Browsing by Author "Paula, Helton Cristian de"
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Item A comercialização dos resíduos sólidos urbanos : o caso de Camurum.(2018) Lima, Mirian Assumpção e; Paula, Helton Cristian de; Amorim, Rômulo PerentoniO caso relata uma situação real sobre a comercialização de resíduos sólidos urbanos (RSU) em um município mineiro de pequeno porte. O processo de transição de um lixão para uma usina de triagem e compostagem (UTC) motivou uma disputa de interesses entre uma empresa, que pretendia se instalar na região, os comerciantes locais e os catadores que atuavam no lixão. Essa concorrência incentivou o secretário de Administração analisar as variáveis intervenientes na comercialização dos RSU municipais e a saída encontrada foi inusitada. Este caso de ensino pode ser utilizado para discussão, em especial da legislação, de temas relacionados à gestão de resíduos sólidos urbanos, principalmente no tocante à comercialização dos RSU e, a licitação e contratos que enfocam as modalidades de licitação que podem ser empregadas nesse processo.Item Comunicação e interação no ensino através do uso de redes sociais virtuais.(2013) Tavares, Wellington; Paula, Helton Cristian de; Paula, Ana Paula Paes deEste estudo apresenta uma discussão sobre o uso de redes sociais virtuais de forma a complementar as atividades realizadas em sala de aula no ensino presencial, não demonstrando relações diretas com a utilização de tecnologias informacionais e comunicacionais na modalidade de ensino à distância. No decorrer do estudo depara-se com uma discussão teórica que envolve vários aspectos e informações sobre as redes sociais virtuais e suas possibilidades para os usuários, dando enfoque especial ao seu uso na educação. Na sequência é apresentado um caso de ensino no qual a utilização de um grupo virtual no Facebook foi utilizado, bem como dos resultados que se mostraram muito satisfatórios, já que o uso trouxe melhorias no aprendizado dos alunos, conforme a própria visão e avaliação destes envolvidos que são apresentadas neste caso de ensino.Item A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na educação a distância em saúde.(2019) Savassi, Leonardo Cançado Monteiro; Paula, Helton Cristian de; Figueiredo, Adriana Maria de; Santos, Álisson Oliveira dos; Reis, Gustavo Valadares LabancaObjetivo: descrever trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégias metodológicas da construção do curso “Afecções neurológicas na Atenção Primária à Saúde” pela Universidade Federal de Ouro Preto, sob a encomenda da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SEUNASUS), baseada em. Métodos: concepção pedagógica técnica da construção reversa, sob o desenho instrucional do Action Mapping, com “objetivos de ação” construídos sob pactuação com Ministério da Saúde e SEUNASUS. Desenharam-se trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégia educacional, sob a concepção pedagógica do interacionismo contextual. Resultados: foram desenvolvidas sete unidades de motivos de consultas na área de afecções neurológicas, contando com dois níveis de decisão em cada uma delas e feedbacks para todas as alternativas construídas, permitindo ao aluno tomar decisões que levam a consequências e possivelmente ao erro pedagógico. A partir deste, o aluno tomará novas decisões que possam corrigir a rota, ou levar a desfechos mais negativos e ao aprendizado contextual em qualquer desses cenários. Conclusão: a estratégia das trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos demanda a construção de situações-problema com maior produção de material, que nem sempre será utilizado pelo aluno, mas torna o aprendizado contextual, aproximando o curso do mundo real.Item A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde.(2019) Savassi, Leonardo Cançado Monteiro; Paula, Helton Cristian de; Figueiredo, Adriana Maria de; Santos, Álisson Oliveira dos; Reis, Gustavo Valadares LabancaObjetivo: descrever trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégias metodológicas da construção do curso “Afecções neurológicas na Atenção Primária à Saúde” pela Universidade Federal de Ouro Preto, sob a encomenda da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SEUNASUS), baseada em. Métodos: concepção pedagógica técnica da construção reversa, sob o desenho instrucional do Action Mapping, com “objetivos de ação” construídos sob pactuação com Ministério da Saúde e SEUNASUS. Desenharam-se trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégia educacional, sob a concepção pedagógica do interacionismo contextual. Resultados: foram desenvolvidas sete unidades de motivos de consultas na área de afecções neurológicas, contando com dois níveis de decisão em cada uma delas e feedbacks para todas as alternativas construídas, permitindo ao aluno tomar decisões que levam a consequências e possivelmente ao erro pedagógico. A partir deste, o aluno tomará novas decisões que possam corrigir a rota, ou levar a desfechos mais negativos e ao aprendizado contextual em qualquer desses cenários. Conclusão: a estratégia das trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos demanda a construção de situações-problema com maior produção de material, que nem sempre será utilizado pelo aluno, mas torna o aprendizado contextual, aproximando o curso do mundo real.Item Desempenho logístico de gerenciamento de ativos na ótica do modelo World Class Logistics.(2012) Paula, Helton Cristian de; Bachmann, Ramon Kael Benassi; Tonin, Joyce Menezes da Fonseca; Colauto, Romualdo DouglasO objetivo do artigo consiste em acompanhar a evolução de indicadores de eficiência do desempenho logístico na competência Mensuração com enfoque no gerenciamento de ativos em companhias abertas brasileiras com ações negociadas na Bolsa de Nova Iorque no período de 2004 a 2008, na ótica do modelo World ClassLogistics. A Competência Mensuração do modelo possibilita a verificação empírica em dados públicos divulgados pelas companhias que negociam ações na NYSE em função de exigências maiores quanto ao disclosure em relação aos padrões brasileiros. Esta competência é composta por indicadores de Serviços aos Clientes, Custos, Produtividade e Gerenciamento de Ativos. Empresas do setor de produção e comércio compuseram a amostra e a análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva segmentada em conglomerados. Os resultados indicaram desempenho melhor nos indicadores Nível de Estoque, ROE, ROI e ROA para as companhias do Conglomerado 1. As companhias do Conglomerado 2 apresentaram melhores resultados no indicador Giro de Estoque.Item Desempenho logístico de produtividade em companhias brasileiras listadas na bolsa de Nova Iorque na perspectiva do modelo World Class Logistics.(2011) Paula, Helton Cristian de; Tonin, Joyce Menezes da Fonseca; Bachmann, Ramon Kael Benassi; Colauto, Romualdo DouglasAs informações evidenciadas sobre as atividades logísticas denotam ser preteridas em detrimento de informações de caráter obrigatório. O modelo World Class Logistics propõe o monitoramento do desempenho logístico das companhias com o enfoque em quatro competências: Posicionamento, Integração, Agilidade e Mensuração. A Competência Mensuração se preocupa em mostrar indicadores de (1) Custo; (2) Serviço ao Cliente e Qualidade; (3) Produtividade; e (4) Gerenciamento de Ativos. Entende-se que o modelo possibilita o monitoramento por meio de algumas informações financeiras divulgadas pelas companhias de capital aberto. Nesse contexto, sugere-se a seguinte questão de pesquisa: qual o desempenho logístico de produtividade de companhias brasileiras com ações negociadas na Bolsa de Nova Iorque na perspectiva do modelo World Class Logistics? A amostra foi composta por quinze empresas do setor de produção e comércio e para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva segmentada em clusters. Os resultados mostram que as empresas Braskem, CBD, Perdigão, Sadia e Ultrapar, que compuseram o cluster 1, não obtiveram bom desempenho nos Indicadores Logísticos de Produtividade de forma geral. As empresas Ambev, Aracruz, CSN, Cosan, Embraer, Gafisa, Gerdau e VCPA, que formam o cluster 2, se destacaram nos indicadores Despesas Operacionais versus Mercadorias Despachadas e Output Total. O cluster 3, composto pelas empresas Petrobras e Vale, foi o que apresentou melhor desempenho geral nos Indicadores Logísticos de Produtividade. Isso ocorreu devido ao crescimento do Lucro Operacional ter superado o resultado inferior nos outros dois indicadores.Item Ferramentas de controle social a partir da execução de recursos públicos no Brasil.(2019) Paula, Helton Cristian deEsta pesquisa analisa ferramentas que utilizam dados abertos, e de que forma estas podem viabilizar o Controle Social. A justificativa para este estudo é o fato de haver inúmeras iniciativas de transparên‐ cia e publicação de dados mas poucas pessoas que conseguem utilizar estas publicações para instru‐ mentalizar o controle social. Isso ocorre porque os dados publicados podem não ser acessíveis aos ci‐ dadãos, em razão do formato que são apresentados, da necessidade de conhecimento prévio para in‐ terpretá‐los ou mesmo da quantidade de dados disponíveis. A partir deste contexto, foi feito um es‐ tudo exploratório sobre iniciativas listadas no portal dados.gov.br, que tratam desta temática. Foram analisadas as iniciativas que tratavam da execução de recursos públicos, 22,22% do total de iniciativas disponíveis neste portal. As análises indicam que as iniciativas no sentido de desenvolver ferramentas de controle social que possam ser utilizadas por qualquer cidadão ainda são incipientes, embora já e‐ xistam projetos interessantes.Item Khan Academy : uma abordagem da escola construtivista ou o uso de novas ferramentas na abordagem da escola tradicional da educação?(2012) Tavares, Wellington; Paula, Helton Cristian de; Lima, Mirian Assumpção e; Barbosa, Francisco VidalEste trabalho utiliza como arcabouço conceitual as abordagens da escola tradicional e construtivista para analisar um fenômeno próprio dos nossos tempos: o uso da internet e de novas tecnologias no processo de educação. Para desenvolver a pesquisa foi delimitado o conceito da abordagem tradicional e construtivista, e foi analisado o caso da Khan Academy. Este projeto, segundo seu fundador, Salman Khan, visa oferecer ensino de classe mundial, gratuito, a qualquer pessoa, em qualquer lugar. Para tanto, ele disponibiliza gratuitamente pela internet vídeos gravados que servem como ferramenta de ensino e aprendizagem. Analisando esta iniciativa através da abordagem tradicional e construtivista, percebe-se que ao contrário da impressão inicial, muitas características da abordagem tradicional estão presentes.Item Mensuração da inovação em empresas de base tecnológica.(2015) Paula, Helton Cristian de; Starling, Debora Borlido; Nascimento, Juliana Fontes; Barbosa, Francisco VidalA inovação tem sido utilizada por um número cada vez maior de empresas como estratégia para obter vantagem competitiva. Para potencializar o desenvolvimento da inovação, vários governos têm incentivado o desenvolvimento de incubadoras de empresas. Dentre os tipos de incubadoras de empresas, destacam-se no contexto da inovação as de base tecnológica, que são aquelas que abrigam empresas com grande potencial de inovação. Apesar da importância da inovação no contexto atual, em especial para as empresas vinculadas a incubadoras de base tecnológica, não foi encontrado consenso na literatura especializada quanto a um conjunto de indicadores que possibilitem monitorar o processo de inovação. Face ao exposto, o presente trabalho se propõe a analisar os mecanismos utilizados para mensurar a inovação tecnológica e propor um conjunto de indicadores para monitorar esse processo nos empreendimentos de base tecnológica. Para isso, foi realizado um estudo exploratório das incubadoras associadas à Rede Mineira de Inovação (RMI) e de suas empresas incubadas, por meio de questionários estruturados e entrevistas semiestruturadas, respectivamente. A pesquisa investigou o uso de mecanismos para mensurar a inovação nesses empreendimentos e constatou o desconhecimento do assunto pela maioria dos participantes. A partir dos problemas e necessidades apontados e da literatura sobre o tema, foi proposto um conjunto de indicadores para mensurar a inovação nessas empresas.Item A participação dos alunos do curso a distância de administração pública da UFOP na gestão pública.(2017) Paula, Helton Cristian de; Lima, Mirian Assumpção e; Oliveira, Luciano Batista de; Brito, Lélis Maia deEste artigo identifica se a participação dos alunos no curso de Administração Pública da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está associada a alterações na participação destes nos municípios onde residem e nos órgãos públicos que atuam. A inferência de que a informação e a reflexão sobre a gestão pública são fatores que estão associados a alterações na participação enquanto cidadão e servidor público foi feita a partir dos trabalhos de Dubet (1994) no campo da sociologia da ação. Decidiu-se por examinar atuação dos alunos a partir de dois aspectos: (a) influência via participação popular para residentes e (b) influência via desempenho na gestão para servidores. O curso a distância de Administração Pública da UFOP tem buscado consolidar não só as práticas gerenciais, mas principalmente, gerar uma base de atividades acadêmicas que atue no desenvolvimento de novos conteúdos e investigação. A pesquisa de campo corroborou o que Dubet (1994) propôs em seus trabalhos. Parte significativa dos alunos afirmou que o conteúdo das disciplinas tem permitido a eles participarem de ações enquanto cidadãos e servidores públicos.Item Perspectivas metodológicas de ensino no ciberespaço : o caso dos seminários virtuais no CEAD/UFOP.(2012) Tavares, Wellington; Lima, Mirian Assumpção e; Paula, Helton Cristian deEste estudo apresenta alguns conceitos contemporâneos, tais como ciberespaço e inteligência coletiva, que emergiram das transformações por que passaram as tecnologias da informação e comunicação. Tais transformações possibilitaram a apropriação de novos espaços de interação para os atores envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem: alunos, tutores e professores. Para melhor esclarecimento dos conceitos, este estudo objetiva analisar um caso que conta com dois fatos estritamente relacionados: uma pesquisa de expectativas a respeito de uma disciplina e, em decorrência desta, o desenvolvimento de uma diferente metodologia de avaliação virtual. Por fim, elabora-se uma discussão acerca da nova metodologia desenvolvida, além de análises sobre os processos e a avaliação dos aprendizados.Item Responsabilidade social de um grande banco de varejo brasileiro.(2015) Paula, Helton Cristian deO presente trabalho apresenta o posicionamento do Banco do Brasil S.A. frente à questão da responsabilidade social. O Balanço Social ou Relatório de Sustentabilidade é utilizado como ferramenta de análise uma vez que foi criado com o objetivo de evidenciar a atuação das empresas sob a ótica social. O delineamento da pesquisa configura-se como descritivo na medida em que apresenta as características de informações evidenciadas nos Balanços Sociais da instituição financeira objeto de estudo. Para coleta de dados foram selecionados sete indicadores dos Balanços Sociais do Banco do Brasil S.A., referentes ao período de 1997 a 2006. Os resultados mostram o aumento dos investimentos na área social, tanto em projetos de combate a fome quanto em benefícios para os funcionários. Os avanços observados nos estudos denotam serem frutos da conscientização das pessoas da necessidade de busca de um crescimento sustentável que permite a inclusão social e maiores oportunidades para todos.Item Teoria da agência no financiamento de empresas de base tecnológica.(2015) Paula, Helton Cristian deOs fundos de Private Equity - PE e Venture Capital – VC são reconhecidos como uma alternativa para financiar investimento em Empresas de Base Tecnológica – EBT. Esses fundos tornam-se acionistas das EBT’s, porém, devido a algumas particularidades dessa modalidade de investimento, a relação entre agente e principal é diferente dos investimentos tradicionais. A partir deste contexto, esta pesquisa se propõe a investigar de que forma a Teoria da Agência se manifesta na relação entre os fundos PE e VC e as empresas financiadas, através de pesquisa bibliográfica e análise documental. A revisão da literatura sobre PE, VC, EBT e Teoria da Agência indica que a modalidade de investimento de capital de risco apresenta uma dinâmica que faz com que os fundos de PE e VC exerçam ao mesmo tempo a função de Principal e de Agente. A perspectiva múltipla dos fundos demonstra a relevância de sua atuação tanto do ponto de vista do investidor, como opção de investimento com possibilidade de maiores retornos, quanto do ponto de vista do empreendedor, representando opção de financiamento e de profissionalização da gestão do negócio, além de se constituir um complemento aos esforços governamentais para fomentar o desenvolvimento tecnológico nos países.