Browsing by Author "Melo, Sandra Augusta"
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Item Características da população infantil atendida em triagem no período de 2000 a 2002 numa clínica-escola.(2006) Melo, Sandra Augusta; Perfeito, Hélvia Cristine Castro SilvaEste artigo relata a experiência de um trabalho realizado no Centro de Psicologia Aplicada da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia que buscou levantar, a partir dos dados de atendimentos infantis realizados entre 2000 e 2002, características epidemiológicas e clínicas da demanda infantil atendida em triagem. Diversos aspectos dos 139 casos foram analisados em termos de incidência (porcentagens) e discutidos com embasamento clínico das supervisões de caso. Obteve-se que a demanda clínica deste serviço constitui, em sua maioria, de crianças que apresentam sintomas responsivos ao grupo familiar. Os dados permitiram, ainda, levantar hipóteses e sugerir novas pesquisas acerca das mudanças na família e nas funções parentais presentes na gênese dos problemas infantis que geram demanda clínica em psicologia.Item Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores.(2012) Corrêa, Hércules Tolêdo; Melo, Sandra Augusta; Neves, Flora de MeloEste trabalho tem como objetivo analisar as participações de 135 tutores em um fórum virtual de discussões sobre Linguagem e Comunicação em EaD durante o I Fórum Virtual de Tutores do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD, da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, realizado em fevereiro de 2010. O trabalho procurou identificar, por meio da análise das 200 postagens feitas, quais questões são consideradas relevantes para esses profissionais, no que tange: 1) ao papel das tecnologias como mediadoras de seu trabalho; 2) ao aspecto instrumental da linguagem e da comunicação; 3) à importância do domínio dos recursos de comunicação e linguagem para seu exercício profissional; e 4) às diferentes formas de interação linguística na EaD. Pela análise quantitativa por categorização das postagens no fórum, foi identificado que 26% das inserções comentam as habilidades e competências necessárias ao desempenho dos diferentes papéis na rede da EaD, seguidas de menções às diferentes formas de interação linguística na EaD (23%), de referências à relação entre linguagem e aprendizagem (17,5%) e de comentários sobre as evoluções estruturais e tecnológicas da EaD (13,5%). Foi ainda identificado que, em quase 30% das postagens, os tutores não estiveram atentos ou não acrescentaram informações aos tópicos discutidos no AVA (5% das postagens são fugas do tema e 24,5% delas foram consideradas participações sem contribuição significativa). Concluiu-se que houve concordância, por parte dos tutores, sobre os pontos escolhidos para discussão e abordados no AVA, não havendo predomínio de nenhum deles sobre os outros. Também foi feita uma breve análise qualitativa, em que alguns pontos importantes foram levantados.