DEEMA - Artigos publicados em periódicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DEEMA - Artigos publicados em periódicos by Subject "Alunos com deficiências"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
Item Etnomatemática e educação inclusiva : reflexões sobre a ação pedagógica.(2023) Silva, Giovana Aparecida Pereira da; Rosa, MiltonA inclusão pode ser considerada como um processo que auxilia os alunos a superarem barreiras que limitam a sua presença, participação e conquistas na sociedade. Esse paradigma educacional discute sobre a importância de que as instituições escolares se adaptem a todos os alunos para que possam se posicionar como um movimento direcionado para um processo ético que parte de um princípio democrático educativo para todos. Consequentemente, há a necessidade da proposição de uma ação pedagógica que possa conscientizar que o conhecimento matemático produzido no dia a dia é diferente daquele praticado no ambiente escolar, sendo que essa distinção pode proporcionar a compreensão de situações-problema que são relevantes para a compreensão sobre a importância da realização de uma ação pedagógica inclusiva no sistema educacional por meio da contextualização das situaçõesproblema propostas em sala de aula. Assim, a Educação Matemática e a Inclusão podem ser aliadas no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos na perspectiva da Etnomatemática e de suas dimensões.