Browsing by Author "Souza, Guilherme Oliveira de"
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Item Análise da implementação do subprojeto matemática do programa residência da UFOP : contextos, ações e desafios.(2022) Souza, Guilherme Oliveira de; Tinti, Douglas da SilvaO objetivo da pesquisa foi investigar as ações de implementação do subprojeto Matemática do PRP/UFOP ao longo do primeiro módulo. Inicialmente realizamos um estudo sobre a noção de Residência Pedagógica bem como de projetos que foram propostos com essa perspectiva. Para compor a experiência do desenvolvimento das atividades do subprojeto da Matemática, analisamos os relatórios mensais de um dos residentes que, para manter o anonimato, o denominamos “Residente A”. Desse modo, foram analisados 5 relatórios do Residente A buscando identificar as ações que foram realizadas. A análise dos relatórios apresentou como resultados que as ações desenvolvidas foram as que se mostraram possíveis e que, na medida do possível, propiciassem momentos de aprendizagem para os alunos da Educação Básica. Além disso, no que tange às atividades de regência remota, entende-se que o uso de mídias digitais possui um enorme potencial de dinamizar o conhecimento e proporcionar maior eficiência às práticas educacionais.Item Mapeamento de pesquisas desenvolvidas em mestrados e doutorados acadêmicos sobre o ensino de matemática por meio de metodologias ativas.(2020) Souza, Guilherme Oliveira de; Tinti, Douglas da SilvaO presente artigo tem por objetivo apresentar o mapeamento de pesquisas desenvolvidas em Mestrados e Doutorados acadêmicos, que investigaram o uso de Metodologias Ativas nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Tal mapeamento considerou pesquisas disponibilizadas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES, usando o descritor “Metodologias Ativas”, e o filtro Mestrado Acadêmico e Doutorado. Tendo em conta estes critérios foram identificadas 276 pesquisas, das quais todas essas abordavam Metodologias Ativas. Ao serem segmentadas por área, verificou-se que apenas sete dessas (2,54%) refletiram sobre a utilização destas metodologias nas aulas de Matemática. Para a análise desses estudos, foi realizada uma categorização, de acordo com a Metodologia Ativa considerada no contexto dos estudos analisados. Os dados analisados indicam a utilização das seguintes estratégias no rol das Metodologias Ativas: Sala de aula invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseadas em Projetos, Gamificação, Laboratório de Aprendizagem, Resolução de Problemas, Sequência Fedathi, Peer Instruction, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Aprendizagem Baseada em Equipe. Além disso, os dados possibilitam identificar tendências, contextos e práticas envolvendo Metodologias Ativas nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Contudo, tais contextos ajudaram a evidenciar práticas voltadas tanto para os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática quanto para a formação de professores.Item Metodologias ativas no ensino de matemática : panorama de pesquisas desenvolvidas em mestrados Profissionais.(2019) Souza, Guilherme Oliveira de; Tinti, Douglas da SilvaO presente artigo tem por objetivo apresentar o mapeamento de pesquisas desenvolvidas em Mestrados Profissionais, que investigaram o uso de Metodologias Ativas nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Tal mapeamento foi estruturado na perspectiva apresentada por de Fiorentini et al. (2016) e considerou pesquisas disponibilizadas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES; usando o descritor "Metodologias Ativas" e o filtro Mestrado Profissional. Considerando estes critérios foram identificadas 242 pesquisas, das quais 240 abordavam Metodologias Ativas. Ao segmentarmos estas pesquisas por área, verificou-se que apenas 16 estudos (6,67%) refletiram sobre a utilização destas metodologias nas aulas de matemática. Para a análise destas pesquisas foi realizada uma categorização, de acordo com a Metodologia Ativa considerada no contexto dos estudos analisados. Os dados analisados indicam uma pluralidade de estratégias, públicos e conceitos matemáticos envolvidos na implementação de Metodologias Ativas atrelada às pesquisas desenvolvidas no âmbito dos Mestrados Profissionais.Item Um panorama das pesquisas brasileiras (2004 a 2019) envolvendo metodologias ativas no ensino de matemática.(2021) Souza, Guilherme Oliveira de; Tinti, Douglas da SilvaO presente artigo tem por objetivo apresentar o panorama das pesquisas desenvolvidas em Mestrados acadêmicos, Mestrados profissionais e Doutorados, que investigaram o uso de Metodologias Ativas nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Para tanto, assumiu-se a perspectiva de mapeamento e foram consideradas as pesquisas disponibilizadas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES, usando o descritor "Metodologias Ativas" e o filtro Mestrado acadêmico, Mestrado profissional e Doutorado. Tendo em conta esses critérios, foram identificadas 516 que abordavam Metodologias Ativas. Ao serem segmentadas por área, verificou-se que apenas 23 delas (4,45%) refletiram sobre a utilização destas metodologias nas aulas de matemática. Os dados analisados indicam a utilização das seguintes estratégias no rol das Metodologias Ativas: Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseadas em Times, Gamificação, Laboratório de Aprendizagem, Resolução de Problemas, Sequencia Fedathi, Peer Instruction, uso de Tecnologias Digitais de Informação, Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseados em Projetos, bem como uma pluralidade de estratégias, públicos, conceitos matemáticos e análises envolvidos na implementação das Metodologias Ativas.