Browsing by Author "Tavares, Bruna Vitor"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
Item Os desafios na implantação de um projeto de horta escolar.(2014) Tavares, Bruna Vitor; Fernandes, Luciana; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Moreira, Leandro MarcioEste artigo consiste num relato de experiência sobre hortas escolares desenvolvida em uma escola pública por bolsistas do subprojeto interdisciplinar em Ciências do PIBID/UFOP. A horta foi eleita como uma estratégia para trabalhar conhecimentos científicos e populares, de modo a favorecer a participação dos alunos e promover um ensino interdisciplinar. Entretanto, foram encontrados muitos desafios e obstáculos no início do trabalho que exigiram pesquisas e busca de soluções. Dessa forma, o artigo mostra como a atividade de planejamento se transformou em uma ação investigativa por parte dos licenciandos e coordenadores do subprojeto.Item Guia de aves urbanas de Ouro Preto : um instrumento para a formação inicial em Ciências Biológicas.(2022) Tavares, Bruna Vitor; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Azevedo, Cristiano Schetini de; fabogusto@gmail.com; cristiano.azevedo@ufop.edu.br; Hoffmann, Marilisa Bialvo; Zama, Uyrá dos Santos; Azevedo, Cristiano Schetini de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eA pesquisa “Guia de Aves Urbanas de Ouro Preto: um instrumento para a formação inicial em Ciências Biológicas” teve como objetivo descrever os processos de formação proporcionados por um minicurso sobre avifauna urbana, mediado pelo ‘Guia de campo: Aves urbanas de Ouro Preto’, que foi oferecido à graduandos/as do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) de uma Universidade Federal no Estado de Minas Gerais. Como causa da urbanização, temos uma mudança significativa no ambiente, o que resulta na diminuição e homogeneização da avifauna. Tal diminuição possui relação direta com as mudanças climáticas, assim como com os novos desafios para a sobrevivência de espécies em áreas urbanas, devido à perda de áreas verdes e à impermeabilização de solos. Dessa maneira, propôs-se, como produto educacional, a elaboração de um guia de identificação de aves urbanas do município de Ouro Preto/MG. Para construção do guia, foram utilizadas informações relativas aos estudos ornitológicos, cedidas por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto, que também colaboraram com a cessão de fotos ilustrativas que compuseram o produto. Nesse guia, constam informações básicas da biologia e do grau de ameaça de extinção das espécies. Após sua conclusão, o produto educacional foi utilizado em um minicurso com graduandos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto, com conseguinte avaliação do instrumento, por parte dos cursistas. O cronograma do referido minicurso constou de três encontros, organizados por meio da plataforma virtual Google Meet, recurso adotado em função do contexto pandêmico da COVID-19, que impossibilitou qualquer tipo de encontro presencial. Para a análise dos dados coletados durante os encontros, foi utilizada a Teoria Ator-Rede (TAR), a fim de evidenciar e analisar os processos de ensino e aprendizagem, associados tanto aos atores humanos quanto aos atores não-humanos, os quais estiveram, de algum modo, mobilizados nessa formação. Na análise dos resultados, após a montagem gráfica da rede obtida, o Guia de avifauna foi o que mais se destacou, junto a ele actantes como os participantes, as memórias também acabaram por se sobressair, mobilizando conhecimentos e situações não abordados no minicurso propriamente dito. O destaque obtido pelo Guia de avifauna nos levou a classificá-lo como o actante focal da rede, e devido a isto o ponto inicial de maior influência nas translações e na aprendizagem final. Devido a tais resultados pudemos comprovar a contribuição da utilização de guias de avifauna como elemento mobilizador para o ensino da Educação Ambiental no Ensino Superior.