Browsing by Author "Travain, Silmar Antônio"
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Item Estudo das propriedades piezoresistivas de compostos de cimentos com adição de polianilina e nanotubos de carbono.(2016) Fernandes, Brillian Aquino; Travain, Silmar Antônio; Ladeira, Luiz Orlando; Ladeira, Luiz Orlando; Figueiredo, José Marcos Andrade; Bianchi, Rodrigo FernandoPesquisas recentes na área de estruturas de concreto envolvendo monitoramento de esforços dinâmicos em tempo real tem se destacado nos últimos anos. Materiais em estruturas de concreto com capacidade de auto sensoriamento e novos aditivos são buscados constantemente para melhorar o desempenho de sistemas estruturais aplicados na área da construção civil. Neste trabalho foram estudados dois tipos de materiais piezoresistivos em cimento do tipo Portland. Um utilizando nanotubos de carbono (NTC) e outro com polímero de polianilina (Pani). O polímero de Pani foi misturado fisicamente ao cimento, enquanto que os NTC foram crescidos pela técnica de deposição química a vapor obtendo os dispositivos utilizados. Para caracterização destes dispositivos utilizou-se medidas de impedância elétrica para determinação das resistências elétricas dos mesmos. Após a caracterização dos dispositivos, estes foram inseridos em argamassa de cimento para testes de piezoresistividade com o aumento da pressão em diferentes idades. Os resultados mostram que a adição de nanocompósitos NTC e Pani à matriz de provoca um aumento na desordem do sistema, alterando suas propriedades piezoresistivas. O aumento da pressão sobre os dispositivos mostrou uma considerável variação na resistência elétrica dos mesmos. Este trabalho mostra a possibilidade de uso destes dispositivos como sensores para monitoramento de esforços mecânicos em estruturas de concreto.Item SimulAção : plataforma Web de simuladores voltados ao ensino de física.(2020) Sousa, Fernanda Luíza de; Assis, Guilherme Tavares de; Travain, Silmar Antônio; Ziviani, Denise Conceição das Graças; Coelho, Dayanne Gouveia; Carvalho, Edson José de; Travain, Silmar Antônio; Assis, Guilherme Tavares deNos últimos anos, o Ensino de Física tem-se pautado na utilização de métodos tradicionais de ensino com repetição mecânica de conceitos, memorização de equações e exposição do conteúdo por meio, simplesmente, do quadro negro e giz. Essa metodologia, que visa a utilização de equações sem o questionamento do conteúdo da teoria Física associada, torna o aluno receptor passivo de informações, impossibilitando sua interação na construção do conhecimento. A utilização de mídias educacionais, tais como simulações computacionais, vídeos e animações, propicia ao professor acesso a uma grande quantidade de recursos, que podem contribuir para tornar a aula mais interativa e dinâmica, possibilitando ao aluno maior envolvimento no processo de ensino e aprendizagem. A partir do objeto em estudo e com a utilização desses recursos, o aluno tem uma maior oportunidade de interagir com os seus colegas e o professor, propiciando assim a construção do conhecimento durante as interações. Neste contexto, como objetivo principal deste trabalho, foi desenvolvida uma plataforma, denominada SimulAção, para a disponibilização de simuladores computacionais, voltados inicialmente para o ensino de conteúdos de Conservação da Energia Mecânica, e de roteiros para utilização dos mesmos. A partir de experimentações práticas realizadas, a plataforma SimulAção foi validada por meio do método baseado no questionário de avaliação de satisfação subjetiva do usuário, que mede a usabilidade de produtos; neste contexto, resultados experimentais obtidos comprovaram que a usabilidade da plataforma e seus serviços, até o momento oferecidos, de uma maneira geral foi de 82,72, encontrando-se entre o excelente e o melhor imaginável. Ademais, o método baseado no modelo de Toulmin foi utilizado na experimentação prática desse trabalho com a finalidade de analisar os argumentos dos alunos a partir das atividades práticas desenvolvidas por meio do uso dos simuladores presentes na plataforma SimulAção. Vale ressaltar que o conteúdo abordado na plataforma SimulAção, proposta neste trabalho, pode ser estendido a qualquer área de conhecimento, desde que existam simuladores voltados para tais áreas. A utilização de simuladores computacionais, como recurso didático no ensino, busca provocar os professores a fim de realizar mudanças em seus métodos de ensino, despertando o interesse e promovendo a interação da teoria com a prática de forma a favorecer a aprendizagem.