Browsing by Author "Oliveira, Leise Kelli de"
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Item A influência do ambiente urbano na escolha do transporte ativo e sua relação com o sedentarismo : reflexões sobre o caso de Belo Horizonte (MG).(2021) Dias, Janaina Amorim; Cardoso, Leandro; Oliveira, Leise Kelli de; Matos, Bárbara Abreu; Lessa, Daniela Antunes; Silva, Marconi Gomes daNeste artigo é analisada a infl uência do ambiente urbano na escolha do transporte ativo e nos níveis de sedentarismo em Belo Horizonte. Para tanto, a regressão logística binária foi utilizada na identifi cação das variáveis que infl uenciam a escolha entre os modos ativos e o automóvel. Os resultados indicam a maior probabilidade de pessoas com maiores Índices de Massa Corporal optarem pelo automóvel. Para os responden- tes, a topografia e a distância são variáveis que influenciam nessa escolha. Ainda, a chance de utilização do transporte ativo diminui à medida que a renda aumenta e os níveis de sedentarismo são menores naqueles que utilizam esse modo. Por fim, neste estudo é sugerido que o ambiente urbano influencia a escolha pelo transporte ativo que, consequentemente, influencia os índices de sedentarismo. Essa compreensão é um importante instrumento para o planejamento e gestão da mobilidade, à luz da configuração e desenho do espaço urbano e da saúde pública.Item Relações espaciais e a atratividade territorial dos lugares centrais em Belo Horizonte, Brasil.(2020) Lessa, Daniela Antunes; Pinto, Paulo Henrique Góes; Oliveira, Leise Kelli de; Oliveira, Renata Lúcia Magalhães de; Lobo, Carlos; Barros, Tereza; Moura, Renata; Mercier, Julio; Queiroz, Erlaine; Souza, Iara Alves deO conceito e a dinâmica das centralidades em áreas urbanas são temas discutidos na literatura, usualmente em relação aos padrões espaciais da distribuição dos empregos. Neste artigo, avalia- se os níveis de concentração espacial de oportu- nidades de trabalho em Belo Horizonte, inclu- indo sua suposta predição sobre a atratividade territorial. Para tanto, foram propostos dois indi- cadores para sintetizar os conceitos de atrativi- dade e concentração das oportunidades. Ade- mais, os parâmetros foram avaliados por meio da regressão global e local (GWR), considerando a concentração de oportunidade como a variável explicativa. Os resultados do modelo não indi- cam uma associação direta entre as variáveis. Contudo, revelam um padrão espacial bem defi- nido no entorno do Central Business District do município. Essa compreensão é um importante instrumento para o planejamento urbano e para a gestão da mobilidade e da acessibilidade, à luz da estrutura de utilização do espaço nas cidades