Browsing by Author "Santos, Francely Aparecida dos"
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Item Cenários do currículo de matemática na educação infantil sob o olhar das professoras dos CEMEI.(2020) Santos, Francely Aparecida dos; Januario, GilbertoO artigo situa-se no campo de estudo sobre currículos de Matemática, no qual apresentamos resultado de uma pesquisa que investigou a compreensão revelada por um grupo de professoras da Educação Infantil em relação à Matemática e ao seu currículo. Os dados de análise referem-se à colaboração de oito professoras, coletados a partir de entrevista semiestruturada. Trata-se de um estudo de caso, em que o marco teórico se reporta ao currículo como proposta de formação e constituição de identidades; à Matemática como instrumento que contribui para o desenvolvimento das crianças; às crenças e concepções acerca de currículo e do papel da Matemática nas práticas de ensinar e aprender. Os resultados indicam que as professoras não têm dificuldades de identificar como o currículo de Matemática está inserido na prática cotidiana de sua própria atuação em sala de aula; que as dificuldades estão relacionadas à busca, planejamento e elaboração das atividades cotidianas relativas à Matemática.Item Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira.(2023) Soares, Marilene Caitano Reis Almeida; Januario, Gilberto; Santos, Francely Aparecida dosObjetivo do artigo situa-se em identificar a pesquisa brasileira que tem os materiais curriculares como tema de investigação e refletir sobre os seus resultados. Para tanto, por meio da abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, realizamos um estudo do conhecimento. O corpus textual aqui tomado como objeto de estudo é composto por 25 pesquisas distribuídas entre teses e dissertações compreendidas no espaço temporal de 2013 a 2019. Os resultados indicam que a comunidade acadêmica brasileira de Educação Matemática tem buscado a compreensão mais acurada de aspectos da relação estabelecida entre professores e materiais curriculares, diminuindo sua intensidade sobre as características físicas dos materiais curriculares. O estudo acerca dessa relação tem se mostrado relevante e passível de outras investigações de modo que os conhecimentos deste campo continuem avançando.Item Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira : panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores.(2020) Soares, Marilene Caitano Reis Almeida; Januario, Gilberto; Santos, Francely Aparecida dosOs materiais curriculares, elementares ao desenvolvimento do currículo de Matemática e, portanto, moderadores da prática docente e das aprendizagens dos estudantes, têm se configurado em objeto de estudo de pesquisadores. Nesse sentido, temos como objetivo, neste trabalho, retratar a pesquisa brasileira sobre materiais curriculares, analisando os conceitos e definições dados ao termo, as lentes teóricas que subsidiam as investigações e a relação que se estabelece quando o professor manuseia o material. Para este fim, consideramos a abordagem qualitativa de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. Tomamos a produção brasileira sobre materiais curriculares como objeto de estudo, com um escopo de 25 pesquisas entre teses e dissertações realizadas entre os anos 2013 e 2019. Como resultados, pudemos observar que o olhar dos investigadores tem migrado das características físicas do material curricular para aspectos mais subjetivos da relação professor-material curricular.Item Professores de matemática e materiais curriculares : os sentidos apreendidos na relação na perspectiva de affordance e agência.(2022) Soares, Marilene Caitano Reis Almeida; Januario, Gilberto; Santos, Francely Aparecida dosNeste artigo, tomamos como objetivo analisar como os recursos dos professores e dos materiais implicam diferentes tipos de usos dos materiais curriculares e compreender como esses recursos interagem com affordance e agência. Para este fim, nos subsidiamos metodologicamente nos conceitos de sentido e significado. Os procedimentos metodológicos estão conectados à ideia de Núcleos de Significação para apreensão dos sentidos dos discursos de quatro professores que ensinam Matemática na escola lócus da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas em grupo pelos professores. A análise resultou de três núcleos de significação: o perfil dos estudantes e a realidade de sala de aula como agência; affordances em interação com os recursos dos professores; e recursos dos professores e dos materiais em interação com affordance e agência. Os resultados indicam que, embora os materiais e os professores possam se assumir como agência, o perfil dos estudantes e a realidade da sala de aula configuram-se como autoridade do desenvolvimento curricular; e que a percepção pelos professores de falta de transparência nos materiais os estimula a recorrer a outros materiais, revelando acentuado grau de infidelidade ao material curricular adotado.Item O seminário como uma estratégia de ensino na formação pós-graduada em educação.(2020) Soares, Marilene Caitano Reis Almeida; Santos, Francely Aparecida dos; Januario, GilbertoEstratégias metodológicas que levem os estudantes a se engajarem em seu processo de aprendizagem têm sido discutidas e utilizadas na formação em cursos do Ensino Superior desde os anos 1990. Na formação pós-graduada, estratégias que envolvem mestrandos e doutorandos no levantamento de informações, elaboração de argumentações e análise de questões educacionais têm sido utilizadas nas disciplinas e em diferentes ações. Neste artigo, apresentamos uma experiência envolvendo a elaboração e apresentação de seminários em uma disciplina de um curso de mestrado em Educação. A experiência envolveu três aulas; os seminários foram organizados e apresentados por seis grupos de estudantes, seguido de discussão pela turma e pelas professoras da disciplina. Como resultado da discussão que nos propomos a fazer no artigo, observamos as implicações desses seminários para a compreensão do papel do referencial teórico como processo balizador da pesquisa educacional, bem como as contribuições para o desenvolvimento do conhecimento profissional docente, em especial, o (re)pensar e o (re)significar propostas e objetivos da educação como processo de formação de sujeitos.Item O seminário como uma estratégia de ensino na formação pós-graduanda em educação.(2021) Soares, Marilene Caitano Reis Almeida; Santos, Francely Aparecida dos; Januario, GilbertoEstratégias metodológicas que levem os estudantes a se engajarem em seu processo de aprendizagem têm sido discutidas e utilizadas na formação em cursos do Ensino Superior desde os anos 1990. Na formação pós-graduada, estratégias que envolvem mestrandos e doutorandos no levantamento de informações, elaboração de argumentações e análise de questões educacionais têm sido utilizadas nas disciplinas e em diferentes ações. Neste artigo, apresentamos uma experiência envolvendo a elaboração e apresentação de seminários em uma disciplina de um curso de mestrado em Educação. A experiência envolveu três aulas; os seminários foram organizados e apresentados por seis grupos de estudantes, seguido de discussão pela turma e pelas professoras da disciplina. Como resultado da discussão que nos propomos a fazer no artigo, observamos as implicações desses seminários para a compreensão do papel do referencial teórico como processo balizador da pesquisa educacional, bem como as contribuições para o desenvolvimento do conhecimento profissional docente, em especial, o (re)pensar e o (re)significar propostas e objetivos da educação como processo de formação de sujeitos.