Browsing by Author "Rocha, Ana Paula Gomes da"
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Item Noções de performatividade para a composição do treinamento do performer : diálogos possíveis com o grupo de pesquisa Movère (UFSJ-MG) e o grupo artístico Farm in the Cave (República Tcheca).(2021) Rocha, Ana Paula Gomes da; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Peretta, Éden Silva; Siqueira, Adilson RobertoA presente dissertação tem como objetivo analisar parte das noções de performatividade presentes no processo de criação e de treinamento do performer em dois grupos: o grupo de pesquisa Movère (UFSJ/ MG/ Brasil), que desenvolve suas pesquisas no âmbito acadêmico e o grupo de teatro profissional e tcheco Farm in the Cave (Praga/ República Tcheca. Com o propósito de legitimar a narrativa conceitual a ser discutida, essa pesquisa aborda pontos de intersecção presentes no treinamento performativo do performer por meio de um diálogo empírico e metodológico entre os grupos mencionados. E a partir disso, busca-se compreender como o performer se treina para estar presente no evento, no acontecimento performativo. A fim de ampliar a pesquisa teórica acerca das aproximações entre treinamento do performer e performatividade, me apoio no diálogo com autores e pesquisadores advindos de cada área, como por exemplo: no que tange o treinamento de ator (denominado como performer nessa pesquisa) dialogaremos com Jerzy Grotowski (1999), Eugênio Barba e Nicola Savarese (1995) e Luís Otavio Burnier (1995), com a arte da performance apresento parte dos pensamentos de Richard Schechner (2006), Jorge Glusberg (2008) e Renato Cohen (2004) e performatividade com John Langshaw Austin (1990), Josette Féral (2015) e Erika Fischer-Lichte (2014). Ao trazer tais procedimentos práticos e teóricos à pesquisa, foi possível perceber que em um treinamento de performer com acentuação performativa (como os treinamentos dos grupos aqui apresentados), a questão da presença do performer, melhor dizendo, os efeitos da presença do performer são determinantes para essa práxis. Com isso, os efeitos de presença desenham o treinamento performativo do performer e difunde porosidades poéticas e estéticas importantes, especialmente, quando o treinamento é deslocado da sala fechada de treino.