Browsing by Author "Silva, Thamires Lana e"
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Item Dialogia no ensino de Química : reflexões de uma experiência.(2017) Perucci, Leidelaine Sergio; Lima, Letícia Peruce de; Silva, Thamires Lana e; Alves, Kerley dos Santos; Almeida, Sheila Alves de; Almeida, Maria Alzira Diniz; Andrade, Ângela LeãoEsse trabalho discute a aprendizagem de um tópico de Química a partir da cooperação entre estudantes de mesmo grau. Para isso, bolsistas do Ensino Médio foram selecionadas para ensinarem a estudantes de uma série anterior. Essa relação, menos formal do que a que ocorre entre professor e estudante, é abordada neste trabalho. Dentre as principais evidências, foi percebido que no decorrer das atividades as bolsistas tornaram-se protagonistas, ora assumindo o papel de líderes frente à elaboração dos materiais, ora de monitores, numa abordagem de ensino mais interativa e dialógica com estudantes de outras séries. O enriquecimento mútuo aconteceu de forma natural e amadurecida. Conclui-se que a horizontalidade das relações, a identidade entre os sujeitos que aprendem e apreendem na linguagem paralela entre bolsistas e estudantes levam a bons resultados de aprendizagem.Item Uso da vitamina C como estratégia para o estudo do equilíbrio químico.(2020) Perucci, Leidelaine Sergio; Lima, Letícia Peruce de; Silva, Thamires Lana e; Santos, Viviane Martins Rebello dos; Andrade, Ângela LeãoEste trabalho apresenta uma discussão a respeito de como a decomposição da vitamina C, ocasionada por alguns fatores, pode contribuir para a construção de conhecimentos, por parte de alunos do Ensino Médio, no que concerne ao equilíbrio químico. Para tanto, foram selecionadas bolsistas também do Ensino Médio, mas de uma série mais avançada do que aquela dos alunos acompanhados, para mediarem as estratégias de ensino. As bolsistas tentaram ajudar os estudantes a refletir e fazer associações entre conhecimentos do senso comum e conceitos da química, visto que pode ser mais produtivo que o processo de ensino aprendizagem tenha como ponto de partida saberes prévios dos sujeitos, construídos cotidianamente, por meio da observação e de informações diversas. Desta forma, pode-se propiciar maior envolvimento e interesse dos estudantes em relação às temáticas trabalhadas. Por intermédio de uma metodologia de ensino que propôs partir de experiências concretas para exploração de conceitos abstratos, verificou-se que bolsistas e alunos conseguiram construir mais conhecimentos no que tange ao equilíbrio químico.