Browsing by Author "Ribeiro, Daniella Borges"
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Item A autonomia universitária na era da parceria público-privado.(2017) Ribeiro, Daniella BorgesTrata-se de um estudo com o objetivo de trazer à baila o tema autonomia universitária. Para tanto, foi realizado um levantamento das Revistas Universidade e Sociedade e, a partir dos artigos publicados nas revistas, buscou-se identificar alguns pontos importantes para o debate. Foi possível verificar, por um lado, o interesse constante do Estado em regulamentar a autonomia dando a este preceito um conteúdo de viés privatista e, por outro, a movimentação dos trabalhadores e estudiosos do campo educacional contra esta medida. Se não houve a aprovação de uma lei única para regular a autonomia universitária, o Estado tratou de elaborar e aprovar normatizações fragmentadas que incentivaram e fortaleceram a parceria entre o público e o privado, sendo esta uma forte diretriz no entendimento da autonomia a partir da lógica do mercado.Item A crise do capital e seus rebatimentos para a produção de conhecimentos.(2015) Ribeiro, Daniella BorgesEste artigo tem por objetivos discutir: a) as contribuições proporcionadas pela ciência moderna para o desenvolvimento das forças produtivas no capitalismo e como ela serviu (e ainda serve) como meio de controle da força de trabalho e de valorização do capital; b) como a produção de conhecimentos passou a ser apropriada de forma mais profunda pelo capital diante de sua crise. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica baseada em obras marxistas. A partir deste estudo, consideramos que a “imbricação nociva” entre a produção de conhecimentos e as necessidades de acumulação do capital deixa explícita a necessidade de uma luta coletiva em favor da reversão desse processo.Item Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado.(2016) Ribeiro, Daniella BorgesItem As pesquisas científicas do Serviço Social : o papel do CNPq.(2017) Ribeiro, Daniella BorgesEste artigo tem como objetivo delinear um panorama das pesquisas do Serviço Social financiadas pelo CNPq entre os anos de 2011 e 2014. É uma pesquisa de cunho documental, de abordagem quali-quantitativa, elaborada a partir das planilhas enviadas pelo CNPq contendo dados dos projetos de pesquisa submetidos e aprovados por esta agência entre os anos de 2011 e 2014. Constata que das 7.512 propostas submetidas pelas ciências sociais aplicadas, 355 (4,7%) eram do Serviço Social e das 2.421 propostas aprovadas, 118 (4,9%) eram do Serviço Social. Entre os temas estudados pelo Serviço Social, foi dado destaque às políticas sociais com ênfase no campo da saúde. Discute as implicações da indução estratégica da pesquisa e das parcerias entre o público e o privado para a produção de conhecimentos e a formação profissional na área.Item Os planos nacionais de pós-graduação : qual a direção dada à produção de conhecimentos no Brasil?(2016) Ribeiro, Daniella BorgesEste artigo tem como objetivo geral realizar uma breve análise sobre os Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG)1 procurando demonstrar o vínculo destes planos à concepção mercadológica da produção científica, ideia ainda mais aprofundada no VI PNPG. Trata-se de um estudo qualitativo que compreendeu levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Observa-se que o atual Plano Nacional de Pós-Graduação têm incentivado as parcerias entre os setores públicos e os privados para o desenvolvimento de pesquisas científicas e fomentado as assimetrias entre as diferentes áreas do conhecimento, além de induzir a produção de conhecimentos científicos para temas privilegiados pela agenda governamental.Item Pós-graduação, formação e trabalho profissional.(2017) Ribeiro, Daniella BorgesO artigo tem como objetivo discutir as diretrizes colocadas pelo atual Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020) e os seus impactos para a formação e o exercício profissional do assistente social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa através da qual foi possível observar o incentivo ao empresariamento da educação e da produção de conhecimentos a nível de pós-graduação; a indução de pesquisas em determinadas áreas e temas que são mais vantajosos para o mercado; o estímulo à “universidade empreendedora” e às parcerias entre o público e o privado; o comprometimento da autonomia científica do pesquisador; além do fortalecimento dos processos de avaliação da pós-graduação como forma de distribuição dos recursos. As diretrizes colocadas para as políticas de educação, ciência e tecnologia no Brasil ao reforçarem o projeto societário hegemônico na contemporaneidade nos permite reafirmar a vitalidade do nosso projeto ético- -político que associa a luta em favor da formação e do exercício profissional crítico com o compromisso da construção de uma transformação societária que supere o projeto neoliberal em vigor.