PROPP - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
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Browsing PROPP - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação by Subject "Abrasivos"
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Item Desgaste abrasivo de níquel e de liga binária níquel- cobalto eletrodepositados em substrato de cobre.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2009) Altera, Francisco de Asssis; Costa, Adilson Rodrigues daOs custos com reparos e substituições de peças, que são submetidas a trabalhos que proporcionam desgastes dos mesmos significam elevadíssimos gastos para as empresas. Para a maioria das peças, os testes de campo geralmente são caros para serem desenvolvidos, além de necessitarem de um longo tempo para serem completados. A partir do momento que se notou a necessidade do desenvolvimento de materiais com maiores resistências ao desgaste, começaram a ser feitas várias pesquisas na área de desgaste abrasivo. O desgaste abrasivo tem sido definido como o deslocamento de material causado por partículas ou protuberâncias de elevada dureza onde estas partículas ou protuberâncias são forçadas contra e ao longo de uma superfície sólida. De acordo com trabalhos realizados, pode-se concluir que existe uma grande variedade de parâmetros que influenciam os mecanismos de desgaste de maneira geral. Neste trabalho estudou-se o coeficiente de atrito bem como a resistência ao desgaste por abrasão em dois tipos de materiais, sendo uma amostra com revestimento de níquel e uma amostra revestida com liga binária de níquel com 7,3% de cobalto. O enfoque principal foi centrado na taxa de desgaste por abrasão, caracterizado pelo atrito de partículas entre dois corpos em contato. Para realização dos ensaios de desgaste foi efetuada a montagem, em um torno convencional, de todos os itens necessários para o estudo. O torno convencional encontra-se instalado no Laboratório de Engenharia de Superfícies e Técnicas Afins (LESTA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Como material abrasivo foi utilizado uma suspensão de diamante com diferentes granulometrias e foram aplicadas cargas diferentes, totalizando 12 (doze) ensaios. Nestes, foi possível observar que maiores desgastes estão diretamente relacionados com material de maior dureza, abrasivo de maior granulometria e menor carga aplicada.Item Determinação do coeficiente de atrito nos ensaios de abrasão por esfera rotativa.(2014) Artuzo, Gesiele Corrêa; Costa, Adilson Rodrigues daAtualmente os tubos de minerodutos que são fabricados com aço API têm sido revestidos internamente com poliuretano (PU). A aplicação do PU em revestimento interno de tubos de minerodutos é uma tecnologia recente e poucos estudos enfatizando o desgaste por abrasão e erosão deste material são encontrados. Este trabalho estudou o desgaste do PU utilizado no revestimento interno dos tubos de minerodutos, que transportam diferentes polpas de minério de Ferro (abrasivos). Foram investigadas três amostras de PU, submetidas a ensaios de desgaste por esfera rotativa durante uma hora, utilizando três polpas de minério de Ferro com diferentes granulometrias e pH. Após os ensaios de desgaste, foram calculados os coeficientes de atrito no tribossistema esfera de aço – abrasivos (polpas) – PU. Em seguida, foi analisado o desgaste das amostras correlacionando-o com a microestrutura e a morfologia dos abrasivos. Feito isto, interpretou-se os resultados visando compreender o(s) mecanismo(s) de desgaste nos PU’s, permitindo classificá-los quanto a resistência ao desgaste abrasivo nas condições experimentais estabelecidas.Item Estudo da utilização de briquetes de matéria prima na produção de carbureto de silício.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Lima, Tatiana Chaves Fontes; Tenório, Jorge Alberto SoaresO carbureto de silício (SiC), um material cerâmico amplamente utilizado nas indústrias de refratários, de fundição e de abrasivos, é produzido industrialmente no forno Acheson através do aquecimento de uma mistura de grãos de carbono (normalmente coque de petróleo) e areia silicosa de alta pureza. Este aquecimento acontece através da passagem de corrente elétrica por uma resistência de grafite posicionada no centro da mistura que atinge cerca temperatura superior a 2600°C. O presente trabalho teve por objetivo estudar a alteração da estrutura macroscópica da matéria prima para produção de SiC. As matérias primas (coque e areia) tiveram o tamanho de partículas reduzido e foram aglomerados utilizando prensa de rolos. Estes aglomerados foram testados no forno em escala piloto substituindo a matéria prima original. Com esta alteração foi possível melhorar a homogeneidade da composição da matéria prima, aumentou a permeabilidade da carga e aumentou a eficiência energética de 5 a 12%.