Browsing by Author "Travain, Silmar Antonio"
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Item Abordagem investigativa em aulas de física experimental no ensino superior : um estudo sobre aerodinâmica.(2023) Matos, Ana Carolina de Lima; Carvalho, Edson José de; carvalho@ufop.edu.br; Ziviani, Denise Conceição das Graças; Travain, Silmar Antonio; Carvalho, Edson José deDurante décadas pesquisadores e estudiosos aprofundaram seus estudos em compreender os problemas enfrentados no ensino. Se tratando especificamente do ensino de Física, nota-se a falta de interesse dos estudantes, dificuldade na resolução de problemas, falta de capacitação do docente quanto as metodologias, dentre outros fatores. Visto a importância da utilização de recursos e estratégias diferenciais para melhorar o desempenho e o desenvolvimento dos estudantes, o presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia de Metodologias Ativas por meio da utilização do ensino investigativo em aulas de Física experimental no Ensino Superior com o tema de Mecânica dos fluidos e aerodinâmica. Desta forma, foram escolhidas, testadas e produzidas intervenções com o cunho investigativo. Em seguida, essas intervenções foram aplicadas aos estudantes do Ensino Superior. Durante e após o desenvolvimento dessas atividades produziu-se uma análise qualitativa e quantitativa para avaliar o engajamento e a compreensão dos estudantes em relação ao conteúdo abordado. Portanto, por meio do desenvolvimento deste trabalho busca-se apresentar a eficácia de tal abordagem no ensino de Física, além de incentivar e encorajar outros professores a utilizarem essa ferramenta.Item Análise do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de física por meio do uso de simuladores e da argumentação de usuários.(2021) Sousa, Fernanda Luíza de; Assis, Guilherme Tavares de; Travain, Silmar AntonioHistoricamente, nas últimas décadas, a principal metodologia utilizada por professores de Física em sala de aula é o método tradicional, voltado para a resolução de exercícios e exposição de conteúdos pelo professor por meio do quadro negro e de giz. Desta forma, o Ensino de Física precisa ser direcionado na busca pela contextualização e inserção de recursos didático-pedagógicos, como a utilização de novas tecnologias. Neste contexto, este trabalho possui, como objetivo geral, demonstrar como simuladores computacionais podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Física em sala de aula, a partir da argumentação. Para tanto, foi desenvolvida a primeira versão de uma plataforma, denominada SimulAção, que promove o uso de simuladores computacionais voltados, inicialmente, para o ensino de conteúdos sobre Conservação da Energia Mecânica, e disponibiliza roteiros para utilização dos mesmos. Por meio de experimentos práticos realizados na plataforma SimulAção, foi utilizado o modelo de Toulmin com a finalidade de analisar os argumentos dos alunos a partir das atividades práticas desenvolvidas pelos mesmos; adicionalmente, alunos e professores analisaram a usabilidade da plataforma SimulAção por meio de um método baseado no questionário de avaliação de satisfação subjetiva do usuário. A partir dos resultados experimentais obtidos, verificou-se que o uso do processo da argumentação, provido pelo modelo de Toulmin, conduziu os alunos a descobrirem as relações entre os elementos de simulação, possibilitando a compreensão dos conceitos de Física envolvidos nas atividades propostas. Quanto à avaliação da plataforma SimulAção, os resultados experimentais comprovaram que a usabilidade da plataforma e seus serviços, até o momento oferecidos, encontra-se entre o excelente e o melhor imaginável. A utilização de simuladores computacionais, como recurso didático no ensino, busca provocar os professores a fim de realizar mudanças em seus métodos de ensino, despertando o interesse e promovendo a interação da teoria com a prática de forma a favorecer a aprendizagem.Item Calorias dos alimentos : uma abordagem temática e lúdica para o ensino de termoquímica.(2016) Gonçalves, Cleidilene Alves de Araújo; Travain, Silmar Antonio; Schneider, Sandra Giacomin; Santos, Cláudio Gouvêa dosO principal objetivo desse trabalho foi relacionar alguns conceitos estudados em termoquímica como energia, calor, temperatura e caloria com o valor energético dos alimentos. A partir dos alimentos o ser humano encontra nutrientes como fonte de energia para a realização das diversas funções orgânicas. A energia de uma forma geral é de fundamental importância para a evolução tecnológica de um país, que busca incessantemente condições de fornecê-la para o desenvolvimento social da população. Nesta pesquisa o tipo de energia analisada vem dos alimentos, sendo de igual modo importante, pois cada dia mais as pessoas têm se preocupado com a saúde e a obesidade. Para melhor entendimento desse conteúdo e aproximação ao cotidiano dos estudantes, foi desenvolvida uma sequência didática associando aula dialógica expositiva, atividade experimental e atividade lúdica. A aplicação da aula dialógica expositiva possibilitou a participação ativa dos estudantes. A partir dessa troca de informações, foi desenvolvida uma atividade experimental com o uso de um calorímetro alternativo, para compreensão das trocas de calor na queima do alimento. Foi realizada uma atividade lúdica com a participação do professor e dos estudantes, permitindo a interação e a colaboração entre os participantes mais capazes. Essa atividade foi realizada de forma cooperativa entre dois ou mais indivíduos, estratégia que proporciona a oportunidade para a imitação e aprendizagem de acordo com a zona proximal de Vygotsky, possibilitando o processo de construção do conhecimento. A partir do uso de atividades lúdicas foi observado o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Essa ação além de prazerosa e divertida teve um papel importante na assimilação dos conceitos de ciências investigados.Item Dispositivos flexíveis de monitoramento de pH e de deflexão mecânica à base de polianilina.(2007) Travain, Silmar Antonio; Bianchi, Rodrigo Fernando; Colella, Enia M. L.; Andrade, Adnei M. de; Giacometti, José AlbertoNesse trabalho descrevemos a arquitetura e a operação de filmes finos de polianilina (PAni) usados como elemento ativo de sensores flexíveis de pH e de deformação mecânica. Tais dispositivos apresentam grande interesse tecnológico devido aos seus baixos custos de produção e à possibilidade de integração com outros sistemas orgânicos e inorgânicos, incluindo transistores, diodos e baterias. Filmes finos de PAni foram preparados pelo método de polimerização in-situ sobre microeletrodos de Cr/Au previamente depositados sobre substratos de polietilenoteraftalato (PET). As características elétricas do sistema foram investigadas como função do nível de dopagem da PAni. Os dispositivos apresentaram boa resposta elétrica para diferentes soluções ácidas e básicas, bem como para pequenas variações de deformações mecânicas.Item Electrical characterization of in situ polymerized polyaniline thin films.(2007) Travain, Silmar Antonio; Ferreira, Guilherme Fontes Leal; Giacometti, José Alberto; Bianchi, Rodrigo FernandoThe alternating conductivity, σ*(f) = σ (f) + iσ(f), of in situ polymerized polyaniline thin films doped with hydrochloric acid, deposited on top of an interdigitated gold line array previously deposited on glass substrates, were measured in the frequency (f) range between 0.1 Hz to 10 MHz and in the temperature range from 100 to 430 K. The results for σ (f) are typical of a disordered solid material: for frequencies lower than a certain hopping frequency γhop, log[σ (f)] is frequency-independent rising almost linearly for in log f > γhop. A master curve was thus obtained by plotting the real component of the conductivity using normalized scales σ (f)/σdc and f/γhop, which is indicative of a single process operating in the whole frequency range. An expression encompassing the conduction through a disordered structure taken from previous random free energy barrier model for hopping carriers, as well a dielectric function to represent the capacitive behavior of the PAni was employed to fit the experimental results. The dielectric constant and activation energy for hopping carriers were obtained as function of the polymer doping level.Item Enzyme immobilization on Ag nanoparticles/polyaniline nanocomposites.(2009) Crespilho, Frank Nelson; Iost, Rodrigo Michelin; Travain, Silmar Antonio; Oliveira Junior, Osvaldo Novais de; Zucolotto, ValtencirThe performance of the modified electrodes toward urea hydrolysis was investigated via amperometric measurements, revealing a fast increase in cathodic current with a well-defined peak upon addition of urea to the electrolytic solution. The cathodic currents for the ITO/PAni/PVA–AgNP/urease electrodes were significantly higher than for the ITO/PAni/urease electrodes. The friendly environment provided by the ITO/PAni/PVA–AgNP electrode to the immobilized enzyme promoted efficient catalytic conversion of urea into ammonium and bicarbonate ions. Using the Michaelis–Menten kinetics equation, a KM app of 2.7mmolL−1 was obtained, indicating that the electrode architecture employedmay be advantageous for fabrication of enzymatic devices with improved biocatalytic properties.Item Escova progressiva no ensino de Química : análise da argumentação dos alunos mediante o uso de uma sequência didática fundamentada na abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) no ensino remoto.(2021.) Casela, Ivna; Travain, Silmar Antonio; Souza, Gilmar Pereira de; Assis, Alice; Zama, Uyrá dos Santos; Souza, Gilmar Pereira de; Travain, Silmar AntonioO público adolescente, na busca por alcançar o padrão de beleza apresentado por seus ídolos, tem se submetido aos mais diversos procedimentos estéticos e capilares, sem considerar os possíveis riscos à sua saúde e as adversidades que os produtos utilizados para esses fins podem causar ao meio ambiente. A fim de se promover a reflexão sobre a beleza ideal, a utilização do método de alisamento: escova progressiva e as implicações do uso de produtos cosméticos, foi desenvolvida nesta proposta uma Sequência Didática (SD) fundamentada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) com viés argumentativo. A SD deveria ser aplicada em sala de aula presencial para uma turma do 1° ano do Ensino Médio (EM), porém, devido à situação pandêmica provocada pela COVID-19, foi adequada partes da SD para aplicação remota, por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A pesquisa foi dividida em três etapas: a investigação dos conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa (primeira etapa), a aplicação do Material do Aluno-Atividade Argumentativa (segunda etapa) e a discussão do descarte correto das embalagens cosméticas (terceira etapa). Na primeira etapa, foi aplicado um questionário via Google Formulários, no qual o público-alvo foi ampliado, abrangendo pessoas com diversos níveis de escolaridade. Os dados coletados nesta etapa evidenciaram: interesse maior do público feminino por esse tema; essencialidade dos produtos cosméticos; desconfiança de seu uso nos cuidados com a saúde humana; conhecimento dos efeitos do descarte inadequado dos produtos cosméticos ao meio ambiente e o desconhecimento de políticas de redução dos efeitos dos mesmos à natureza. Os alunos das séries de 1°, 2° e 3° ano do EM participaram no desenvolvimento da segunda etapa da pesquisa. Nesta etapa, os dados foram coletados por meio de registros de áudio e atividades escritas, sendo posteriormente analisados segundo o referencial de Toulmin (2006) e Erduran, Simon e Osborne (2004). Os dados mostraram que o material do aluno na atividade, “O que aconteceu?” possibilitou articulação entre conhecimentos químicos e elementos argumentativos, evidenciando o potencial do material desenvolvido e a importância do papel do professor na orientação argumentativa. A partir do uso da ferramenta analítica de Erduran, Simon e Osborne (2004) foi possível classificar os níveis dos argumentos orais e escritos dos alunos, revelando a dificuldade na formulação de refutações pelos estudantes no ensino remoto. Na terceira etapa, foi aplicado um questionário (Google Formulários) aos alunos das séries de 1°, 2° e 3° ano do EM. Os dados mostraram adesão favorável à atividade, com feedbacks positivos sobre o Podcast desenvolvido. Foi observada existência de planos de Logística Reversa em ações de diferentes empresas de produtos cosméticos e um baixo conhecimento dos alunos sobre as funções das substâncias químicas presentes nos cosméticos. No ensino remoto, foi observada uma maior dificuldade dos alunos no desenvolvimento da argumentação, dentre elas a refutação. À vista disso, destaca-se a necessidade de mais pesquisas relacionadas ao uso das TDIC, associadas às atividades argumentativas, bem como a elaboração de materiais didáticos adaptados para o ensino remoto.Item Preparação e caracterização do polímero biodegradável poli-butileno adipato cotereftalato, associado aos polímeros semicondutores poli-o-etoxianilina e poli-ometoxianilina e ao óxido de estanho e índio.(2014) Gama, Bruno Elias Pereira Nogueira da; Travain, Silmar AntonioA utilização de diversos tipos de materiais pelo homem inicia-se desde os primórdios, quando estes passaram a dominar o fogo. O emprego de materiais como pedras, madeira, terra dentre outros foi de suma importância para o seu desenvolvimento social e científico. Inicialmente estes foram utilizados como ferramentas e/ou armas para a subsistência do homem primitivo. O desenvolvimento de novos materiais se tornou cada vez mais constante devido à necessidade crescente por compostos que visam atender uma sociedade industrializada, utilizando materiais associados. Com o avanço científico e tecnológico acelerado, o uso de materiais associados a recursos naturais, passou a ter uma posição de destaque devido à preocupação ambiental. Desta forma, o emprego de materiais que geram um menor impacto ambiental passa a fazer parte do cotidiano acadêmico-tecnológico. Várias são as pesquisas que têm sido realizadas com o emprego de materiais biodegradáveis associados a outros materiais que favorecem diversas aplicações para a sociedade em geral. Um exemplo desta utilização está na associação de polímeros a materiais de engenharia que possuem propriedades mecânicas, químicas e elétricas. Neste contexto, a utilização de polímeros semicondutores associados a materiais biodegradáveis tem grandes possibilidades de aplicações na área de dispositivos eletrônicos descartáveis. O objetivo deste trabalho consiste na preparação e caracterização de materiais híbridos utilizando como matriz o polímero biodegradável poli(butileno adipato co-tereftalato) (PBAT), associado aos polímeros condutores poli-o-metoxianilina (POMA), poli-o-etoxianilina (POEA) e ao óxido de estanho e índio (ITO). Medidas elétricas realizadas nos compósitos PBAT/POMA/ITO e PBAT/POEA/ITO mostraram que o acréscimo de óxido no sistema, aumenta sua condutividade elétrica. Medidas de microscopia de força atômica mostraram que a dispersãodo óxido na matriz do polímero PBAT influencia na uniformidade e condutividade elétrica destes compósitos. As medidas de Infravermelho mostraram que não houve interação química forte entre os polímeros biodegradável e semicondutor. Os compósitos apresentam características biodegradáveis em sua matriz, favorecendo sua utilização como dispositivos descartáveis, com consequente redução no impacto ambiental. O interesse deste material híbrido está na sua possível aplicação em dispositivos amperométricos.Item Proposta de sequência didática : aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky.(2023) Silva, Éder Conceição da; Travain, Silmar Antonio; Kondarzewski, Isabel Cristina de Castro; Carvalho, Edson José de; Travain, Silmar AntonioEm teoria, o processo de Ensino das Ciências da Natureza consiste em um conjunto de métodos destinados à disseminação de determinado conteúdo. Em geral, são apresentadas na literatura diversas perspectivas acerca dos caminhos que podem ser escolhidos como base teórica. Contudo, quando inseridos em sala de aula, os conteúdos abordados pouco dialogam com o cotidiano do estudante, e no caso da Física, a representatividade dos fenômenos fica a cargo das equações matemáticas. Nesse sentido, no intuito de propiciar um maior entendimento e compreensão de mundo ao qual os estudantes estão inseridos, além de contribuir com a prática do docente, desenvolveu-se uma sequência didática com abordagem nos conceitos da Óptica Geométrica e da Física Moderna. Os resultados obtidos das gravações e dos registros escritos foram analisados sob a visão da Teoria Sociointeracionista de Vygotsky dada pela interação entre professor e aluno e entre os parceiros mais experientes. Ao se analisar as discussões dos estudantes em sala de aula, percebeu-se vários momentos da mediação como mecanismo da promoção da interação entre professor-aluno ou entre aluno-aluno. Isso demonstra que o processo de aprendizagem começa no ambiente ao qual o estudante está imerso, e na escola que a bagagem do conhecimento trazida por ele é trabalhada com o propósito de conferir uma nova interpretação a esse conhecimentoItem Proposta e desenvolvimento de uma biblioteca digital para produtos educacionais de mestrados profissionais em ensino de ciências.(2017) Andrade, Douglas; Assis, Guilherme Tavares de; Travain, Silmar Antonio; Silva, Amanda Sávio Nascimento e; Nunes, Maria Eugenia Silva; Assis, Guilherme Tavares de; Travain, Silmar AntonioDesde a homologação de programas de mestrados profissionais (MPs) pela Capes em 2001, percebe-se uma expansão desses programas na área de ensino e educação. Vários pesquisadores da área de educação, então, têm produzido trabalhos que objetivam tratar e analisar currículos, documentos legais, impactos na educação básica e outras características que regem os programas de MP relativos ao ensino, a educação e, mais especificamente, o ensino de ciências. A principal diferença considerada entre os programas de mestrado acadêmico (MA) e os programas de MP consiste na obrigatoriedade dos estudantes de programas de MP elaborarem, ao final de seus cursos de mestrado, produtos educacionais voltados para suas áreas de pesquisa. Para os egressos dos programas de MP relativos ao ensino, esses produtos devem estar direcionados a propostas educacionais. Com foco nessa particularidade, no momento atual, existe a necessidade do desenvolvimento de um sistema de armazenamento de produtos educacionais já consolidados por egressos desses programas. Assim, visando tal necessidade, o objetivo principal deste trabalho consiste em propor, confeccionar e avaliar uma biblioteca digital para armazenar e disponibilizar produtos gerados por egressos do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (MPEC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com possibilidade de ser utilizada também por distintos programas de MP relativos ao ensino. Apesar de existirem, atualmente, sistemas destinados ao armazenamento de recursos educacionais direcionados exclusivamente à atividade docente, nenhum desses sistemas atende as especificidades dos MPECs. Ademais, como objetivo secundário, o trabalho propõe e valida o desenvolvimento de um serviço de avaliação para essa biblioteca digital no intuito de permitir que os produtos armazenados sejam avaliados por futuros usuários da biblioteca; tal serviço baseia-se em um questionário proposto e confeccionado para tal fim. Por meio dos experimentos realizados, foi possível constatar que a usabilidade, a navegabilidade e os serviços oferecidos pela biblioteca digital proposta neste trabalho mostraram-se satisfatórios.Item Study of the growth process of in situ polyaniline deposited films.(2007) Travain, Silmar Antonio; Souza, Nara C. de; Balogh, Débora Terezia; Giacometti, José AlbertoPolyaniline (PAni) thin films were deposited onto BK7 glass substrates using the in situ deposition technique. The control of the time and the aniline concentration in the PAni polymerization reaction on the film deposition allowed us to prepare films with different thickness, down to ∼25 nm. The film growth process was monitored by measuring the UV–vis spectra and the AFM height profiles of the film surface. The curves of adsorption kinetics were analyzed with the Avrami’s model, yielding an exponent n = 3, thus indicating nucleation of spheroids at the initial stages of polymerization that grow through a diffusion process. AFM images of the surface height profiles corroborate this hypothesis, with spheroids growing with no preferred orientation during the in situ deposition.Item Surface characterization of absorbing polymer films deposited on transparent glasses.(2008) Gonçalves, Débora; Travain, Silmar Antonio; Giacometti, José Alberto; Irene, Eugene A.PANI films were deposited on glass substrates by in-situ polymerization and characterized by UV-VIS spectroscopy and atomic force microscopy. A method is developed to accurately analyze ellipsometric data obtained for transparent glass substrates before and after modification with absorbing polymer films. Surface modification was made with an overlayer such as polyaniline (PANI), which exhibits different optical properties by varying its oxidation state. First, the issue of using transparent substrates for ellipsometry studies was examined and then, spectroscopic ellipsometry was used to characterize absorbing overlayers on transparent glasses. The same methodologies of data analysis can be also applied to other absorbing films on transparent substrates, and deposited by different techniques.Item O uso da ludicidade no ensino de física.(2016) Cristino, Cláudia Susana; Travain, Silmar Antonio; Campos, Carlos Joel; Monteiro, Isabel Cristina de CastroPesquisas realizadas nos últimos anos, mostram a importância em acrescentar tópicos de física moderna no currículo das escolas de ensino básico. Fatores como abordagem mínima de conteúdos de física moderna, como previsto pelo Ministério da Educação, como também a divulgação de novas tecnologias e suas aplicações em diversos segmentos comerciais e industriais, colocam em evidência a pesquisa na área do ensino de física. Para facilitar o entendimento desta ciência moderna, novas metodologias devem ser desenvolvidas ou adaptadas. A utilização de brinquedos e jogos como recurso pedagógico foi introduzida no renascimento, época que marcou uma profunda transformação nas ideias, na ciência e na sociedade. Para facilitar a explicação e interpretação de conceitos de física, neste trabalho propomos o emprego da ludicidade como ferramenta pedagógica. A proposta visa à utilização de experimentos lúdicos e brinquedos pedagógicos a fim de despertar o interesse e curiosidade dos estudantes pelos conceitos de Física. Foram utilizados brinquedos lúdicos, como o globo de plasma e o experimento da luz, que estuda o princípio da fibra óptica para explicar fundamentos da tecnologia atual, introduzindo conceitos básicos de física moderna relacionada à física da sala de aula e a física do cotidiano. O objetivo deste trabalho é investigar o processo de aprendizagem desenvolvido a partir de uma sequência didática com questionário prévio, atividade experimental com a utilização de brinquedos lúdicos e aula dialógica. As atividades foram realizadas de forma cooperativa, apresentando o professor pesquisador como mediador das ações entre dois ou mais indivíduos. Essa estratégia proporciona a repetição e aprendizagem de conceitos, de acordo com a zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, possibilitando o processo de construção do conhecimento. Os estudantes puderam complementar o que já sabem individualmente e avançarem juntos nos estudos de ciências físicas, atribuindo ao ato de brincar um papel importante na evolução dos processos de desenvolvimento humano, como maturação e aprendizagem.Item Utilização das tecnologias da informação (TI's) para o ensino de física moderna no ensino médio.(2017) Freitas, Frederico Ferreira; Travain, Silmar Antonio; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Travain, Silmar Antonio; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Franco, Carlos Joel; Assis, AliceNos últimos anos, o uso das tecnologias de informação (TI’s) como uma ferramenta de auxílio pedagógico vêm sendo muito discutido. Entre elas destaca-se o uso de softwares que são muito explorados, pois permitem o estudo de simulações que na prática seriam difíceis e, até impossíveis de serem realizadas em laboratórios tradicionais. A utilização desses softwares pode facilitar a compreensão de alguns fenômenos físicos, tornando possível a visualização de gráficos e animações num mesmo ambiente. Com essa melhor visualização, e juntamente com o interesse do aluno pelo uso dos softwares, o processo de ensino-aprendizagem pode ser mais produtivo. Esses softwares tem propiciado uma melhor introdução de conteúdos de Física Moderna no ensino médio. A física moderna é um campo de conhecimento essencial para a compreensão de fenômenos ligados ao cotidiano, seja de origem natural ou tecnológica, como sensores noturnos, portões eletrônicos, sistemas de iluminação, dispositivos eletrônicos, entre outros, o que fazem deste tema um assunto de destaque. Assim, para uma melhor compreensão dessas tecnologias, faz-se necessário intensificar discussões sobre tópicos de Física Moderna na grade curricular das escolas de nível básico. Um tema que apresenta várias aplicações no dia-a-dia é o Efeito Fotoelétrico, um assunto que consta na matriz curricular do ensino médio. Estamos sendo monitorados diariamente por sensores, seja para locomoção (no interior dos motores automotivos), para segurança (alarmes) para iluminação pública (células fotoelétricas), entre outros. Considerando as tecnologias aplicadas e sua inserção em ensino de ciências, este trabalho visa, por meio de uma oficina, apresentar uma proposta de atividades que permitam estudar o efeito fotoelétrico com o uso de um software da plataforma PhET, da Universidade do Colorado. O desafio dessa proposta é estimular a participação dos alunos na construção do conhecimento, inspirado na abordagem dialógica de Paulo Freire. O trabalho constitui em oficinas instrumentais aos professores do ensino médio sobre tópicos de Física Moderna, em especial o tema efeito fotoelétrico, com o auxílio de um software da plataforma PhET. Como produto final deste trabalho, pretende-se obter uma sequência didática que possa ser utilizada no Ensino de Física Moderna.Item A utilização do forno de micro-ondas no ensino de física na educação de jovens e adultos (EJA).(2015) Vilela, Kátia Solange Fonseca do Rosário; Travain, Silmar AntonioQuando olhamos ao nosso redor, nos deparamos com uma infinidade de artefatos tecnológicos, como aparelhos de telefonia fixa e móvel, GPS´s, tecnologia wi-fi, computadores, internet, sensores com diversas utilidades, controles remotos, portões eletrônicos, aparelhos de raios X, tomografia computadorizada, dentre outros. E para compreender este mundo tão tecnológico que nos cerca, torna-se importante inserir tópicos de Física Moderna na grade curricular das escolas, como por exemplo, a Física das Radiações. As fontes de radiação se encontram por toda a parte e o ser humano está constantemente exposto as suas diversas formas. É muito comum que o termo radiação seja associado apenas aos seus efeitos negativos, como as bombas atômicas, o câncer e os acidentes radiológicos e nucleares. A distinção entre a radiação que é prejudicial e a que é benéfica ao ser humano é uma questão que merece ser discutida no ambiente escolar. As tecnologias e aplicações das formas de radiação estão muito presentes no cotidiano das pessoas, justificando as discussões sobre o tema. Este trabalho visa proporcionar o Ensino de Física das Radiações através da análise e discussão de conceitos físicos envolvidos no funcionamento do forno de micro-ondas. O micro-ondas foi escolhido em função de sua grande utilização pela sociedade moderna e ainda assim envolver situações que provocam medo e hesitação nas pessoas. Optou-se desenvolver a proposta com base na abordagem dialógica de Freire, por ser esta uma forma de estimular a mudança de foco nas aulas promovendo a participação dos sujeitos na construção do conhecimento. A transposição da concepção de educação de Paulo Freire para o espaço da educação formal, promovida pela dinâmica dos 3 Momentos Pedagógicos (3MP), propõe a relação ensino-aprendizagem através da interação mediatizada por um problema. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola do município de Mariana, MG. A proposta consiste em analisar que compreensões estes estudantes desenvolvem sobre Física das Radiações quando o forno de micro-ondas é utilizado como um elemento para o processo de ensino e aprendizagem. Nos livros didáticos utilizados no ensino médio, verifica-se uma carência de informações relacionadas à aplicação da Física em produtos tecnológicos, principalmente os materiais didáticos destinados á EJA. Por esta razão, como etapa final do projeto, pretende-se desenvolver um material didático que ajude a desmistificar a ideia de que toda forma de radiação é prejudicial, permitindo ao estudante identificar as principais formas de radiação, sua interação com a matéria, sua utilização na sociedade e possíveis meios de detectá-las.