Browsing by Author "Melo, Raquel Silveira Martins de"
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Item Caminhos a Hamburgo : efeitos do movimento CONFINTEA V no Brasil nas lutas pelo direito de jovens e adultos à educação.(2017) Melo, Raquel Silveira Martins de; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira RodriguesConvocadas pela UNESCO, as Conferências Internacionais de Educação de Adultos (CONFINTEAs) acontecem a partir de 1949 com objetivo de induzir os Estados-membros a ações e avaliações sobre a EJA. O interesse aqui é considerar efeitos no processo para a participação do Brasil na V CONFINTEA (Hamburgo/Alemanha,1997) no que tange ao direito de jovens e adultos à escolarização. Esse momento trouxe ganhos significativos no cenário brasileiro como a reunião dos estudiosos, militantes, governos locais e interessados em geral que decidiram dar continuidade às reuniões preparatórias de forma a acompanhar as políticas públicas e a efetivação do direito de brasileiros à escolarização, constituindo assim os movimentos do Fórum de EJA e do Encontro Nacional de EJA (ENEJA). Busca-se fazer análise das primeiras cinco edições do ENEJA sob a hipótese de que esse período lançou bases para a preparação da CONFINTEA VI realizada em 2009, no Belém do Pará/Brasil. O artigo se inicia pelo resgate histórico das Conferências, seguido dos Fóruns e seus desdobramentos. Busca nos relatórios sínteses dos ENEJAs elementos de lutas pelas políticas públicas nacionais de efetivação do direito à educação.Item Por um projeto de EJA para Divinópolis/MG : memórias de professores e formação em esferas (também) políticas.(Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Melo, Raquel Silveira Martins de; Jardilino, José Rubens LimaConstruir um projeto de educação de jovens e adultos para ser implementado no município que abarcasse as especificidades dos alunos que frequentavam a rede municipal de Divinópolis/MG: esse era o objetivo de um grupo de educadores e técnicos em educação ao se reunir entre os anos de 2005 e 2006. Desvelar os sujeitos que participaram desse processo como atores sócio-históricos, entender as concepções, os pensamentos e as reflexões desses, bem como os embates políticos, pedagógicos e ideológicos no interior desse grupo permite compreender em que medida a própria elaboração de um Projeto de EJA pode ser considerada um espaço/momento de formação de professores. Mais que isso, a pesquisa buscou apresentar em que medida outros espaços poderiam ser apontados como momento/espaço de formação de professores. No entanto, para alcançar essa questão, tendo em vista a distância temporal que se encontra é necessário o desvendamento das memórias dos professores que elaboraram o Projeto de EJA que são objeto principal da pesquisa. Os conceitos da pesquisa narrativa embasam os caminhos metodológicos desse trabalho que se insere no bojo das discussões sobre formação de professores, em específico da formação de educadores de jovens e adultos. As fontes estão baseadas em narrativas escritas, grupos de discussão e ainda em lembranças dos educadores deixadas em papéis guardados – folders de palestras, textos rabiscados, por exemplo. Os resultados apontam dois principais achados. O primeiro deles é a compreensão de que, para os educadores, existe uma faceta na concepção de formação que, apesar de não ser facilmente perceptível, fica clara após relembrar as discussões para a elaboração do Projeto de EJA. Para esses educadores, esse momento aparece de grande relevância para a constituição da formação política como educador. Outro relevante e interessante achado diz respeito à importância da participação nos Fóruns de EJA. As lembranças dos educadores localizam esses espaços como momentos de estudo e de discussão de conceitos sobre a EJA e da prática pedagógica nessa modalidade, constituindo assim momento bastante rico na constituição como educador.