PROPP - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
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Item Alternativas de concepção e gestão de sistemas de abastecimento de água de cidades que utilizam vários mananciais : caso Ouro Preto – MG.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. PROÁGUA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2005) Paulino, Margareth Peret; Penna, Jorge AdílioAntes de ser um trabalho de inovação em pesquisa científica e tecnológica este trabalho visou realizar um resgate de informações sobre o sistema de abastecimento de água da cidade de Ouro Preto – MG , Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural da Humanidade e avaliar o seu estado geral nos dias de hoje . Muitas das informações obtidas encontram-se somente na “Memória Viva”, sem qualquer tipo de documentação técnica comprobatória e, em outros casos, em arquivos localizados em acervos técnicos de outras cidades como Belo Horizonte e Petrópolis e que precisam ser devolvidos às suas origens. Por esse motivo esse trabalho tomou um cunho investigativo com a finalidade de resgatar, a tempo, informações essenciais que permitam tomadas de decisões no sentido de aprimorar o sistema de gestão e gerenciamento do abastecimento de água da cidade, constituído de múltiplos mananciais. A falta de uma gestão e gerenciamento adequados do sistema provoca graves problemas como: consumo exagerado de água (cerca de 385 l/hab.dia), causado por desperdícios e perdas ao longo da rede de distribuição, falta de qualidade do produto final, ausência total da consciência ambiental de que a água doce é um recurso finito e que precisa ser preservado e ainda altos custos de operação e manutenção do sistema. Como agravante, não existem mecanismos de arrecadação que garantam a auto-sustentabilidade do sistema e que possibilitem intervenções na redução do consumo e na oferta de uma água de melhor qualidade. Além de Ouro Preto, esse estudo pode ser aplicado à vizinha cidade de Mariana que possui um sistema de abastecimento de água muito semelhante ao de Ouro Preto, ou seja: múltiplos mananciais, elevado consumo per capita, altos custos de manutenção e operação e falta de mecanismos de arrecadação que garantam a auto-sustentabilidade do sistema. Alia-se a isto o fato de serem cidades históricas e mineradoras. O descaso com a preservação dos dados históricos, aliados à falta de um plano diretor amplo e detalhado composto de leis de uso e ocupação do solo, código de gestão de águas e tributário coerentes, com certeza foi o grande limitador de medidas que deveriam ter sido tomadas ao longo dos anos com a finalidade de evitar o caos em que hoje se encontra o gerenciamento dos serviços de abastecimento, tratamento e distribuição de água de Ouro Preto . O fato de hoje ainda haver água bruta de boa qualidade e quantidade abundante não garante a auto-sustentabilidade do sistema indefinidamente se algumas medidas de preservação dos mananciais, planejamento do crescimento urbano e redução de custos de operação e de manutenção não forem tomadas a tempo.Item Análise comparativa do desempenho de prestadores públicos e privados de água no Brasil entre 2003 e 2013 : há um vencedor?(2016) Cabral, Lorena Soares Laia; Fonseca, Alberto de Freitas Castro; Castilho, Erica Rodrigues; Gomes, Uende Aparecida Figueiredo; Libânio, MarceloO acesso aos serviços de água e esgoto são direitos fundamentais de todo cidadão. O poder público criou diferentes modelos institucionais para a gestão desses serviços ao longo da história do Brasil, perpassando pela estatização, descentralização e privatização. Atualmente, os serviços de água e esgoto são realizados por prestadores públicos e privados, prevalecendo as instituições públicas. Uma fonte de dados sobre essas instituições é o Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS), o qual fornece informações e indicadores sobre os serviços de água e esgoto desde o ano de referência 1995. Estudos recentes compararam os diferentes provedores de água e esgoto e apontam algumas diferenças. Porém a maioria deles foram realizados utilizando como base os dados de indicadores em um ano especifico e não compararam a evolução do desempenho dessas instituições. Diante disso, essa pesquisa teve por objetivo comparar o desempenho operacional entre as instituições públicas e privadas no período de 2003 a 2013 no Brasil. Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica, consolidação de banco de dados, análises estatísticas descritivas e inferenciais, e ajustes de modelos de regressão linear múltipla. Os resultados demonstraram que há diferenças significativas entre Público e Privado. A Sanepar influenciou o desempenho do grupo Privado na primeira análise. Ressalta-se que os municípios com serviços privatizados já tinham o melhor desempenho desde o início do período de análise (2003). Apesar disso, observou-se que todos os prestadores apresentaram melhoria em diversos indicadores ao longo dos anos. As limitações do banco de dados do SNIS não permitiram a aplicação de modelos de regressão linear múltipla para investigar se a evolução do desempenho de prestadores públicos e privados é estatisticamente significativa. Portanto, sugere-se novos estudos que analisem prestadores público e privado que compartilhem da mesma situação inicial, comparando a evolução desses serviços nos anos posteriores.Item Análise da gestão e controle de perdas de água no sistema público de abastecimento do município de Uberaba/MG.(2017) Gonçalves, Kedson Palhares; Gameiro, Danton Heleno; Gameiro, Danton Heleno; Barbosa Júnior, Antenor Rodrigues; Souza, Amilton Diniz eO acesso à água possui relação estreita com o desenvolvimento das comunidades. No Brasil, a história do saneamento abarca a criação do Planasa na década de 70, e posteriormente pela criação do marco do saneamento através da Lei Federal 11.445/2007. Esta legislação passou a exigir ações concretas no sentido de se efetivarem políticas públicas para o setor. Em relação ao abastecimento público com água potável, o marco regulatório estabeleceu, dentre seus princípios, a universalização ao acesso. Entretanto, há uma demanda crescente por água e uma oferta com tendência de diminuir, tendo em vista os diversos problemas de comprometimento dos recursos hídricos. Melhorar os serviços prestados pelos operadores de saneamento passa a ser uma das alternativas, no qual o combate às perdas de água é fundamental, pois os índices de perdas nacionais são relativamente altos. Em Uberaba/MG o índice de perdas de água chega a ser de um terço do volume captado. Neste viés, a presente pesquisa teve como objetivos realizar uma análise do processo de gestão de perdas de água realizado pelo CODAU, autarquia responsável pelo saneamento no município, e propor um programa de ações de controle e combate às perdas de água. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizadas técnicas para viabilização de informações, tanto qualitativas quanto quantitativas, sendo adotados os seguintes passos: pesquisa documental, análise de dados secundários, estudo observacional e inspeção de campo. No método de trabalho destaca-se a criação de perguntas orientativas ao pesquisador na busca de respostas do fenômeno estudado. Como resultado a estas perguntas, observou-se que não existem setores de abastecimento de água plenamente estabelecidos e não há um controle de pressão efetivo. Em relação aos vazamentos no sistema, foi disponibilizado o banco de dados das ordens de serviços, onde foi possível agrupar os diversos tipos de serviços em três: vazamentos na rede, no ramal e no padrão. Em relação ao processo de medição, observou-se, a partir de 2007, que ocorreu um processo modernização do parque de hidrômetros instalados no município, provocando nos anos seguintes uma elevação do consumo médio urbano registrado. Foi criado o indicador ITR, para avaliar o tempo de respostas às solicitações registradas nas ordens de serviços, no qual foi possível verificar que em alguns anos o tempo de resposta foi elevado. Mesmo com o processo de modernização em curso, não há uma padronização para a instalação do hidrômetro, sendo identificado nas inspeções de campo. Em relação às informações institucionais, principalmente os indicadores, observou-se a necessidade de criação de ações que visem garantir a confiabilidade de tais dados. Quanto ao aspecto normativo, apurou-se a necessidade de atualização da legislação local e também do regulamento de prestação de serviços do CODAU, mais especificamente aqueles que se referem ao tema. Como conseqüência desta pesquisa, três documentos foram elaborados, sendo uma minuta de Lei Municipal visando estabelecer as obrigações da Autarquia e dos consumidores, bem como as penalidades a que estão sujeitos, uma minuta de Regulamento dos Serviços prestados e uma proposta de programa de ações de controle e combate às perdas de água.Item Análise da influência da tarifação em seis indicadores de qualidade dos serviços de abastecimento de água brasileiros.(2013) Gabriel, Cibele Fernandes; Fonseca, Alberto de Freitas CastroA crescente demanda de recursos hídricos representa um grande desafio para os prestadores de serviços de saneamento, sobretudo no que se refere à questão da viabilização dos recursos financeiros necessários para a construção e manutenção dos sistemas de abastecimento de água. Um dos mais importantes instrumentos de sustentabilidade econômico-financeira desses serviços, conforme estipula a Lei 11.445 de 2007, é a cobrança dos mesmos na forma de tarifa. Todavia, centenas de prestadores de serviços de saneamento ou não cobram tarifa ou cobram uma tarifa baixa e simbólica, situação que pode comprometer a qualidade dos seus serviços. Os benefícios e as barreiras para uma tarifação eficiente dos serviços de saneamento no Brasil ainda são pouco estudados. Ciente desta lacuna, esta dissertação procurou explorar a questão da tarifação dos serviços de água no Brasil e, mais especificamente, em Minas Gerais. O objetivo principal deste estudo foi o de entender em que medida a tarifação pelos serviços de abastecimento de água pode contribuir para o aprimoramento dos mesmos e identificar os principais desafios para a tarifação dos serviços de abastecimento de água nos municípios mineiros. A metodologia seguiu uma abordagem mista e sequencial, adotando técnicas quantitativas e qualitativas. Na primeira etapa da pesquisa usou-se uma abordagem essencialmente quantitativa, com realização de análises estatísticas (testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis) da influência da tarifa média de água no desempenho de seis indicadores dos serviços de abastecimento de água brasileiros. Na segunda parte numa investigação qualitativa, foram entrevistados representantes de 24 prestadores de serviços de abastecimento de água mineiros que não têm qualquer tarifação dos seus serviços. A análise das entrevistas permitiu identificar diversas barreiras para a tarifação, com destaque para: a má qualidade dos serviços prestados, a falta de recursos financeiros e falta de vontade política. De maneira geral, os resultados corroboram a importância da tarifação para o aprimoramento dos serviços de água. A pesquisa comprovou que uma faixa de tarifação da água mais elevada tende a influenciar significativa e positivamente os indicadores avaliados, sobretudo quando a tarifação é superior a R$0,50 por metro cúbico, o que afeta a gestão do desempenho dos serviços de abastecimento de água, especialmente no que se refere ao controle dos padrões de consumo de água.Item Avaliação da evolução do comitê de bacia hidrográfica do Rio Piracicaba/MG.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. PROÁGUA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2009) Cruz, Lucas Paiva; Mello, Carlos Eduardo Ferraz deO Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) pode ser visto como uma arena política de discussão, cujo processo de participação será maior ou menor, dependendo de sua forma de constituição e de funcionamento, da postura de seus membros e interesses envolvidos. Este trabalho procura fazer uma análise do processo de construção e evolução do CBH do rio Piracicaba/MG. Faz-se um relato de sua história, desde a mobilização social até o final de 2008, discutindo a importância deste para a sociedade e o seu grau de evolução à luz da Lei n0 9433/97 e frente a outros comitês do Brasil. O CBH Piracicaba/MG precisa efetivamente se organizar melhor democraticamente e politicamente. Mas é correto salientar que a criação deste é recente e a sua maturidade só virá com o passar dos anos. Na análise do Comitê, considerou-se a gestão da água sob dois focos: integrativo e do processo de política pública. Quanto ao primeiro, no âmbito do Comitê, a visualização dos problemas privilegia aspectos econômicos, hidrológicos e ambientais, havendo necessidade de aprofundar os aspectos sócio-culturais. Quanto ao segundo, todavia não foram incorporados instrumentos que viabilizem o acompanhamento e a avaliação de resultados, de modo a medir a efetividade das ações que forem empreendidas. O trabalho foi realizado com base em um estudo quali-quantitativo, onde as principais fontes de dados foram obtidas através de entrevistas com os membros do CBH Piracicaba/MG, „observação participante‟ em eventos deste Comitê e em suas atas de reuniões.Item Desenvolvimento de sistema de indicadores de desempenho operacional de estações convencionais de tratamento de água.(2016) Pereira, Luciano Gomes; Libânio, Marcelo; Silva, Gilmare Antônia da; Pádua, Valter Lúcio de; Fonseca, Alberto de Freitas CastroAs estações convencionais de tratamento de água podem ter limites operacionais além do previsto no projeto quanto à vazão afluente. A constatação de parâmetros de potabilidade dentro do padrão em relatórios de monitoramento de estações de tratamento que operaram com vazões acima da projetada sustenta esta afirmação, sendo que o sucesso do tratamento está atrelado não somente à capacidade hidráulica, mas também à operacionalização adequada, às características e ao estado geral das unidades de tratamento. O resultado do desempenho no decorrer do tratamento convencional, barreira que contribui para o enquadramento da qualidade da água para consumo humano a partir das unidades que o compõem (mistura rápida, floculador, decantador, filtro e tanque de contato), constitui importante informação sobre a operação das estações projetadas com base nessa tecnologia e tornaram-se objeto desta pesquisa. O principal objetivo para a abordagem ora apresentada foi desenvolver sistema de indicadores de desempenho de estações convencionais de tratamento de água a partir da visão do prestador de serviço. A metodologia usada consistiu em quatro etapas principais: (i) definição dos indicadores e justificativa; (ii) formulação e aplicação do sistema de indicadores a um conjunto de cinco pequenas estações (vazões nominais entre 20 e 60 l/s); (iii) hierarquização das estações amostradas e (iv) análise estatística a partir dos resultados de cálculo dos indicadores. A entrada para o cálculo dos indicadores foram os dados de monitoramento operacional diário das estações de tratamento de água amostradas referentes aos anos de 2011 e 2012 e a saída foram os índices que demonstraram o desempenho das estações: IDO – Índice de Desempenho Operacional, obtido através dos IR – Indicadores de Resultado e ISO – Índice de Sobrecarga Operacional, obtido através dos IC – Indicadores de Causa. Trata-se de uma composição de sistema de indicadores inédita. O sistema com 13 indicadores foi proposto e aplicado para avaliação de desempenho de estações convencionais de tratamento de água de pequeno porte. A aplicação possibilitou a hierarquização das estações e avaliação do resultado no decorrer do tratamento.Item Educomunicação para a gestão da água : estudo de caso da Web rádio Água no CBH-Paranaíba.(2017) Alves, Mônica de Sousa; Fonseca, Alberto de Freitas Castro; Prado, Jan Alyne Barbosa; Fonseca, Alberto de Freitas Castro; Gameiro, Danton Heleno; Martins, Nair Prata MoreiraA presente dissertação procurainvestigar como as práticas educomunicativas foram incorporadas no curso Elaboração de Spots e Manuseio da Plataforma Web Rádio Água, ministrado para os conselheiros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, pelo Projeto Web Rádio Água, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA). Como suporte metodológico, esse trabalho recorre ao estudo de caso e a técnicas de coletas de dados como observação direta, realização de entrevistas e análises documentais. O estudo busca entender como este novo campo do conhecimento que interliga a educação e a comunicaçãopode contribuir para o fortalecimento do processo comunicativo na gestão das águas. Para análise do curso, foram utilizadas como parâmetros as áreas de intervenção da Educomunicação, delineadas pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Universidade de São Paulo (USP). Uma das conclusões da pesquisa aponta para o fato que, embora o curso, objeto deste estudo, siga conceitos educomunicativos, o resultado proposto não foi alcançado em sua totalidade, por erros e limitações na sua gestão comunicativa.Item Elementos químicos nas águas e sedimentos do Rio Piracicaba, afluente do Rio Doce - MG(Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. PROÁGUA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2009) Lima, Jeferson Garcia; Roeser, Hubert Mathias PeterNo presente trabalho foram estudados alguns parâmetros físico-químicos ligados a qualidade de corpos hídricos do Rio Piracicaba-MG, um importante afluente do Rio Doce, a fim de classificá-los de acordo com o proposto pela Resolução CONAMA 357/05. O trecho estudado abrange a parte do Rio Piracicaba que se encontra entre os municípios de Mariana e Alvinópolis, região está que se encontra dentro do Quadrilátero Ferrífero. Além desses municípios outros que se destacam pela sua importância econômica dentro da bacia são os municípios de Ipatinga, João Monlevade e Coronel Fabriciano. Dentro da área em estudo, as atividades econômicas que contribuem para depreciação da qualidade das águas do Rio Piracicaba no trecho estudado são a mineração de ferro e a agricultura. Além dessas atividades, no passado o Rio Piracicaba também foi alvo da mineração de ouro, que geralmente é responsável por altos níveis de concentrações de elementos como mercúrio e enxofre. A área em estudo, além das atividades antrópicas, recebe também influencia das unidades litológicas Complexo Mantiqueira, Complexo Santa Bárbara, Supergrupo Minas e Supergrupo Rio das Velhas. As amostras de água coletadas na região foram submetidas a análises físico-químicas e determinação de elementos maiores e traços. Todos os resultados obtidos foram comparados com os níveis permissíveis pela Resolução CONAMA 357/05 para corpos de água de classes 1, 2 e 3. Os parâmetros físicos observados que mais influenciaram na qualidade das águas do Rio Piracicaba e de seus tributários foram a concentração de STD, turbidez, e a condutividade elétrica que demonstrou boas correlações com a concentração de STD, sendo estes parâmetros influenciado por processos erosivos e até mesmo por despejos domésticos. Os elementos químicos que mais limitam a qualidade das águas do Rio Piracicaba e de seus tributários são o alumínio, ferro, manganês, cádmio. Com base no diagrama de Bumerangue, as águas do Rio Piracicaba e de seus tributários são classificadas como influenciadas pela litologia e pela precipitação. A influencia litológica também pode ser evidenciada pela correlação positiva entre elementos litófilos, calcófilos e siderófilos encontrados nas águas e sedimentos na região estudada. As correlações observadas entre Na-K-Ca, Ca-Mg, Fe-Mn, Al-K-Th, Ti-V, Ti- Th-Zr, Cr-Ni, evidenciam a influencia de rochas pertencentes aos Complexos Mantiqueira e Santa Bárbara, Supergrupos Minas e Rio das Velhas, sendo os últimos responsáveis pela concentração de elementos calcófilos, o desequilíbrio observado entre outros elementos que possuem correlações positivas pode ser atribuída as atividades antrópicas.Item Fatores de risco da diarréia humana aguda associado às condições de saneamento em Ouro Preto – MG.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. PROÁGUA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2007) Reis, Vivian Walter dos; Lanna, Maria Célia da SilvaNo presente trabalho, determinou-se a prevalência de patógenos em pacientes com diarréia na população infantil de Ouro Preto, Minas Gerais, no período de Julho/2006 a Março/2007 utilizando técnicas bacteriológicas e tipagens sorológicas rotineiras. Os patógenos bacterianos isolados dos pacientes, em ordem decrescente foram: sorotipos diarreiogênicos de Escherichia coli e Salmonella sp. O Patógeno isolado em maior freqüência foi E. coli enteropatogênica clássica (EPEC) (76%), seguida por E. coli enteroinvasiva (EIEC) (44%) e E. coli enterohemorrágica (EHEC) (12%). Detectou-se 24 % de Giardia sp. nos exames parasitológicos. Além disso, rotavírus foi detectado em 18% dos casos diarréicos. Para avaliar a significância estatística desses resultados utilizou-se o teste χ2 (qui-quadrado), além do teste exato de Fischer comparando os grupos de pacientes testados e grupos controle. O valor de p<0.005 foi considerado por ser significativo. A resistência a antibióticos foi observada em alguns dos sorogrupos de E. coli obtidos de amostras clínicas. Recentemente, realizou-se investigações da qualidade microbiológica da água na cidade de Ouro Preto. Os agentes etiológicos de maior destaque, detectados nas amostras clínicas, assim como o perfil de resistência bacteriana a antibióticos, no presente trabalho foram semelhantes aos resultados obtidos na investigação de qualidade de água na mesma localidade. Os fatores sócio-econômicos, condições de moradia, presença de fossa, tipo de água, índice de bens de consumo ou renda per capta foram relacionados com o tipo de água consumida. Os dados sugerem uma relação entre tipo de fonte de água, condições sanitárias e a ocorrência de doenças usualmente transmitidas pela água. A análise conjunta de todos os dados obtidos possibilitou concluir que os consideráveis índices de contaminação previamente detectados em Ouro Preto parecem estar contribuindo para a prevalência das diarréias infecciosas. O presente estudo, assim como outros nesta linha, oferecem subsídios para os planejamentos da administração municipal de Ouro Preto quanto ao saneamento e saúde coletiva.Item O plano diretor de recursos hídricos da bacia hidrográfica do alto Rio Grande/MG : uma análise do relatório de diagnóstico.(2011) Freitas, Paulo Moreno Campos; Mello, Carlos Eduardo Ferraz de; Rezende, Ana Augusta Passos; Santos, Luciano Miguel Moreira dos; Fonseca, Alberto de Freitas CastroOs recursos hídricos são bens de relevante valor para a promoção do bem estar de uma sociedade. A água é um bem de consumo final ou intermediário na quase totalidade das atividades humanas. Com o aumento da intensidade e variedade desses usos ocorrem conflitos entre usuários. Uma forma eficiente de evitar e/ou administrar estes conflitos é a gestão integrada do uso, controle e conservação dos recursos hídricos. Nos últimos séculos, principalmente após a revolução industrial e conseqüentemente com o desenvolvimento tecnológico e econômico, a demanda pelo uso da água tem atingindo níveis maiores que sua capacidade de atender a esta demanda. Visando um cenário de escassez de água e conseqüentemente conflitos entre seus usuários advindos de uma demanda crescente por diversos tipos de uso da água a Gestão de Recursos Hídricos constitui quesito fundamental para um desenvolvimento pleno em consonância com os padrões ambientais adequados. Desta forma, A presente dissertação tem por objetivo a analise da implementação do Instrumento de Gestão - Plano Diretor de Bacia Hidrográfica do Alto Rio Grande (diagnóstico), através de levantamento de dados referentes à metodologia utilizada. Mediante os resultados obtidos em pesquisa o presente o trabalho deverá propor adoção de procedimentos que minimizem ou anulem possíveis equívocos na fase de Diagnóstico, levando-se em consideração as características deste Comitê de Bacia.