Browsing by Author "Vieira, Aline Alves"
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Item Ansiedade pré-competitiva e desempenho em jovens atletas de natação.(2016) Lisboa, Ana Luiza Rocha; Ferreira, Renato Melo; Werneck, Francisco Zacaron; Ferretti, Pedro Henrique Sena; Vieira, Aline Alves; Gomes, Raissa Carla; Carolina, Ruana; Coelho, Emerson FilipinoItem Avaliação do potencial esportivo de jovens atletas de natação : análise descritiva do estudo preliminar realizado no Troféu Fernanda Ferraz – Ipatinga/2015.(2015) Ferreira, Renato Melo; Coelho, Emerson Filipino; Werneck, Francisco Zacaron; Figueiredo, António José; Vieira, Aline Alves; Ferretti, Pedro Henrique Sena; Gomes, Raíssa Carla; Batista, RuanaItem Maturação somática e desempenho de jovens atletas de natação.(2016) Vieira, Milla Miriane; Ferreira, Renato Melo; Coelho, Emerson Filipino; Vieira, Aline Alves; Ferretti, Pedro Henrique Sena; Werneck, Francisco ZacaronItem Relação entre indicadores socioambientais e o potencial esportivo de jovens alunas-atletas.(2021) Vieira, Aline Alves; Ferreira, Renato Melo; Werneck, Emerson Filipino; Miranda, Luciano; Werneck, Francisco ZacaronO potencial esportivo de jovens atletas pode ser avaliado por múltiplos indicadores. Os indicadores socioambientais, como o suporte familiar, têm sido pouco investigados, especialmente no sexo feminino. O objetivo do estudo foi analisar diferenças em indicadores socioambientais em alunas de um colégio militar classificadas quanto ao seu potencial esportivo. Métodos: Participaram do estudo 262 escolares do sexo feminino, com idade entre 11 e 17 anos, do Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF). Os professores- treinadores classificaram o potencial esportivo das alunas-atletas em: alto potencial (n=79) e baixo potencial (n=183). Foram aplicados questionários contendo informações sobre o nível socioeconômico, apoio familiar, envolvimenAto dos pais com esporte, experiência esportiva das alunas e nível de atividade física. Usou-se o teste Qui-Quadrado (X2 ) e o teste t de Student, sendo adotado nível de significância de 5%. Resultados: As alunas-atletas com alto potencial esportivo apresentaram maior apoio familiar (27,2±7,4 vs. 24,1±8,1; p=0,005), maior experiência em competição (X2 = 35,205; p<0,001) e maior nível de atividade física (2,61±0,70 vs. 2,33±0,71; p=0,004) quando comparadas às de baixo potencial. 13,7% das alunas foram consideradas jovens atletas. A proporção de jovens atletas foi maior no grupo alto potencial quando comparado ao grupo baixo potencial (21,5% vs. 10,4%, respectivamente; p<0,001). Conclusão: As alunas do CMJF com alto potencial esportivo, de acordo com a opinião dos professores-treinadores, apresentaram maior suporte familiar e maior experiência esportiva em comparação ao grupo de baixo potencial, sugerindo que o apoio familiar é um indicador socioambiental que diferencia o potencial esportivo de alunas-atletas de nível escolar.Item Relação entre o rendimento escolar e o desempenho motor em escolares de um colégio militar.(2016) Vieira, Aline Alves; Coelho, Emerson Filipino; Ferreira, Renato Melo; Miranda, Luciano; Werneck, Francisco Zacaron