MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência
Permanent URI for this community
Browse
Browsing MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência by Subject "Aprendizagem baseada em problemas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
Item Uma experiência de formação docente continuada com o tema aprendizagem baseada em projetos.(2020) Silva, Cínthia Luiz da; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; fabogusto@gmail.com; Nicolli, Aline Andréia; Maia, Cristina de Oliveira; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eO objetivo dessa pesquisa consistiu em desenvolver uma proposta de oficina de formação continuada para professores, com tema "Aprendizagem Baseada em Projetos". É uma atividade destinada a educadores do ensino fundamental e médio, uma vez que essa metodologia atende aos diferentes níveis educacionais, contribuindo com a aprendizagem e podendo ser adequada à realidade de cada instituição de ensino. Com essa proposta esperamos contribuir com a formação continuada, por meio de uma abordagem de ensino, que mesmo não sendo nova, permitirá que os educadores avancem desenvolvendo habilidades dos alunos em tecnologias, resolução de problemas, estimulando o senso crítico e a cooperação. A análise foi na baseada na Grounded Theory (GT), uma abordagem metodológica que se fundamenta pela criação de uma teoria a partir dos dados produzidos na própria pesquisa. Este estudo foi realizado em uma escola municipal localizada na Região Noroeste de Belo Horizonte –MG. Em relação à natureza desse trabalho, seguimos o modelo de pesquisa aplicada, que tem como objetivo produzir conhecimentos na tentativa de encontrar soluções de problemas específicos. No caso, o nosso problema de pesquisa visa analisar os conhecimentos mobilizados, benefícios e dificuldades a partir de uma atividade de formação continuada sobre APB. Para analisar esses dados, a professora-pesquisadora dessa investigação transcreveu, codificou e analisou as respostas dadas pelos participantes nas entrevistas. Como principais resultados dentro da perspectiva da ABP, compreendemos que os professores são únicos, indivíduos em formação constante, baseados em suas múltiplas experiências e reflexões ao longo da vida, e que essas vivências podem refletir de forma significativa nas contribuições dos cursos de formação continuada.