Browsing by Author "Soares, Gabriela Faria"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
Item Análise dos parâmetros técnico-tático dos gols da Liga Espanhola de Futsal 2015/2016.(2018) Giani, Guilherme; Soares, Gabriela Faria; Silva, Siomara Aparecida daO objetivo desse estudo foi analisar os gols da Liga Espanhola de Futsal da temporada 2015/2016. Para isso foram identificadas as ações técnico-táticas que originaram os gols, sendo ataque posicional, contra-ataque, bola parada, ataque de goleiro linha e marcação de goleiro linha. Para esse estudo foi adotado o método quantitativo, descritivo observacional. A amostra foi composta pelos 1875 gols dos 259 jogos da LNFS 2015/2016. Para a coleta dos dados foram utilizados vídeos dos gols encontrados no site oficial da competição ou no canal oficial da competição no Youtube. Os dados foram anotados em planilha elaborada especificamente para esse trabalho no programa Excel 2013. Foi utilizado para a análise dos dados foi utilizado o programa estatístico SPSS versão 20, foi utilizado frequência absoluta para os dados gerais para, e para a fidedignidade usou o teste Alpha de Cronbach. Verificou-se que o ataque posicional foi a ação técnico-tática mais recorrente nos gols do campeonato, com 34% dos gols, seguido do contra-ataque com 26% e bola parada com 22%. O uso do ataque de goleiro linha mostrou-se eficiente, uma vez que 8% dos gols marcados na competição foi com a utilização do ataque de goleiro linha, enquanto 6% com a marcação de goleiro linha. Os resultados servem como referência para planificar e organizar os treinamentos, pois os dados foram encontrados em jogos de alto rendimento. Faz-se necessário novos estudos em outros campeonatos de alto rendimento e que comparem os gols marcados com ataque de goleiro linha e marcação de goleiro linha.Item Prática extracurricular e rendimento escolar.(2017) Cota, Samir Gomes Figueiredo; Soares, Gabriela Faria; Oliveira, Mateus de; Silva, Siomara Aparecida daO objetivo deste estudo é verificar a relação entre a coordenação motora com bola e sua interferência no rendimento escolar de crianças que praticam futsal na cidade de Ouro Preto-MG. A amostra deste estudo é composta de 56 escolares Ouro-pretanos, estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, com a faixa etária de 09 a 13 anos do sexo masculino, que praticam futsal duas vezes por semana no contra turno escolar. Foi utilizado o teste de coordenação com bola (TECOBOL) para avaliação do desempenho motor e foi utilizado as notas com estimativa para mensuração do rendimento escolar. Os alunos que cursavam os anos finais apresentaram uma média de rendimento escolar superior aos que estavam cursando os anos iniciais, exceto na habilidade condução. Pode se concluir que existe diferença no rendimento escolar dos diferentes ciclos de ensino, mas essa diferença pode não está relacionada apenas a prática de atividades extracurriculares.