Browsing by Author "Oliveri, Andressa Maris Rezende"
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Item Análise dos contextos de implementação e os efeitos das políticas educacionais : um estudo sobre os programas de formação de professores na Região dos Inconfidentes-MG.(2023) Oliveri, Andressa Maris Rezende; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Ferreira, Ana Cristina; Nunes, Célia Maria Fernandes; Farias, Isabel Maria Sabino de; Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro daO presente trabalho tem como objetivo a análise da trajetória de implementação e os efeitos dos programas Prodocência, Obeduc e Pibid, implementados no período de 2009 a 2019 pela UFOP e IFMG/campus Ouro Preto, na formação de professores e nas escolas participantes. Como fio condutor deste estudo, foi estabelecida a seguinte pergunta: Quais os efeitos da política educacional materializada nos programas Prodocência, Obeduc e Pibid nas dimensões do conhecimento profissional docente, práticas pedagógicas, permanência e valorização da profissão? Considerando a atuação dos sujeitos sobre a política na trajetória de implementação desta, percebe-se que estes programas colaboraram para que houvesse efeitos não apenas na formação inicial de professores, mas também na formação continuada e no desenvolvimento profissional dos docentes do Ensino Superior e da Educação Básica integrantes/egressos destes programas. A sustentação teórica desta tese foi firmada nos conceitos de implementação, de atuação sobre a política e do Ciclo de Políticas. A trajetória da política é influenciada pela atuação dos atores sociais produzindo efeitos no contexto da prática. O caminho metodológico envolveu a entrevista semiestruturada com 22 docentes integrantes/egressos dos programas e a análise dos documentos produzidos no âmbito do governo federal e das Instituições de Ensino Superior (IES) formadoras. A Análise Crítica do Discurso e as teorias que tratam da política educacional e formação de professores nos auxiliaram no entendimento dos discursos constituintes da política nos contextos de influência, produção de textos e seus efeitos no contexto da prática. Sob a perspectiva dos entrevistados e documentos analisados, percebe-se como efeitos dos programas: discussão sobre política educacional; condições de trabalho; identidade e profissionalidade docente; aprendizagem da docência na constituição dos saberes e os aspectos políticos e sociais que envolvem a profissão e a vida dos sujeitos; maior aproximação entre IES e escolas; formação pela pesquisa; estímulo de práticas formativas diferenciadas nas IES e escolas; colaboração no desenvolvimento dos cursos de licenciatura. Os programas abrangeram atividades relacionadas aos três pilares das IES: ensino, pesquisa e extensão. E foram relevantes para as licenciaturas das IES que experimentaram um período fértil de desenvolvimento, consolidação e valorização no contexto institucional. Contudo, eles foram criados como políticas de governo, situação que colabora para a desmobilização, extinção e criação de novos programas sem a devida avaliação e o aprimoramento daqueles já existentes. É necessário o estabelecimento de uma política de Estado para a educação que contemple a formação crítica e reflexiva, a autonomia dos sujeitos, as condições de trabalho, a valorização da carreira, a jornada de trabalho e salários para que se possa ter uma educação de qualidade para todos.Item Avaliação de desempenho docente : culpar, punir ou desenvolver profissionalmente?(2021) Jardilino, José Rubens Lima; Sampaio, Ana Maria Mendes; Oliveri, Andressa Maris RezendeEsse artigo tem por objetivo discutir a ADD – Avaliação de Desempenho Docente, sob a perspectiva do DPD – Desenvolvimento Profissional Docente, mediante dados levantados em pesquisa realizada junto ao Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Ouro Preto. As análises apresentadas são resultados de grupos focais, realizados com 27 professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Mariana – MG. Os resultados apontam que a ADD, quando alicerçada na valência formativa com fins de desenvolvimento profissional, configura-se como uma importante política, no contexto educacional. Entretanto, por vezes, a mesma vem sendo restrita a veículo de domínio e de controle do sistema sobre as carreiras dos professores. Realidade que desperdiça a promoção de mudanças nas práticas pedagógicas e no contexto socioeducativo.Item Como se forma o professor pesquisador? Primeiras aproximações a partir de um estudo de caso.(2010) Oliveri, Andressa Maris Rezende; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Nunes, Célia Maria FernandesEste artigo é fruto de uma pesquisa realizada em uma universidade pública do interior de Minas Gerais sobre a formação teórico/ prática dos licenciandos, com o objetivo de discutir o papel da pesquisa na formação e na prática dos professores da educação básica, mais especificamente nos cursos de licenciaturas oferecidas por essa universidade. O motivo da pesquisa é o fato de os professores do ensino básico não se reconhecerem, na maioria das vezes, como produtores do conhecimento. Um recurso que tem sido apontado pela literatura para a melhoria da qualidade do trabalho docente e para o aprimoramento do professor de educação básica como agente produtor de conhecimento é a articulação entre ensino e pesquisa na sala de aula. Neste artigo, serão apresentados resultados da pesquisa realizada através da análise das ementas e dos programas das disciplinas de quatro cursos de licenciaturas oferecidos pela referida universidade: Letras, História, Biologia e Matemática. Os resultados aqui apresentados referem-se aos conteúdos das mesmas. Foi possível perceber que, nos cursos de licenciatura investigados, a iniciativa de formação do professor pesquisador é pontual, ou seja, apenas alguns departamentos oferecem disciplinas relacionadas a tal questão.Item Desenvolvimento profissional e inovação pedagógica : a experiência de formação dos professores supervisores do PIBID na Região dos Inconfidentes-MG.(2017) Jardilino, José Rubens Lima; Oliveri, Andressa Maris Rezende; Silva, Ises Mitiko MasagoEste trabalho é um recorte de uma investigação em rede desenvolvida no OBEDUC pela UECE, UFOP e UNIFESP, denominada “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID”, que teve como objetivo reconhecer as contribuições do programa para a formação continuada e o desenvolvimento profissional docente de professores da educação básica que integram o PIBID. Neste artigo, serão apresentadas considerações sobre a experiência de formação dos professores supervisores da Região dos Inconfidentes - MG, no que se refere ao desenvolvimento profissional e a inovação das práticas pedagógica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com trinta docentes. Os dados foram analisados a partir da perspectiva de Candau (2009), García (2009), Nóvoa (1995) e Jardilino et. al (2014), entre outros. Dentre os resultados, destaca-se que os entrevistados apontam que essa experiência de formação contribuiu para a ressignificação das práticas e para o seu desenvolvimento profissional. Assim, programas de formação nos moldes do PIBID podem ser pensados como uma alternativa de formação também para os docentes experientes, firmada na reflexão sobre a prática e na troca de experiências.Item A formação continuada de professores no âmbito do Pibid na região dos Inconfidentes (MG).(2013) Jardilino, José Rubens Lima; Oliveri, Andressa Maris RezendeO presente estudo busca debater a importância da participação dos docentes da educação básica que atuam como professores supervisores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em seu processo de formação continuada e o impacto do programa na rotina da escola. Nosso objetivo é discutir o impacto do Pibid na formação continuada dos professores supervisores das escolas que o acolhem, por meio da compreensão dos motivos que os levaram a aderir ao programa, as dificuldades enfrentadas, os espaços culturais e formativos proporcionados a estes e o impacto do Pibid na escola. Nossa hipótese é que um programa voltado para a formação inicial de professores pode promover trocas de conhecimentos entre os professores experientes e aqueles que ainda estão em processo de formação, proporcionando momentos de formação continuada. Podemos constatar que programa proporcionou acesso a alguns espaços culturais e formativos, colaborando para que eles tomassem contato com novas perspectivas de ensino que contribuem tanto para a sua formação como também para o desenvolvimento do seu trabalho com seus alunos, mobilizando a escola.Item Formação de professores e profissão docente : o estado do conhecimento da pesquisa em formação na Região dos Inconfidentes - MG.(2020) Jardilino, José Rubens Lima; Oliveri, Andressa Maris Rezende; Sampaio, Ana Maria MendesO campo educacional insere-se em um contexto de múltiplos atores, ações e implicação social, sendo necessário o uso de várias lentes para que se possa compreender seu movimento. Em virtude disso, este trabalho tem como objetivo rememorar parte da trajetória de formação e pesquisa do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Para isso, serão demonstradas algumas das pesquisas desenvolvidas pelo grupo que auxiliaram na composição e conhecimento dos campos - formação de professores, profissão docente e instituições escolares. As pesquisas foram selecionadas a partir do levantamento destes trabalhos no repositório da universidade. Buscou-se traçar algumas considerações a respeito destes campos e sua interseção na experiência de formação e desenvolvimento profissional na Região dos Inconfidentes e seu impacto social na compreensão dos desafios educacionais. Compreendemos que as ações organizadas pelos grupos de pesquisa extrapolam as fronteiras da pesquisa por meio da formação e inserção social dos sujeitos-professores e alunos na sociedade. Por isso, é importante a promoção da formação a partir das redes de pesquisa, sejam elas articuladas com outras instituições de ensino ou dentro do próprio grupo de pesquisa, colaborando para melhoria da educação no âmbito regional e nacionalItem Políticas de formação de professores no Brasil : um estudo sobre o PIBID na região dos Inconfidentes – MG.(2014) Oliveri, Andressa Maris Rezende; Jardilino, José Rubens LimaCom o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBN (Lei nº 9.394/96), foi realizada uma série de ações visando à melhoria da qualidade da educação, à valorização da profissão docente e à formação de professores. Dentre elas destaca-se a criação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), uma iniciativa política de fortalecimento da formação docente, a partir da parceria entre escola e universidade, com a participação de docentes do ensino superior e da educação básica como protagonistas no processo de formação dos futuros professores. O programa tem como objetivos elevar a qualidade da formação, valorizar o magistério e estimular a permanência do jovem nessa carreira. Com o intuito de discutir sua contribuição, a pesquisa, elaborada conforme a abordagem qualitativa, tem como tema “O PIBID e a formação de professores”. Seu objetivo geral é investigar se o PIBID tem alcançado suas metas no que diz respeito ao incentivo à formação de professores para a educação básica. De modo específico, procura identificar e analisar as percepções dos ex-participantes do PIBID/PED-UFOP a respeito da contribuição do programa em relação à formação, às práticas e experiências, ao estímulo à entrada na profissão e à valorização, desde o momento da formação inicial, daqueles que se interessam pelo magistério. Pretende também discutir a concepção de formação proposta pelo PIBID/PED-UFOP a partir da leitura dos projetos e relatórios enviados a CAPES. Para tanto, foi composto um referencial teórico alicerçado na Pedagogia Critica. Fez-se também um pequeno levantamento das ações realizadas na área de educação nos governos FHC e Lula e dos documentos sobre o PIBID. Posteriormente, foi realizada a coleta de dados, com a participação de 16 professores egressos do programa, utilizando-se os seguintes procedimentos: o questionário de caracterização, o grupo focal e a entrevista aberta. Para análise dos dados, empregou-se o método de Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2011). Os resultados da pesquisa indicam que o programa tem contribuído para a formação de seus participantes por meio de ações que visam à construção e ao fortalecimento das práticas pedagógicas, dos saberes e do desenvolvimento de habilidades. Mostra ainda que ele tem contribuído para a discussão do tema da formação de professores no âmbito da universidade. Por fim, como é natural, apresenta falhas e imprecisões em sua execução, indicando a necessidade se pensar em ações e projetos que visem ao seu aprimoramento, para que não se percam os ensinamentos adquiridos.Item Políticas de formação de professores no Brasil : um estudo sobre o PIBID na região dos Inconfidentes-MG.(Editora UFOP, 2017) Oliveri, Andressa Maris Rezende; Jardilino, José Rubens Lima