Browsing by Author "Villani, Fernanda Nobre Amaral"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
Item Captopril increases the intensity of monocyte infection by Trypanosoma cruzi and induces human T helper type 17 cells.(2010) Santos, Janete Soares Coelho dos; Menezes, Cristiane Alves da Silva; Villani, Fernanda Nobre Amaral; Magalhães, Luísa Mourão Dias; Scharfstein, Julio; Gollob, Kenneth John; Dutra, Walderez OrnelasThe anti-hypertensive drug captopril is used commonly to reduce blood pressure of patients with severe forms of Chagas disease, a cardiomyopathy caused by chronic infection with the intracellular protozoan Trypanosoma cruzi. Captopril acts by inhibiting angiotensin-converting enzyme (ACE), the vasopressor metallopeptidase that generates angiotensin II and promotes the degradation of bradykinin (BK). Recent studies in micemodels of Chagas disease indicated that captopril can potentiate the T helper type 1 (Th1)-directing natural adjuvant property of BK. Equipped with kinin-releasing cysteine proteases, T. cruzi trypomastigotes were shown previously to invade nonprofessional phagocytic cells, such as human endothelial cells and murine cardiomyocytes, through the signalling of G protein-coupled bradykinin receptors (B2KR). Monocytes are also parasitized by T. cruzi and these cells are known to be important for the host immune response during infection. Here we showed that captopril increases the intensity of T. cruzi infection of human monocytes in vitro. The increased parasitism was accompanied by up-regulated expression of ACE in human monocytes.While T. cruzi infection increased the expression of interleukin (IL)-10 by monocytes significantly, compared to uninfected cells, T. cruzi infection in association with captopril down-modulated IL-10 expression by the monocytes. Surprisingly, studies with peripheral blood mononuclear cells revealed that addition of the ACE inhibitor in association with T. cruzi increased expression of IL-17 by CD4+ T cells in a B2KR-dependent manner. Collectively, our results suggest that captopril might interfere with host–parasite equilibrium by enhancing infection of monocytes, decreasing the expression of the modulatory cytokine IL-10, while guiding development of the proinflammatory Th17 subset.Item Ensino de parasitoses intestinais em uma sala de aula digital : um espaço compartilhado pela investigação clínica, música e tecnologia.(2023) Gomes Filho, José Vicente Paula; Zama, Uyrá dos Santos; Machado, Evandro Marques de Menezes; uyrazama@ufop.edu.br; evandro@ufop.edu.br; Villani, Fernanda Nobre Amaral; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Machado, Evandro Marques de Menezes; Zama, Uyrá dos SantosA utilização de recursos tecnológicos diversos pelos “nativos digitais”, seja para comunicação, entretenimento, socialização ou até mesmo suporte ou fins educacionais, é cada vez mais comum nos dias de hoje. Embora a tecnologia possa trazer inúmeros benefícios, é importante utilizar essas ferramentas de forma responsável e segura, além de aplicar na aprendizagem. A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), exige uma transformação do processo de ensino-aprendizagem. Sujeitos multitarefas e salas de aula digitais são uma combinação favorável para o pluralismo metodológico, que defende a utilização de diversos procedimentos de ensino, para que a aprendizagem possa atingir maior diversidade de alunos. A pandemia da Covid-19 trouxe muitos desafios educacionais para alunos que ficaram três anos em isolamento social, com isso, a utilização de plataformas digitais pôde contribuir muito para aprendizagem, por serem facilmente por eles manipuladas. O ensino de Parasitologia constitui relevante meio de abordagem objetivando a emancipação do sujeito como agente construtor de novos comportamentos e a educação em saúde perpassa a temática escolhida, por tornar o ambiente escolar propício para disseminar conteúdos que privilegiem ações que visem a saúde o bem estar individual e coletivo, melhorando a qualidade de vida. O objetivo do trabalho foi fazer uma reflexão acerca da utilização de plataformas digitais educacionais, recursos audiovisuais do YouTube®, estudos de casos clínicos e paródias como instrumentos que permitam uma educação dialógica e transformadora no ensino de Parasitologia. Foi produzida uma Sequência Didática, com estratégias de ensino interativas e que utilizam ferramentas pedagógicas tecnológicas. O público alvo desse trabalho são alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola particular em Belo Horizonte, que estão próximos a prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foi concedida aos alunos a autoridade para solucionarem os problemas, tendo que respeitar as opiniões diversas e lidar com as diferenças e, com isso, a análise dos dados foca em mensurar o grau de Engajamento Disciplinar Produtivo dos alunos no decorrer das atividades propostas. Foi observado nos estudantes uma interação, colaboração e cooperação entre eles, tendo em vista que as atividades se mostraram motivadoras, a partir da aplicação de recursos digitais na vida escolar.