Browsing by Author "Nascimento, Maria Isabel Reis"
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Item O entulho de memórias : o fim do programa de educação patrimonial Trem da Vale e o arquivo morto.(2020) Nascimento, Maria Isabel Reis; Roza, Luciano MagelaO presente artigo busca refletir sobre o uso de arquivo de natureza privada de história oral, constituídos a partir das demandas coorporativas da mineradora Vale S. A . O intuito é contextualizar a estrutura do acervo e problematizar seus limites e possibilidades. Esses documentos ao qual esse artigo busca analisar foram idealizados a partir dos trabalhos do Núcleo de História Oral Trem da Vale, depositados nas Estações Ferroviárias de Ouro Preto- MG e Mariana-MG, depois da finalização do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, em 2015. O contato com o acervo ocorreu depois de um programa de estágio realizado por dois anos no setor de história oral. É importante pontuar que essa pesquisa é resultado de constatações apresentadas na dissertação defendida e aprovada, em 2020, nas mediações da Universidade Federal de Ouro Preto-MG.Item O uso da história no mercado empresarial : a utilidade do Núcleo de História Oral Trem da Vale como estratégia de comunicação social da mineradora Vale S.A.(2020) Nascimento, Maria Isabel Reis; Roza, Luciano Magela; Roza, Luciano Magela; Abreu, Marcelo Santos de; Cunha, Nara Rúbia de CarvalhoA pesquisa tem por objetivo compreender o papel desempenhado pela história oral, metodologia aplicada pelo núcleo de História Oral Trem da Vale, no campo de comunicação social da empresa de mineração Vale S. A. A reflexão contribui também para entender as motivações que levaram uma empresa de extrativismo mineral incorporar temas como memória, história e patrimônio. Afinal, qual a função do conhecimento histórico nesse processo, marketing institucional ou responsabilidade histórica?Essa análise envolve reflexões de múltiplas áreas do conhecimento, do setor de relações públicas, comunicação social, gestão de empresas, História oral, arquivologia, Turismo e Museologia. A recorrência aos diferentes campos multidisciplinares do conhecimento é justificada pela complexidade das demandas exigidas pela sociedade contemporânea ao mundo empresarial. Com relação às demandas sociais, aborda as táticas e estratégias das empresas no trato das relações públicas. Enfim, analisa a empresa além das suas funções normais no mercado, pois avalia o seu relacionamento com públicos estratégicos das organizações – colaboradores, clientes e comunidade de atuação.