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Item Análise estrutural da narrativa sonora aplicada ao podcasting : um estudo de “Caso Evandro”.(2021) Alves, João Vitor de Almeida Brito; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Quadros, Cláudia Irene de; Souza, Marcelo Freire Pereira deNeste trabalho, temos como objetivo analisar a estrutura da narrativa sonora presente no podcast “Caso Evandro”, a quarta temporada do Projeto Humanos. O programa narra os acontecimentos que permeiam o assassinato de Evandro Ramos Caetano, criança e morador de Guaratuba, Paraná, em um suposto ritual de magia negra no início dos anos 90. Junto ao narrador e criador do podcast, Ivan Mizanzuk, o ouvinte levado a conhecer ambos os lados desse crime, para assim julgar se a filha e a esposa do prefeito da cidade, Beatriz e Celina Abagge, são realmente culpadas ou não. Neste processo pela busca da verdade, o sujeito vivencia experiências que estão alocadas dentro da organização narrativa a partir de enunciados sonoros. Para compreender este processo, tensionamos a natureza das pesquisas lineares em comunicação; abordamos a multidisciplinaridade nos estudos sonoros; conceituamos a experiência sonora e o seu processo de circunscrição no sujeito e refletimos sobre a consolidação do conceito e do formato podcast. A nossa metodologia é uma adaptação entre a Análise Estrutural da Narrativa e a Análise Descritiva. A Análise Estrutural da Narrativa classifica e descreve níveis funcionais que estão presentes ao longo de sua organização, mantendo aquela estrutura. A Análise Descritiva permite evidenciar as relações entre as variáveis neste processo. Este estudo esmiúça a organização narratológica do podcast com o propósito de identificar quais são os enunciados sonoros e que funções eles possuem na narrativa. Ao final, cruzamos este processo metodológico com o campo sonoro, com o intuito de compreender também os efeitos dessa organização narrativa sonora no ouvinte.Item O áudio em reportagens radiofônicas expandidas.(2017) Silva, Luana Viana e; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Kischinhevsky, Marcelo; Souza, Marcelo Freire Pereira deA partir de discussões sobre midiamorfose (FIDLER, 1998), ecologia das mídias (SCOLARI, 2015) e remediação (BOLTER E GRUSIN, 2000), esta pesquisa discorre sobre a presença do rádio em cenário de convergência – contemplando estratégias utilizadas para a construção de narrativas e a circulação de conteúdos em outras plataformas. Apresenta como problema central o seguinte questionamento: como o áudio é explorado em reportagens radiofônicas produzidas para web e em que medida outros elementos midiáticos são utilizados para compor essas narrativas? A principal base teórica deste estudo parte do conceito de rádio expandido (KISCHINHEVSKY, 2016), discute a composição de reportagens radiofônicas e multimídia e como elas se aproximam das características desse rádio. O principal objetivo deste trabalho é investigar o papel do áudio em reportagens radiofônicas expandidas para a web, considerando as estratégias narrativas oferecidas pelo meio digital. Como procedimentos metodológicos, lançamos mão da técnica de triangulação (TRIVIÑOS, 1987) que se apoia nas fases exploratória, descritiva e explicativa, e se desdobra neste estudo na utilização das ferramentas de análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e estudo de caso (YIN, 2001). Os objetos de pesquisa consistem em três reportagens especiais, duas de rádios brasileiras e uma portuguesa: Jovem Pan, Gaúcha e Renascença, respectivamente. Como resultado, observa-se que nas três produções o áudio reforça histórias de vida utilizando personagens na narrativa, enquanto outros formatos midiáticos complementam as informações presentes nos arquivos sonoros. Este trabalho traz uma proposta de categorização de reportagem radiofônica expandida construída a partir do escopo teórico e aplicada posteriormente às produções que compõem os objetos de pesquisa.Item Cartografia da verticalização de vídeos online : perspectivas para uma instagramática audiovisual.(2022) Gonçalves, Charles Santos; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Quadros, Cláudia Irene de; Souza, Marcelo Freire Pereira deO surgimento e o aprimoramento das ferramentas audiovisuais inseridas no Instagram foram capazes de impulsionar e popularizar a produção e o consumo dos vídeos verticais. A presente pesquisa busca delinear algumas perspectivas sobre a instagramática audiovisual, por meio de um processo cartográfico que se debruça sobre o vídeo vertical. São cartografados alguns formatos de vídeos verticais oriundos das ferramentas audiovisuais do Instagram, como o IGTV e os demais vídeos que hoje compõem a denominada Instagram TV. O aporte teórico da pesquisa é baseado em discussões no campo do audiovisual, da gramática das interações (SCOLARI, 2004), atrelada aos conceitos de remediação (BOLTER; GRUSIN, 2000) e de plataformização (VAN DIJCK, 2013). Desta forma, a pesquisa considera a linguagem, a gramática e/ou instagramática proveniente do encontro entre o usuário e as plataformas de mídias sociais digitais, como o Instagram. Os procedimentos metodológicos recorrem à cartografia (DELEUZE; GUATTARI, 1995), por meio da investigação cronológica das ferramentas e dos formatos audiovisuais disponibilizados pelo Instagram (FRIER, 2021) e os pontos de encontro na relação da usabilidade adaptada e remodelada, por meio da relação estabelecida com o usuário. O estudo sugere o impulsionamento e a popularização dos formatos audiovisuais verticalizados, a partir da possibilidade de produção e disponibilização desses vídeos online, por meio das redes móveis do usuário e levando em consideração a facilidade e a possibilidade de gravar, editar e compartilhar essas produções nas plataformas de mídias sociais digitais.Item A comunicação pública da ciência das TVs universitárias de Minas Gerais no contexto da desinfodemia.(2023) Barros, Kelen Maria Ribeiro de; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Bianco, Nelia Rodrigues Del; Souza, Marcelo Freire Pereira deA presente proposta de pesquisa tem o objetivo de identificar o exercício de Comunicação Pública da Ciência pelas 23 TVs universitárias de Minas Gerais registradas no Mapa 4.0 da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) dentro do contexto da desinfodemia, termo que descreve a desinformação sobre a Covid-19 (POSETTI; BONTCHEVA, 2020a). Para tal finalidade, foi realizado o método da cartografia, um dos seis princípios do rizoma, teoria filosófica do modelo epistemológico apresentado por G. Deleuze e F. Guattari (1995). Por meio de pistas do método (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2009), como gestos atencionais (KASTRUP, 2009) e acompanhamento de processos (BARROS; KASTRUP, 2009), buscou-se ainda a identificação dos elementos da comunicação universitária na mídia televisão; da forma como as TVUs se organizam e os seus produtos; e dos espaços que as emissoras ocupam no contexto da Ecologia das Mídias (STRATE; BRAGA; LEVINSON, 2019). O trabalho cartográfico desenvolvido se baseia em dois momentos principais: na aplicação de questionários enviados às TVUs encontradas e na análise de uma amostra de programas produzidos pelas emissoras mineiras que participaram da pesquisa. Com um retorno de cerca de 65% destas TVUs, descobriu-se assim que 86,6% delas trabalharam na produção de conteúdos com a temática coronavírus dentro da perspectiva da divulgação científica, uma das estratégias de CP da Ciência (BUENO, 2010). Além disso, foi constatado que nas seis mesorregiões de Minas Gerais que se destacaram com o registro de pelo menos uma TVU de acordo com o Mapa 4.0 da ABTU houve o exercício de Comunicação Pública da Ciência, uma vez que os programas produzidos por elas atenderam às necessidades de interesse público (ZÉMOR, 2012), de apropriação dos aparatos tecnológicos e posterior tradução dos processos científicos para o público leigo (BRANDÃO, 2012), e de diálogo (ou de busca por ele) com a comunidade por meio do modelo de participação pública que a CP da Ciência envolve (CALDAS, 2011). Isso só foi alcançado porque todas as 15 TVUs mineiras que foram cartografadas estão dentro do panorama de Ecologia das Mídias se fazendo unanimamente presentes em alguma plataforma de mídia social que viabiliza a interação direta com os telespectadores.Item Do sentido à ação : uma análise sobre percepção e efetivação das affordances comunicativas do smartphone na Mídia Ninja.(2018) Gomes, Daniel Fróes Vieira; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Stangl, André Figueiredo; Josephson, Joana Ziller de Araújo; Souza, Marcelo Freire Pereira deNeste estudo, buscamos compreender como os gestores dos núcleos do coletivo midiático Mídia Ninja (“Editoria Geral”, “Redes Sociais e Coberturas”, “Audiovisual”, “Opinião e Design” e “Fotografia”) e ativistas que não ocupam postos de gestão percebem e efetivam as affordances comunicativas do smartphone. Tais affordances dizem respeito a aspectos funcionais e relacionais que enquadram – embora não determinem – as possibilidades de ação do usuário na relação com o dispositivo móvel. Como fundamentação teórica, além do conceito de affordance comunicativa (HUTCHBY, 2001; SCHROCK, 2015), utilizo literaturas que versam sobre Cultura Material (MILLER, 2013), Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2012; LEMOS, 2013) e Cultura Móvel (CARON; CARONIA, 2007). Quanto à natureza metodológica da pesquisa, trata-se de um estudo qualitativo e de inspiração etnográfica (WHITE, 2005; GEERTZ, 2017). Para responder nosso problema de pesquisa, utilizamos três técnicas de coleta de dados: 1) questionário on-line (GIL, 2002) para descrever os smartphones dos gestores da Mídia Ninja; 2) entrevistas episódicas individuais (FLICK, 2012), para identificar como as affordances são percebidas, entre esses ativistas; 3) observação participante (SPRADLEY, 1980), para observar práticas comunicativas reveladoras das affordances, experienciadas por ativistas que não ocupam postos de gestão. Na análise, cruzamos os dados obtidos na etapa da coleta, a fim de encontrar padrões de percepção e efetivação das affordances e que sinalizam a existência de uma cultura móvel dentro do grupo. Os resultados do estudo apontam, sem a pretensão de serem definitivos, que as affordances são mobilizadas tanto para a produção e circulação de conteúdo quanto para a gestão interna da Mídia Ninja.Item Feijão com arroz em panela Le Creuset : o universo Rita Lobo na gastronomia transmídia.(2019) Souza, Marcelo Freire Pereira de; Borges, Aline Monteiro Xavier Homssi; Pereira, Ana Paula MartinsA proposta deste artigo é analisar, com base nos conceitos de cultura da convergência e narrativa transmídia e por meio de autores como Jenkins (2009, 2011), Shirky (2011), Scolari (2013) e Martino (2010, 2014), como o universo Panelinha, criado pela chef de cozinha Rita Lobo, ocupa espaço na Internet. Para tanto, será observada a culinária como cultura, tendo como aportes teóricos Montanari (2013), Oliveira (2013) e Asheley et al (2004). A metodologia utilizada é a análise de conteúdo, a partir de Bardin (2011) e os métodos digitais (ROGERS, 2013). Como considerações da pesquisa, destaca-se a construção de uma rede de publicações em diferentes mídias sociais e a percepção de estratégias que variam do estímulo à interatividade ao marketing de conteúdo.Item Ficção científica e tecnologias imaginadas : uma análise das tecnologias ciborguianas de “Ghost in the Shell: o fantasma do futuro”.(2022) Martins, Taiandir Vaz Penna; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Tárcia, Lorena Peret Teixeira; Laia, Evandro José MedeirosNesta pesquisa, buscamos explorar as tecnologias presentes no filme de animação japonesa (Anime) Ghost in the Shell: O fantasma do futuro. Lançado em 1995 e dirigido por Mamoru Oshii, o filme em questão nos apresenta um futuro altamente tecnológico e repleto de desigualdades sociais. De todos os seus elementos tecnológicos, escolhemos dar destaque às tecnologias ciborguianas, tecnologias que, no filme, permitem o surgimento de ciborgues, seres nascidos da interseção de humano e máquina. Nosso objetivo foi compreender de que forma as tecnologias ciborguianas são apresentadas no filme e quais as suas implicações nesse universo ficcional. Para tal, nos apoiamos em uma base teórica que buscou refletir sobre a tecnologia e seus usos, os animes, a ficção científica e o advento dos ciborgues, conseguindo, assim, ter uma visão ampla sobre nosso objeto. Em meio a nossas referências, destacamos a importância da oposição da visão dos autores Donna Haraway e Ray Kurzweil, os quais foram fundamentais para a análise final dos dados. Como metodologia escolhemos a análise de conteúdo, sendo que, através desta, dividimos nosso objeto em 31 sequências e 219 segmentos. Às sequências aplicamos a descrição como forma de coleta de dados e aos segmentos aplicamos a codificação, baseada em 5 categorias de análise. Assim, a partir da codificação e da problematização e contextualização dos dados obtidos, elaboramos uma metodologia de natureza quanti-qualitativa. Como resultado de nossa análise, foi possível concluir que as tecnologias de GITS apresentam similaridades e distanciamentos com as tecnologias da vida real, sendo importante compreender os distanciamentos, tanto pelo caráter criativo das obras de ficção, quanto pelo distanciamento temporal entre a origem do objeto e esta pesquisa. A partir de um misto entre realidade e ficção, tais tecnologias nos apresentam um mundo focado no aprimoramento e na manutenção das estruturas de poder vigentes nesse mundo. Assim, ainda que seja possível subverter seus usos, podemos dizer que o cenário tecnológico do filme apresenta maior proximidade com os ideais liberais que criaram tal cenário do que com ideais revolucionários.Item A gastronomia nos aplicativos para dispositivos móveis.(2020) Souza, Marcelo Freire Pereira de; Pereira, Ana Paula MartinsPor meio dos Estudos de Software e dos procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo, este artigo busca observar os aplicativos de receitas culinárias TudoGostoso, Receitas GNT e TudoReceitas, selecionados a partir de pesquisa entre os aplicativos oferecidos pela Google Play Store. O foco é verificar como os aplicativos de gastronomia mantêm características provenientes de tradicionais cadernos manuscritos, bem como verificar o que apresentam de possibilidades e características particulares com o meio digital, refletindo a evolução da cultura gastronômica também no ambiente digital. Para a análise, são observadas categorias determinadas, vistas em cada um dos aplicativos observados.Item A gramática dos hits sertanejo universitários : análise das 100 canções mais executadas do gênero nas rádios brasileiras entre 2011 e 2020.(2022) Nunes, Ana Luiza César; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Spannemberg, Ana Cristina; Pinto, Carlos Fernando JáureguiNa última década no Brasil, percebemos uma forte predominância do gênero musical Sertanejo Universitário quando nos atentamos às listas de hits que integram as músicas mais pedidas nas rádios, nos videoclipes, com imensos números de execuções nas principais plataformas de streaming. A pesquisa busca identificar de que forma o gênero sertanejo universitário se apresenta, visando compreender nas canções que predominaram nos rankings de métricas de alcance musical entre os anos de 2011 e 2020, estruturas em que possam ser baseadas, associando-as aos seus principais intérpretes dos últimos anos. Identificamos como se definem os gêneros musicais, percorrendo a história deste gênero em seu quase um século de trajetória de registro fonográfico, e analisamos as 100 canções mais executadas nas rádios na última década. Com o auxílio do software IRaMuTeQ, identificamos as métricas vocabulares, bem como as classes temáticas abordadas nas canções, realizando o processo de lexicografia, associando estes dados aos atores que interpretam tais canções. A pesquisa sugere uma abordagem mista - qualitativa e quantitativa – na investigação de letras musicais, com o suporte da análise automática de textos, bem como almeja-se incentivar a investigação e aprofundamento sobre o universo do sertanejo universitário. Abrangendo para além de seus elementos sonoros, a investigação se desdobra acerca do vocabulário, da temática e dos formatos de apresentação destes artistas, e apresenta um mapeamento deste gênero musical, destacando o que é dito e por quem é dito.Item Gramáticas da Gastronomia : um estudo do gênero receita culinária e sua relação com as mídias.(2019) Pereira, Ana Paula Martins; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; Lopez, Debora CristinaAs receitas funcionam como uma “teoria” do saber culinário, que, após experimentações práticas, é traduzido em textos. A presente pesquisa estuda o gênero receita culinária e suas alterações conforme as mídias em que são registradas, divulgadas e compartilhadas. São analisadas receitas de comida mineira oriundas de livros, site e aplicativo e a influência da mídia nas quais são divulgadas, com a seleção dos seguintes objetos: os livros Cozinheiro Nacional; Dona Benta – Comer bem; e Sabores e Cores das Minas Gerais: a culinária mineira no Hotel Senac Grogotó; o site Panelinha; e o aplicativo TudoGostoso Receitas. Utiliza-se um aporte teórico com conhecimentos e discussões nos campos da gastronomia, do gênero textual, da Ecologia de Mídias (SCOLARI, 2005), agregando, ainda, conceitos de remediação (BOLTER; GRUSIN, 2000) e midiamorfose (FIDLER, 1998). Nesse sentido, conjuga-se a natureza heterogênea e mutável do gênero textual à abordagem da ecologia de mídias, como uma perspectiva midiática evolutiva, para compreender as transformações sucedidas com a receita culinária. Os procedimentos metodológicos combinam a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e o Estudo de Caso (YIN, 2001), por meio de um protocolo desenvolvido tomando como base três eixos centrais de análise: texto, apresentação visual e suporte, que se referem, ainda, às três gramáticas apontadas por Scolari (2004): textual, gráfica e interacional. A pesquisa sugere a possibilidade de uma atualização do gênero receita culinária que considere não apenas o seu conteúdo textual, mas também abranja a sua forma de apresentação visual e possibilidades de interação com o receptor, conforme as aqui chamadas de gramáticas da gastronomia.Item Inovação e narrativa multimídia em podcasts : um estudo de caso de Strange Bird.(2020) Lopez, Debora Cristina; Souza, Marcelo Freire Pereira deOs processos inovadores do radiojornalismo organizam-se em três eixos principais: produção, circulação e consumo. Neste artigo, apresentamos o estudo de caso do podcast jornalístico Strange Bird, disponibilizado em aplicativo para consumo em mobilidade e que aciona, visando ampliar o potencial imersivo do conteúdo, elementos parassonoros na composição da narrativa. Através de um estudo descritivo buscamos observar como esses elementos se relacionam e quais os potenciais imersivos que apresentam. Como resultados principais indicamos a capacidade de expansão do conteúdo através do multimídia e dos hipertextos acionados e a apropriação das imagens como mera identificação das fontes, reforçando o debate sobre existência e veracidade e explorando de maneira instrumental a complexificação narrativa.Item Ler, ver, ouvir e tocar : estratégias narrativas e affordances digitais nos aplicativos das revistas Vis-à-Vis e Mine.(2019) Torres, Fernando Marcondes de; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Tarcia, Lorena; Lopez, Debora CristinaEste trabalho tem como foco a emergência das revistas digitais, mais especificamente as e-magazines, produtos jornalísticos que circulam via aplicativos em smartphones e tablets. Partimos do pressuposto de que as revistas em circulação nos dispositivos móveis reconfiguram a mídia, mas também repetem arquétipos e características da mídia impressa. Dessa forma, optamos por observar este momento da comunicação, sobretudo, via os conceitos de remediação (BOLTER e GRUSIN, 2000) e midiamorfose (FIDLER, 1998), segundo os quais as mídias coexistem e coevoluem – isto é, um meio de comunicação não surge espontaneamente, mas sim evolui dos antigos. Outra perspectiva fundamental é a teoria das affordances (GIBSON, 2015; NORMAN, 2013), aplicada aos estudos de mídia digital, a partir da constatação de que os dispositivos móveis e o ambiente digital emergem com uma série de possibilidades tecnológicas que influenciam nas estratégias narrativas adotadas pelos veículos de comunicação (PALACIOS, et al., 2015; SHROCK, 2015). Nosso objeto de pesquisa é composto pelos aplicativos das revistas Vis-à-Vis e Mine, ambas produzidas pela editora espanhola Ploi Media. Os procedimentos metodológicos combinam análise de conteúdo exploratória dos aplicativos e das revistas a uma ficha de operadores de análise composta por affordances específicas dos dispositivos mobile e do ambiente digital. Esses itens, apontados como elementos de inovação, foram verificados e testados um a um em sete edições das revistas selecionadas. O objetivo geral é investigar e compreender as estratégias de narração dos aplicativos de revistas, com ênfase naquilo que trazem de inovação e na manutenção de elementos da mídia impressa. Identificamos que a tactilidade, a portabilidade, a multimidialidade e a hipertextualização são as affordances específicas mais utilizadas pelos objetos, trazendo aprofundamentos inéditos à revista, mas também remediando as ações em papel. Em contrapartida, a nivelabilidade, a replicabilidade e a interatividade se apresentam com baixa frequência, enquanto a opticabilidade e a localibilidade não se concretizam.Item Mãos livres para cozinhar : affordances e inovações no aplicativo Culinary Pal.(2019) Souza, Marcelo Freire Pereira de; Pereira, Ana Paula MartinsOs saberes culinários são transmitidos através da oralidade e pelos cadernos de receitas. Este artigo analisa as possíveis transformações no modo de registro, consulta e divulgação de receitas desse meio tradicional para os aplicativos para dispositivos móveis. O objeto de estudos é o Culinary Pal, aplicativo que funciona por comando de voz, possibilitando que as mãos fiquem livres para cozinhar. Neste texto consideramos os aplicativos como uma remediação dos cadernos manuscritos. Por meio da discussão sobre affordances, materialidade e inovação e tendo como metodologia a Análise de Conteúdo, o trabalho traça uma comparação entre as funcionalidades do aplicativo e as características dos tradicionais cadernos de receitas.Item Marketing político no WhatsApp : mineração de small data nas eleições municipais de Ouro Preto.(2021) Martins, Gilson Fernandes Antunes; Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Nair Prata Moreira; Santos, João Guilherme Bastos dos; Souza, Marcelo Freire Pereira deEm 2020, o isolamento social, decorrente da pandemia causada pela doença Covid-19, impediu a realização de comícios e convenções presenciais, seguindo as recomendações sanitárias dos órgãos de saúde para evitar a propagação do coronavírus. Nessa perspectiva, os candidatos necessitaram utilizar as mídias sociais digitais para divulgar suas propostas e angariar apoiadores, sendo o WhatsApp o principal aplicativo de mensagem com os eleitores. Dessa forma, esta dissertação tem como objetivo analisar a utilização do WhatsApp pelos candidatos ao cargo de Prefeito nas eleições municipais de Ouro Preto, em Minas Gerais, realizadas em 2020. Para isso, desenvolveu-se um método de coleta dos dados dos grupos de WhatsApp a partir de Garimella e Tyson (2018), Resende et al. (2019) e Melo et al. (2019). Foram selecionados oito grupos de WhatsApp que têm como tema central a discussão sobre a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Ouro Preto. Todo conteúdo produzido pelos participantes dos grupos entre os dias 4 de abril de 2020 a 22 de novembro de 2020 foi extraído e analisado. O presente estudo é um dos primeiros a utilizar small data do WhatsApp na análise de campanha eleitoral.Item A materialidade das redes sociais no cenário político brasileiro : comunicação e humanidades digitais.(2019) Lima, Marcos Túlio Resende; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Tárcia, Lorena Peret Teixeira; Souza, Marcelo Freire Pereira dePropomos com a presente pesquisa refletir sobre as ressonâncias das tecnologias digitais de comunicação na sociedade, em especial, examinar como as redes sociais, enquanto componentes significativos dessa vertente, promovem mudanças epistêmicas em suas formas de organização. É nosso objetivo, também, refletir sobre como as infraestruturas e métodos digitais podem contribuir para a compreensão de fenômenos e estruturas sociais formados pelas atividades sociais online e offline. Em vista dos objetivos apresentados, utilizamos neste trabalho uma metodologia híbrida composta pelo método quantitativo de análise de redes sociais e pelo método qualitativo de análise de conteúdo, utilizando ainda métodos de mineração, classificação automática e visualização de grandes quantidades de dados retirados da rede social Facebook. Com esse aparato ferramental nos debruçamos sobre a questão da polarização política da sociedade civil brasileira e direcionamos nosso olhar para as redes formadas por e no entorno de Jair Messias Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva no Facebook, expoentes dos pólos em embate. Com a análise das dinâmicas de associação e dissociação dos nós envolvidos nessa rede, caminhamos no sentido da compreensão das mudanças estruturais e amplificações promovidas pela mediação da atividade social pelas infraestruturas digitais e na apreensão de dinâmicas específicas que contribuem para a condição polarizante da sociedade civil brasileira.Item As performances de si nas redes como ciberacontecimento : análise da hashtag ten years challenge.(2020) Silva, Maria Gorete da; Machado, Felipe Viero Kolinski; Machado, Felipe Viero Kolinski; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Henn, Ronaldo CesarO objetivo geral desta pesquisa é compreender os sentidos produzidos nas interações performáticas dos usuários do Facebook durante o desafio dos dez anos, em janeiro de 2018, com análise e categorização desses processos. Para tanto, alguns objetivos específicos passaram a ser buscados como: identificar como este desafio se insere nas perspectivas do ciberacontecimento; caracterizar os públicos participantes neste desafio por meio de suas performances; observar como a ação dos corpos podem produzir significados distintos em uma proposta de interação; verificar como os internautas se posicionam sobre o envelhecimento em seus corpos; evidenciar elementos interligados a proposta interativa que podem interferir no olhar dos internautas e suas reações interativas; e identificar a relevância dos estudos envolvendo o ciberacontecimento para se entender a nossa realidade e suas implicações no meio social. Conforme três constelações de sentido: “Não envelheci, continuo jovem”, “Envelheci e estou bem” e “Eu me manifesto”. Em um processo de inferências, foram feitas análises, as quais tiveram como base as características próprias da rede, os princípios semióticos e as interações de sentidos com referência em estudos sobre as identidades dos sujeitos, sociedade do espetáculo, sociedade do consumo, performance em rede, corpos, culto ao belo, celebridades, envelhecimento e juventude. Com isso, observou-se que a maioria das manifestações foi da ordem da subjetividade, ou seja, as performances dos sujeitos em rede tinham como material propulsor das semioses as questões abissais dos sujeitos, mais profundas, que buscam dar sentido à existência e ao estar no mundo atual.Item Personagens e universos narrativos em adaptações e narrativas transmídia : análise de A dança dos dragões e produtos derivados.(Editora UFOP, 2019) Borges, Aline Monteiro Xavier Homssi; Souza, Marcelo Freire Pereira deItem Personagens e universos narrativos em adaptações e narrativas transmídia : análise de A dança dos dragões e produtos derivados.(2017) Borges, Aline Monteiro Xavier Homssi; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Tarcia, Lorena; Lopez, Debora CristinaA tensão entre os conceitos de adaptação de um texto literário original e de narrativa transmídia é o foco desta pesquisa. A questão norteadora busca entender se tramas literárias são adaptadas para novas linguagens ou passam a ter sua narrativa expandida, em certas situações. Assim, levanta-se as características de uma narrativa, com base em Aristóteles (1973), Barthes (1972), Balogh (2002), Genette (1972), Todorov (2013, 2017), Liestøl (1997) e Volli (2007). A adaptação, com foco em obras literárias que são levadas para o cinema ou para a televisão, é vista a partir de conceitos de Bazin (1991), Field (2001) e Stam (2008). Por sua vez, a convergência midiática, observada a partir dos conceitos de Midiamorfose (FIDLER, 1998), Remediação (BOLTER; GRUSIN, 2000) e Convergência (JENKINS, 2009) leva à ampliação de suportes e propicia que uma mesma história seja contada em diversos canais. O objeto de pesquisa é formado por produtos derivados de As crônicas de gelo e fogo, escritas por George R. R. Martin, a partir do quinto livro da saga, A dança dos dragões. São eles: a quinta temporada da série televisiva Game of Thrones e o jogo Game of Thrones – A Telltale Games Series. Os procedimentos metodológicos combinam três estratégias: a Análise Estrutural da Narrativa (TODOROV, 1972); a Análise Fílmica (VANOYE; GOLIOT-LÉTÉ, 2012) e a Análise de Jogos (MANOVICH, 2005). A Análise Estrutural da Narrativa aponta para a forma do texto, deixando de lado seu conteúdo, e para a maneira como esta forma se repete ao longo do relato, indicando a manutenção das estruturas narrativas. Já a Análise Fílmica leva em conta características do produto série de televisão, além do modo como histórias são condensadas ou expandidas ao serem levadas para esse formato. Por fim, a Análise de Jogos observa como os algoritmos dos videogames interferem na narrativa construída por usuários, quando há opções diferentes de caminhos a seguir, a partir de um cardápio oferecido ao jogador. A pesquisa cruza a estrutura narrativa dos três produtos analisados, apontando semelhanças e diferenças e buscando identificar, nessas últimas, quando são frutos de adaptação da trama original para o novo suporte e/ou quando fazem parte de estratégias de ampliação da história original.Item Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais : compreendendo estratégias e ações de interatividade.(2019) Martins, Nair Prata Moreira; Lopez, Debora Cristina; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Avelar, Kamilla Morando; Diehl, DanielleO rádio brasileiro, inserido na nova ecologia de mídia, enfrenta desafios de ordem diversa assumindo diferentes configurações frente ao cenário de constante desenvolvimento tecnológico. Dado o contexto, este artigo volta seu olhar para o posicionamento no Facebook de três emissoras radiofônicas jovens brasileiras, a saber: Rádio Mix, Rádio Jovem Pan e Rádio Transamérica. Utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo em Redes Sociais e o estudo de caso comparativo (Yin, 2001), o objetivo é compreender as principais estratégias de postagem e engajamento usadas pelas emissoras para captar a atenção da audiência nas redes sociais. Os resultados apontam para a falta de estratégia e o baixo engajamento nas fanpages. Nenhuma das emissoras analisadas constrói um efetivo processo de interação em suas redes sociais, predominando a participação, característica do rádio jovem dos anos 1990.Item Sobre o que ogram os veganos? : uma análise das atividades do grupo Ogros Veganos no Facebook.(2016) Souza, Marcelo Freire Pereira deNeste artigo discutimos a cultura gastronômica e suas representações no grupo do Facebook Ogros Veganos. A partir de uma análise de Métodos Digitais, olhamos para como os hábitos alimentares deste grupo se desenham em suas atividades nesta rede social, circunscrevendo nelas marcações de vinculação e identificação com a luta pela causa animal com olhar abolicionista. Entre os principais resultados indicamos a presença constante do apelo emocional nas postagens, seja por sua relação com a sociedade e os sujeitos não veganos, seja pela vinculação com as marcas emocionais e históricas da comida, seja pela reiteração da relação pacífica com os alimentos.