MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência
Permanent URI for this community
Browse
Browsing MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência by Subject "Abordagem interdisciplinar do conhecimento"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
Item Radiação ultravioleta : inserção de física moderna no ensino médio por meio de efeitos biológicos da radiação UV.(2017) Silva, Wellington Clayton; Nunes, Maria Eugenia Silva; Nunes, Maria Eugenia Silva; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Grynberg, Suely EpszteinDada a necessidade de melhor preparar nossos futuros professores, bem como, aqueles professores que já se encontram em atividade para ensinar tópicos de Física Moderna de maneira interdisciplinar, é proposta neste trabalho uma sequência didática na forma de um minicurso com objetivo principal de abordar o tópico Radiações Ultravioletas (Radiações UV) utilizando-se de um material didático potencialmente significativo. As Radiações UV serão vistas aqui desde o espectro eletromagnético, passando pela sua interação com a camada de ozônio até sua interação com a pele. A sequência didática utilizada estabelece, assim, uma relação de interdisciplinaridade dos conteúdos das áreas de Física, Química e Biologia. Como referencial teórico têm-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira, nas quais se afirmam que novos conceitos poderão ser aprendidos com mais eficácia se estiverem ancorados em conceitos pré-existentes na estrutura cognitiva dos estudantes. Parte da sequência didática foi aplicada na forma de um minicurso no I Simpósio Internacional da UFOP: Propostas e desafios na educação contemporânea, ocorrido no período de 8 a 12 de maio de 2017 na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Compareceram 50 pessoas no minicurso, em sua grande maioria alunos dos períodos iniciais de licenciatura e bacharelado em Física. Contou-se, também, com participação de alunos das áreas de Biologia e Química, além de participantes já graduados. Os participantes responderam a um Questionário de Identificação com a finalidade de avaliar aspectos de sua formação e sua visão sobre o ensino de Física Moderna. Após a apresentação do seminário os participantes resolveram uma situação problema e elaboraram um mapa conceitual sobre os conceitos abordados. Aproximadamente 30% dos participantes resolveram corretamente a situação problema e os conceitos de radiação UVA, UVB e UVC aparecem na maioria dos mapas conceituais produzidos.