importante papel de desmistificar os primeiros. Associada a essas noções que posicionam as ideologias no espaço alcançado pelo turismo, está a terceira concepção mais fundamental. Essa contempla a ideologia como algo enraizado às operações socioprodutivas reificadas ou do espaço turistificado, as quais não podem ser modificadas qualitativamente sem a supressão da relação cada vez mais contraditória entre capital versus trabalho. Por meio dessa análise que auto- implica as diferentes e complementares concepções, verifica-se que o turismo é um importante mecanismo de alienação, seja pelas aparências tão necessárias à circulação, seja pela forma como é produzido.Item Teorias do turismo : os espelhos dos métodos.(2019) Martoni, Rodrigo Meira; Perdigão, Paula Mônica MaiaO trabalho contempla, de forma compendiada, os procedimentos epistemológicos ou métodos predominantes no campo de estudos do turismo, haja vista que toda elaboração teórica que se quer científica está amparada por um método ou eixo norteador para a produção do conhecimento. Considerando que as possibilidades e limites de cada método acabam por reverberar em níveis de abstração da realidade dos objetos pesquisados, o objetivo central é relacionar autores comumente utilizados em turismo e seus alinhamentos de método no sentido de ponderar se a formação nesta área está voltada à constituição de sujeitos com base compreensiva quanto à lógica exploratória e excludente do mercado ou foca a disposição de sujeitos tecnicistas-operacionais para o mercado. A técnica de pesquisa adotada foi a observação indireta via análise documental de programas e bibliografias das disciplinas Planejamento Turístico, Políticas Públicas de Turismo e Teoria Geral do Turismo em dezoito instituições ofertantes de cursos de bacharelado. Verifica-se que os autores mais utilizados ou referenciados nessas matérias, ao abordarem o turismo por métodos que desconsideram a dinâmica da forma de produção hegemônica da vida social – como pressuposto básico de mediação de nossos objetos – não produzem conhecimentos em nível de explicar causalidades e contradições para contribuir com enfrentamentos possíveis, mas se inquietam em suscitar individualidades e propiciar funcionalidade ao mercado.Item Trabalho produtivo no turismo e as aventuras laborativas do “cortês trabalhador”.(2012) Martoni, Rodrigo MeiraO estudo abarca o trabalho produtivo no turismo, as suas configurações e a inexistência de uma categoria profissional que tenha condições de questionar as formas de emprego no setor. Contemplando a dinâmica que gera e move o capital, a qual tem como elemento fundante a produção levada a cabo por grupos sociais em atividade de trabalho para a apropriação privada dos resultados, é realizada uma reflexão teórica acerca dos elementos constituintes desse processo e suas repercussões socioespaciais. Exemplificando o campo do turismo, e mais especificamente o segmento da hotelaria voltada ao lazer, com os chamados Resorts, demonstra-se que estes se constituem como modelos ideais de organização corporativa para se incrementar as taxas de mais-valia em sua forma absoluta. Sob a retórica da geração de empregos, tais empreendimentos são embasados e justificados pelo Estado por meio de políticas públicas de incentivos, como é emblemática a isenção de tributos. No entanto, a viabilidade econômica está fortemente ligada às vantagens que o empreendedor pode auferir por encontrar mão de obra barata e politicamente desorganizada, fatos que possibilitam a super-exploração do funcionário. Um caso concreto de trabalho produtivo no turismo é apresentado a partir de uma entrevista com um funcionário de um Resort pertencente a uma rede internacional em operação no litoral da Bahia. Com o exemplo pretende-se explicitar as estratégias organizativas para a geração de mais-valia, as quais se embasam no sequestro da subjetividade e na fusão do tempo de trabalho com o tempo liberado, bem como confirmar e reafirmar a pertinência, relevância e atualidade da reflexão teórica marxiana para se compreender as relações sociais de produção contemporâneas.