Browsing by Author "Oliveira, Luiza Gabriela de"
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Item Almanaque de Ciências da Professora Genna : o uso de histórias em quadrinhos no ensino de genética.(Editora UFOP, 2018) Oliveira, Luiza Gabriela de; Franco, Marco Antônio MeloItem Super almanaque de ciências da professora Genna : uso didático de histórias em quadrinhos para o ensino de genética no ensino fundamental.(2015) Oliveira, Luiza Gabriela de; Franco, Marco Antônio Melo; Neves, Maria Luiza Rodrigues da Costa; Moreira, Leandro MarcioEste estudo parte do pressuposto de que o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental, como previsto nos programas oficiais, não tem sido contemplado na sua especificidade, bem como aborda um conteúdo complexo, que nem sempre motiva o envolvimento dos alunos. Além disso, pressupõe-se que tal conteúdo tem sido utilizado em uma perspectiva didática tradicional, o que pode dificultar ainda mais o seu desenvolvimento pelos professores, além de sua aquisição e a formação do pensamento científico pelos alunos. Nesta perspectiva, buscamos desenvolver um estudo que priorizasse investigar o uso de um recurso didático, diferente dos tradicionalmente utilizados no ensino de genética. Para tanto, foi desenvolvido um material didático que usa as histórias em quadrinhos. O material intitulado Super Almanaque de Ciências da Professora Genna foi utilizado nas aulas de Ciências, abordando o conteúdo de Genética com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de ensino de Belo Horizonte, MG. A pesquisa teve como questão norteadora: Como a dinâmica das aulas de ciências, auxiliada pela utilização do gênero textual História em Quadrinhos, pode influenciar a construção de conceitos científicos sobre Genética, pelos alunos? A abordagem metodológica adotada foi qualitativa. Inicialmente, foi elaborado o material didático, utilizando histórias em quadrinhos e atividades relacionadas ao tema Genética. Posteriormente, esse material foi aplicado em uma sala de aula do 9º ano do Ensino Fundamental II. A pesquisa também contou com o uso de instrumentos de coleta de dados tais como a observação e aplicação de questionários. Os dados coletados permitiram inferir que a dinâmica dialógica das aulas, auxiliada pelo Almanaque, favoreceu a construção dos conceitos relativos ao ensino de genética para o ensino fundamental, na medida em que os alunos se apropriaram dos termos científicos em estudo. Observamos, ainda, que o material promoveu a participação da maioria dos alunos em sala de aula.